Monte Santo: No dia 11 de Setembro, em Belo Horizonte, as diretoras da E.E. “Américo de Paiva”, E.E. “Dr. Wenceslau Braz” e E.E. de Milagre, Professoras Maria Antônia Ramalho de Rezende Arantes, Rosana Ramalho Grotto e Marli A. Correia, participaram de uma cerimônia especial na sede do Ministério Público do Estado.O Ministério Público de Minas Gerais (MP-MG) abriu suas portas para receber, no âmbito do projeto “Por Dentro do Ministério Público”, representantes de 28 escolas da rede estadual de ensino, por terem alcançado bons níveis de proficiência no ensino de Língua Portuguesa e Matemática, no 9º ano do Ensino Fundamental, de acordo com o ranking divulgado em Maio deste ano pela ONG “Todos pela Educação”, após levantamento dos resultados da Prova Brasil de 2009.
A solenidade, que aconteceu em caráter especial, fez parte de uma iniciativa do Ministério Público, voltada para educação cidadã. A secretária adjunta de Educação, Maria Sueli de Oliveira Pires, o Diretor do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional do Ministério Público, Gregório Assagra, além do Procurador-Geral de Justiça de Minas Gerais, Alceu José Torres Marques e da Promotora de Justiça e também coordenadora da Promotoria Estadual de Defesa da Educação (Proeduc), Maria Elmira Evangelina do Amaral Dick, foram algumas das personalidades que compareceram ao evento para falar de educação e cidadania, além de premiar as escolas em questão.
Em seu discurso, o Procurador Geral de Justiça, Alceu José Torres Marques, disse que “os grandes vitoriosos destes resultados somos nós, a sociedade, os órgãos e os poderes públicos que passam a contar com uma geração mais engajada”, e reforçou o convite aos estudantes e professores que assistiram a solenidade, a levarem a idéia da cidadania mais efetiva, de conhecer a fundo o Ministério Público e difundirem este projeto nas comunidades onde vivem.
A cerimônia foi musicada pela Orquestra Infanto-Juvenil da Escola Estadual Padre João Botelho, localizada no bairro Industrial, em Contagem, área de vulnerabilidade social. A Orquestra comoveu a platéia com a execução de clássicos do cinema, como Singing in the Rain, o tema da trilogia Star Wars, até Toquinho com sua Aquarela e o hit Viva La Vida da banda britância Coldplay. Sob a regência do compositor Rogério Vieira, os jovens músicos de 13 a 18 anos, impressionaram os colegas e diretores das outras escolas e autoridades presentes, pela qualidade sonora dos arranjos. Pertencente ao projeto Música nas Escolas, do grupo V & M Brasil, os integrantes da orquestra já estão em um nível avançado e já fizeram mais de 120 apresentações para 30 mil espectadores. Segundo o maestro “eles começaram do zero, do beabá, e melhoraram também, consideravelmente, o desempenho como alunos. O estudo da música demanda disciplina, atenção e engajamento, e isso foi estendido a sala de aula. Além disso, hoje são músicos profissionais.”
Uma linda placa foi entregue às diretoras materializando assim o reconhecimento do MP-MG aos destacados esforços e dedicação dos estudantes e ao empenho dos gestores e educadores , ressaltando que tais Escolas servem de exemplo às demais instituições de ensino de todo o país.
Em conversa com nossa equipe, as diretoras das Escolas Estaduais de Monte Santo e Milagre expressaram grande satisfação por mais esta homenagem recebida e principalmente pelos bons resultados alcançados pelas Escolas que dirigem. As diretoras Toninha, Rosana e Marli consideram que tais resultados têm sido alcançados graças ao engajamento de toda a comunidade escolar e ao compromisso dos gestores e educadores que, a despeito de todas as adversidades, buscam promover um ensino público que garanta excelência e qualidade.























0 comentários:
Postar um comentário