quarta-feira, 3 de outubro de 2012

A FORMIGA E O CARAPETÃO

Primeiro vou falar um pouquinho da formiga e depois você ficará sabendo o que é um carapetão, asseguro-lhe que não é coisa boa. As formigas escavam o solo, ajudam a ventilá-lo e espalham sementes. Comem animais vivos e mortos. Elas estão entre os principais predadores de outros insetos e se elas fossem extintas, a população de insetos aumentaria desequilibradamente e o que seria do mundo sem as formigas?
A formiga denominada rainha põe ovos para crescer o formigueiro e por isso, ela possui operárias específicas para cuidar dela. Tais ajudantes da rainha são responsáveis pela alimentação da majestade, pela limpeza e coleta de ovos. Há as formigas vagabundas e nenhum biólogo ainda explicou porque elas não fazem nada o dia todo como muitos humanos vivaldinos. A rainha pode viver até 20 anos sem o uso de formicida obviamente e sem a presença do tamanduá, conhecido como o maior predador de formigas, quando na realidade a preferência dele são os cupins. Formigas não dormem, são surdas e quase cegas. Comunicam-se pelo cheiro. São necessárias 168000 formigas para o mesmo peso de um adulto bem reforçado. Curioso é que os chineses gostam de saborear formigas de várias maneiras: fritas, cozidas, ensopadas, etc.
Para não entusiasmar além da conta com a devastação e a violência causada pela formiga, deixo por conta do leitor a sua avaliação comparativa com as terríveis panelas que formam o formigueiro dos corruptos. 
A sociedade civil pode não desejar a violência gerada pelos corruptos, não só do poder político como da praga do poder econômico- social e do tráfico de drogas, mas chega a parecer que é desejada pelo governo como uma formiga soldado para afastar o povo da participação da vida nacional onde poucos são donos como as formigas rainhas e muitos são os escravos como as formigas operárias que não descansam enquanto as vagabundas que tem tempo para corrupção ficam cafangando a violência que necessita de mais violência, e não é educativo apresentar o mundo violento às crianças. 
É aí que entra a formiga carapetão- maranhão. Sabe o que é isto? – São os corruptos de toda espécie e que o senhor já está de saco cheio de tanto falar neles, que se valem das grandes e vultosas mentiras, ditas com os olhos salientes, face vermelha e tumefata exatamente como o capeta que é o maior dignitário na astúcia, no engodo, na lábia, na solércia e outras artimanhas de mequetrefes e patifes que faz da política um meio de existência e supre com esperteza criminosa a superioridade de pensar. 
O homem corrupto é como a formiga jardineira que, quando morta, o fungo alimentar se torna impróprio para o consumo das outras formigas pela contaminação dos fungos pela verdade, retidão e integridade de um desembargador como o Senhor Joaquim Barbosa que vem colocando formicida nestas saúvas que envergonham o Brasil, especialmente a nossa juventude tão cheia de sonhos e esperança de ordem e progresso. Interessante é que até nas formigas encontramos utilidade conforme já foi analisado, o que não acontece com o carapetão impolítico que necessita de tamanduá ou de um formicida que se chama reeducação Moral e Cívica a cujo objetivo não é incitar o homem a não errar, mas a procurar ser feliz, consciencioso para trazer saúde ao seu próximo, especialmente no que tange às necessidades básicas, como saúde físico- psíquica, educação, trabalho honesto e lazer. A única coisa que os carapetões ainda nos ensinam, é que não devemos proceder conforme eles procedem. 
Com união e esclarecimento podemos descolonizar estas tanajuras e os bitus (machos da tanajura) para que o mundo fique livre, fraterno, respeitado, digno e construtivo da paz, do amor e da verdade divinos.


Professor Adhemar

0 comentários:

Postar um comentário