quinta-feira, 23 de junho de 2011

Vice-governador e secretários abrem 14ª Expocafé


A mesa composta pelas autoridades na abertura da Expocafé 2011, entre elas, o vice-governador,
Alberto Pinto Coelho e os secretários Elmiro Nascimento, Carlos Melles e Danilo de Castro



Expocafé 2011 recebe cerca de 7 mil visitantes no primeiro dia

A 14ª edição da Expocafé foi aberta ao público nesta quarta-feira (15) e reafirmou a força da cafeicultura mineira com a presença do vice-governador Alberto Pinto Coelho; do secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, Elmiro Alves do Nascimento (Cafeicultor no Cerrado); secretário de Estado de Governo de Minas Gerais, Danilo de Castro (Cafeicultor nas Matas de Minas) e secretário de Estado de Transportes e Obras, Carlos Melles (Cafeicultor no Sul de Minas). Em seu primeiro dia de exposição, cerca de sete mil pessoas visitaram a maior feira de cafeicultura do mundo.
O secretário de Transportes e Obras Públicas, deputado federal Carlos Melles, que além de produtor é presidente da Cooperativa Regional dos Cafeicultores de São Sebastião do Paraíso (Cooparaiso) e uma das mais importantes lideranças do setor, disse que o vice-governador, Alberto Pinto Coelho, reafirmou os compromissos feitos em campanha pelo governador Anastasia, em prol da cafeicultura. “O governador já mandou mensagem para a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), criando o Fundo Estadual do Café, e agora criou o Fórum do Café, mas um dos instrumentos que deverá ser implantado em breve é o de sustentação de preços do café. Para isso o governador conta com o apoio segmentado de toda a cadeia café”, disse o secretário.
Carlos Melles informou que um dos meios para efetivar esse instrumento será a utilização do ICMS (Impostos de Circulação de Mercadorias e Serviços) do Estado. “Esse é um trabalho que vai diferenciar Minas dos outros estados brasileiros. Um trabalho que irá demonstrar a preocupação com o econômico, social e ambiental”, esclareceu.
O deputado federal também comentou sobre a pauta da audiência pública, promovida pela ALMG, que acontece hoje (16), na Expocafé 2011 e que tem como tema a sustentabilidade econômica do setor cafeeiro e deve discutir a formatação do Fundo Estadual do Café. “Eu vejo que em Três Pontas iniciamos grandes movimentos, como foi o SOS Café. Essa audiência sairá daqui com uma contribuição expressiva de propostas efetivas, sobretudo de ordenamento da safra, garantindo renda e financiamento para o produtor. Isso porque o produtor estando bem, todos saem ganhando... a indústria ganha, o comércio ganha”, acredita Carlos Melles.

A feira
A Expocafé foi idealizada pela Universidade Federal de Lavras (UFLA) para ampliar o debate sobre os desafios do setor, com foco na difusão de estudos sobre mecanização da lavoura cafeeira e para exposição de máquinas e produtos inovadores. Pelo segundo ano consecutivo, a Expocafé é coordenada pela Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), com o apoio de instituições parceiras e da Prefeitura Municipal de Três Pontas. 
São mais de 130 expositores, 21 estações na dinâmica de campo, espaço de treinamento para operadores de máquinas, artesanato e um diversificado roteiro para agradar a todos os visitantes. A Expocafé representa um ponto de encontro para diferentes profissionais, de diferentes regiões produtoras, segmentos e visões, trocarem experiências sobre o contexto e o futuro da cafeicultura.     
“Reafirmamos a busca de parceria entre os órgãos de governo e as diversas instituições e entidades que representam o setor, voltadas para o desenvolvimento de ações conjuntas para o aprimoramento da produção e agregação de valor ao nosso produto. A integração entre pesquisa, empresas e governo é de fundamental importância para a economia de Minas, líder em produção de café.” Vice-governador, Alberto Pinto Coelho
“O governo de Minas está muito empenhado em cada vez mais estruturar a cafeicultura como atividade econômica estratégica para o Estado, com políticas públicas que favoreçam a qualidade de vida do cafeicultor. A Expocafé demonstra nossa força para o país e para o mundo, como maiores produtores de café, com foco crescente na qualidade.” Secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, Elmiro Alves do Nascimento
“A Expocafé é um momento importante para debater os rumos do agronegócio café e demonstra a capacidade do pesquisador e de toda a equipe, do auxiliar de campo aos escritórios. É resultado da agregação de conhecimentos e competências de diversas pessoas”.  Presidente da Epamig, Antônio Lima Bandeira
A Expocafé 2011 estará aberta para visitação até sexta-feira (17), de 8 às 18 horas. Informações e programação: http://www.expocafe.com.br

Fonte: Coffee Break/ Polo de Excelência do Café




0 comentários:

Postar um comentário