quinta-feira, 23 de junho de 2011

ESPAÇO MEMÓRIA HR


O MERCADOR
Imagina, mãe, que tens de ficar em casa e que eu tenho de viajar para estranhas terras.
Imagina que meu barco está pronto no embarcadouro, inteiramente carregado.
Pensa bem, mãe, no que queres que eu te traga, quando voltar.
Mãe quererás montões e montões de ouro?
Lá, às margens de rios de ouro, os campos estão coalhados de ouro, à espera da colheita.
E, à sombra do caminho da floresta, as flores douradas da champaca tombam no chão.
Eu as colherei todas para ti em centenas de cestos.
Mãe quererás pérolas grandes como as gotas das chuvas de outono?
Eu irei até a praia da ilha das pérolas.
Lá, de manhã cedinho pérolas reluzentes tremem nas flores do prado, pérolas caem na relva, pérolas são espalhadas aos jorros na areia pelas ondas bravias do mar.
Meu irmão ganhará uma parelha de cavalos de asas para voar entre as nuvens.
Para papai trarei uma caneta mágica que, sem ele saber, escreverá sozinha.
Para ti, mamãe, eu tenho de arranjar o cofrezinho de jóias que custou a sete reis os seus reinos.

                                                                       RABINDRANATH TAGORE

0 comentários:

Postar um comentário