quarta-feira, 1 de junho de 2011

Cidadão Rural efetua 5 mil atendimentos na Comunidade da Pratinha, em Guaranésia

Guaranésia:- O Programa Cidadão Rural realizou cerca de 5 mil atendimentos à população rural de Guaranésia, no último sábado, 21 de maio. O evento que leva melhoria da qualidade de vida ao homem do campo ocorreu no Distrito Santa Cruz da Prata, mais conhecida como Comunidade da Pratinha. Um público estimado de 1 mil pessoas foi atendido nos serviços gratuitos de cidadania, saúde, educação, cultura, esporte, lazer, agricultura e pecuária. O Cidadão Rural é um programa desenvolvido nas comunidades rurais pelo SENAR MINAS (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e pela FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais). A organização do programa foi realizada pelo Sindicato dos Produtores Rurais do município e prefeitura. Foram 8 horas ininterruptas de serviços gratuitos para crianças, adultos e idosos das comunidades rurais do município. Toda infraestrutura foi armada na E.E. Geraldo Ribeiro Dias, que deu apoio para que o programa transcorresse de forma tranqüila e com agilidade nos atendimentos. 
O presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Guaranésia, Antonio Carlos Pitondo, ficou satisfeito com o número de atendimentos efetuados durante o programa. “Foi um evento muito bom que atendeu bem a população rural da cidade. Tivemos uma participação expressiva, apesar de estarmos em plena safra do café. Dentro das previsões, estou satisfeito porque o evento foi bem organizado e o trabalho do SENAR é excelente”, disse. O gerente regional do SENAR em Passos, Rodrigo de Castro Diniz, também fez balanço positivo do Cidadão Rural em Guaranésia. “O evento foi um sucesso. Foi uma festa bonita, com prestação de serviços intensa e o atendimento realizado foi relevante para a população do Distrito de Santa Cruz da Prata. Espero que o exemplo deste evento estimule a realização de outros na região”, concluiu. 
Os serviços mais procurados foram os de Saúde, totalizando 1.197 atendimentos de avaliação nutricional (97), manicure (48), maquiagem (30), corte de cabelo (113), exame de vista (201), ótica (72), medição da pressão arterial (160), teste de glicemia (169), tipo sanguíneo (85), vacinação infantil/adulto (22), epidemiologia (95), informações sobre tuberculose/Aids/hanseníase (40), massagem (28) e educação em saúde (37). Na área de cidadania, foram 287 atendimentos efetuados com os seguintes serviços: emissão de carteira de trabalho (32), encaminhamento para carteira de identidade (59), CPF/Cartão Cidadão (13), certidão de nascimento (4), Cartão do SUS (32), fotografias (86),  informações sobre o Bolsa Família (11), Programa de Atenção Integral à Família/Paif (12) e atendimentos do INSS (Instituto Nacional de Seguro Social) (38). Ao todo, 82 mudas de plantas nativas foram distribuídas gratuitamente ao público que foi até a comunidade no último sábado. Na área de educação e cultura, o programa atendeu 1.314 pessoas, com atrações de dança e teatro (350), exposição de artesanato (119), banda musical (150), ação pedagógica no campo (228), capoeira (120), contação de histórias/maquiagem (290) e biblioteca itinerante (57). As atividades de esporte e lazer também foram bem solicitadas, com atendimento a 2.072 pessoas, entre crianças, jovens, adultos e idosos. A rua de lazer, com vários brinquedos disponíveis para o público mirim, atraiu 1.130 crianças e foram distribuídos 894 algodões doces. No campeonato adulto de futebol participaram 42 pessoas, enquanto as atividades recreativas para a terceira idade atenderam seis idosos. Além alto número de atendimentos, o Cidadão Rural na Pratinha serviu 220 refeições e 320 lanches. Para dar conta dos atendimentos, trabalharam no dia 212 pessoas do SENAR, da prefeitura, do Sindicato dos Produtores Rurais, de órgãos locais e voluntários. Estiveram presentes no evento o prefeito de Guaranésia João Carlos Minchillo, secretários municipais, representantes de Monte Santo de Minas, Guaxupé, Jacuí, São Sebastião do Paraíso e de Bambuí.
        Fonte: Senar/Passos

Da esquerda para a direita Carlão, presidente do Sindicato Rural de Guaranésia, presidente do Sindicato de Bambui e Rodrigo de Castro Diniz, gerente regional do Senar/Passos

0 comentários:

Postar um comentário