domingo, 12 de junho de 2011

Expocafé 2011 será aberta na próxima quarta-feira, 15 de junho, em Três Pontas, no Sul de Minas

O maior evento do agronegócio café no Brasil, a Expocafé, que será realizada no período de 15 a 17 de junho, será aberta oficialmente na próxima quarta-feira, na Fazenda Experimental de Três Pontas, Sul de Minas. Durante o lançamento oficial do evento, realizado nesta terça-feira, 07, foram apresentadas as novidades que integrarão a programação da 14ª edição da Expocafé. O presidente da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais – Epamig, Antônio Lima Bandeira, destacou a importância do evento para toda a cadeia produtiva do café. “É uma ótima oportunidade tanto para a comunidade científica discutir assuntos relacionados à pesquisa, quanto para o produtor conhecer as novas tecnologias disponibilizadas. Os participantes devem visitar o cafezal da Fazenda de Três Pontas e conhecer as cultivares de café resultantes de vários anos de pesquisa”, sugeriu o presidente da Epamig.
Novidades
O 1º Encontro de Inovação de Café realizado em parceria com o Sistema Mineiro de Inovação (SIMI) administrado pela Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia e Ensino Superior, no dia 17 de junho, apresentará rodadas de discussão sobre sistemas de irrigação; secagem do café e melhoramento genético. A Audiência Pública da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, no dia 16 de junho, abordará temas de interesse dos cafeicultores da região, como: Importância da Pesquisa e da Transferência de Tecnologia; Papel das Cooperativas na Sustentabilidade da Cafeicultura do Sul de Minas. Na Audiência Pública também serão apresentadas propostas do Governo de Minas para o Fundo Estadual do Café, que entra em vigor no ano que vem. Além dos deputados estaduais, também participará da Audiência Pública o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Elmiro Nascimento. Durante a 14ª Expocafé pela primeira vez será realizado treinamento para operadores de máquinas agrícolas, com o objetivo de capacitação de mão-de-obra para a lavoura cafeeira. Os cursos serão oferecidos pelas empresas participantes da Expocafé 2011.
Programação
 A Expocafé contará com 133 expositores numa área de estandes de 10.600 metros quadrados. O coordenador da mostra, Mairon Mesquita destaca que é esperado aumento do público do evento, que deverá passar de 12 mil em 2010 para 20 mil na edição deste ano. Os negócios realizados durante o evento também deverão ter aumento expressivo, ultrapassando a cifra de R$ 93 milhões movimentados no ano passado.
A programação do evento contará ainda com a realização, dia 14, do 2º Simpósio de Mecanização da Lavoura Cafeeira. Pesquisadores, produtores e interessados poderão discutir sobre manejo integrado de pragas; eficiência do controle mecanizado; uso da aviação agrícola na agricultura; manejo mecanizado na lavoura cafeeira, dentre outros temas. No período de 15 a 17 serão realizadas dinâmicas de campo, nas quais o produtor poderá conhecer o funcionamento de máquinas e equipamentos para a cafeicultura, demonstrado por 21 empresas do segmento. Ações de transferência e difusão de tecnologias também serão realizadas durante a Expocafé 2011. A Epamig, em parceria com a Unilavras, realizará nova edição do evento “Café com Saúde”, que a Empresa promove principalmente em Belo Horizonte. Como nas edições anteriores, serão oferecidos café e água mineral aos visitantes. Enquanto isso, pesquisadores da Epamig falarão sobre os benefícios do café para a saúde. Os participantes também receberão orientações sobre hábitos saudáveis de uma equipe de alunos do curso de Fisioterapia da faculdade do Sul de Minas. Gratuitamente eles medirão a pressão arterial dos visitantes. Mudas de espécies nativas produzidas na Fazenda Experimental da Epamig de Lambari serão distribuídas aos visitantes da Feira. A ação é parte do projeto “Epamig Planta Esperança: Uma Árvore para Cada Criança”, lançado na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de 2010, pela Epamig Sul de Minas, com objetivo de incentivar as crianças a plantar árvores. A Expocafé contará, pela segunda vez, com uma exposição de equinos chancelada pela Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador. A exposição será organizada pelo Núcleo dos Criadores de Mangalarga Marchador do Sul de Minas. Serviço:• Programação e inscrições no site: www.expocafe.com.br
Fonte Agência Minas

0 comentários:

Postar um comentário