quarta-feira, 1 de junho de 2011

Prefeito de Arceburgo presta contas de sua administração


Arceburgo:- O prefeito Antônio Roberto da Costa deu mostras novamente de sua transparência pública a população arceburguense. Quarta-feira, dia 25 de maio, na Câmara Municipal, o prefeito prestou contas de sua Administração, referente ao exercício quadrimestral de seu governo. Durante a prestação de contas, o prefeito Antônio Roberto da Costa apresentou aos vereadores e populares presentes na Câmara, um relatório completo das ações administrativas desenvolvidas em sua gestão nesses últimos quatro meses. Na contabilidade apresentada pelo prefeito, destacaram-se os investimentos em saúde e educação, a disponibilidade bancária positiva e o balanço geral das obras construídas e em execução. “Apesar das dificuldades, a administração registra um saldo positivo; com as contas em dia e com o indispensável equilíbrio financeiro”, enfatizou o prefeito. “Arceburgo está no rumo certo. A população pode ter a certeza de que cada centavo do dinheiro público está sendo aplicado de maneira ética e correta para a garantia do bem coletivo”, disse o prefeito durante a prestação de contas, que contou com presença de superintendentes municipais e diretores da prefeitura.
Toninho da Bolsa garantiu aos vereadores Gil Dias, Tim da Égua, Balistinha, João Chuvarada, e Serginho que suas contas têm sido apreciadas e aprovadas pelo Tribunal de Contas do Estado e da União. O município arceburguense tem apresentado pontualidade em sua prestação contábil aos órgãos competentes, TCE, TCU e ao controle externo da Secretaria Nacional do Tesouro, STN. O prefeito arceburguense comprovou que sua Administração é resultado de uma ação planejada e transparente, com vistas a prevenir riscos e corrigir desvios, capazes de afetar o equilíbrio das contas públicas, o cumprimento de metas de resultados entre receitas e despesas. Foi demonstrado também índices constitucionais que estão sendo atendidos conforme a exigência da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). De acordo com a Lei o município deve aplicar no mínimo 25% dos recursos na educação, mas Arceburgo tem sido mais além, aplicando 27,79%, com manutenção e desenvolvimento do ensino. Nas ações e serviços públicos de saúde a exigência é uma aplicação de 15%. Arceburgo, no entanto tem aplicado 20,44%. Visando a transparência na administração dos recursos públicos, o prefeito arceburguense demonstrou que a prefeitura vem cumprindo a Lei de Responsabilidade Fiscal ao executar gastos apenas quando há dinheiro. Afirmou ainda que a possibilidade de investimentos para o futuro é radiante, tamanha a disposição do prefeito em conseguir recursos com os deputados federais e estaduais, que tem se comprometido em alocarem recursos para Arceburgo.”A atual Administração tem sido modelo de gestão fiscal transparente e precisa, mediante a comunicação entre o governo municipal e a comunidade, oferecendo respostas claras e simples, quanto a aplicação dos recursos públicos” garantiu Antônio Roberto da Costa.
A audiência pública de prestação de contas tem sido um zelo pessoal do prefeito Antônio Roberto da Costa. De acordo com ele, isso resulta na transparência das ações, o respeito ao cidadão e a comprovação dos resultados positivos de sua gestão. O prefeito lamentou muito a ausência dos vereadores da oposição, pois poderiam ter suas dúvidas e/ou críticas esclarecidas na ocasião. Antônio Roberto da Costa cobrou espirito público dos vereadores oposicionistas faltosos à prestação de contas e recomendou aos munícipes que cobrem o senso de responsabilidade de seus mandatos. “Essa audiência foi uma oportunidade para que a população possa ver quanto a administração está arrecadando e onde estão sendo aplicados os recursos. Essa iniciativa é importante para que os munícipes entendam o funcionamento da administração, principalmente quanto aos gastos e aplicações do dinheiro público. Nesse compromisso fica evidente a responsabilidade da atual gestão com seus cidadãos. A oposição não tem do que se queixar, os números e serviços estão aí, à disposição de todos.”, assegurou Gilberto de Souza Dias, Presidente da Câmara Municipal. Os valores financeiros expostos na audiência pública poderão ser consultados por qualquer cidadão nos Quadros de Aviso da prefeitura, e/ou poderão ser assistidos em vídeo, pois a sessão da Câmara foi filmada, permitindo assim total transparência ao destino do dinheiro arrecadado no município ou recebido mediante repasses feitos por órgãos públicos externos.



0 comentários:

Postar um comentário