quarta-feira, 8 de junho de 2011

Prefeitura de Monte Santo promove curso de bordado e outras atividades manuais

Monte Santo:- A Prefeitura Municipal de Monte Santo de Minas, através da Secretaria de Assistência Social, que é comandada por Jairo Jerônimo, tem investindo bastante na área social. A mais recente iniciativa de Jairo Jerônimo, com aval do prefeito Militão Paulino de Paiva, foi à implantação de um curso de bordado e outras atividades manuais, que teve início no mês de abril passado. O curso é oferecido às mulheres de todas as idades, nas segundas, quartas e sextas-feiras nos dois períodos: manhã e a tarde, e está localizado na Rua Tiradentes onde funcionava o Restaurante Estação. A coordenação do curso é da professora Maria Celeste da Silva Marcelino, com vasta experiência neste setor.

Conforme a nossa “Folha” apurou, o curso tem como objetivo propiciar uma fonte de renda às suas alunas, que já fazem parte da “Criarte” que é uma associação de artesanato que futuramente participará do “Balaio Mineiro”, que tem como finalidade expor e comercializar as peças produzidas pelas artesãs da associação. De acordo com a professora Celeste o curso consta com 52 alunas, sendo que algumas dessas alunas já estão trabalhando com a finalidade de vender os seus produtos e, com isso, aumentar a renda familiar.
Falando para a nossa “Folha”, o secretário Jairo Jerônimo, disse que “acreditamos que através do curso oferecido as alunas possam aumentar a sua fonte de renda, pois o artesanato é um presente especial”. O prefeito Militão Paulino de Paiva ressaltou, que o objetivo do projeto é levar para a comunidade monte-santense os cursos para ajudar na renda da família. Mas, conforme a nossa reportagem constatou muitas alunas frequentam o curso mais como um aprendizado de trabalho manual, com o objetivo de confeccionar peças bordadas para presentear familiares e amigos, além da terapia que o curso proporciona. A professora Maria Celeste disse que fica satisfeita no aprendizado das mulheres, que além de aumentar a renda, muitas vezes frequentam o curso para sair do cotidiano. “Tenho alunas que já estão bordando e comercializando seus produtos. Ensino a bordar várias peças e, para mim, é uma alegria muito grande. Estou contente em participar da vida dessas mulheres”, falou com entusiasmo. Todas as alunas também destacaram a importância do aprendizado, que “não pode acabar, pois é uma ótima terapia para todas nós”, disse dona Edy Andrade Bonfá, salientando que “eu bordo desde a idade de 8 anos”.
 

Alunas com entusiasmo aprendem a bordar

Grupo de alunas com a professora Celeste sentada ao centro

Dona Edy Bonfá diz que o curso de bordado é uma excelente terapia

0 comentários:

Postar um comentário