terça-feira, 13 de março de 2012

Observando... O Cruzeiro

“Tudo que puder não contar como fez, não faça” Kant.
Grande parte da população de nossa cidade foi para um cruzeiro na área dos lagos fluminense. Enquanto o pessoal vivia esta aventura que para a maioria era novidade, nós ficamos aqui trabalhando. No retorno foi um tal de perguntar: E daí? Como foi?
As notícias dos acontecimentos foram chegando aos borbotões, até que um dos viajantes respondeu:  “Foi um sonho”, e sonho conta-se, mas, o perguntador não sente a chuva de emoções, portanto acho que esta foi a melhor resposta, pois nos colocou dentro da verdadeira experiência, aquela que só quem vivenciou, sente. Enquanto o cruzeiro acontecia, brotava uma curiosidade, porque uma viagem marítima de turismo chama-se cruzeiro? Começou a pesquisa: dicionário, Google, amigos curiosos e intelectualizados, até que a resposta chegou vinda de antigo dicionário de significações de uma amiga e vamos tentar explicar. 
- Na rosa dos ventos das bússolas e dos desenhos de orientação há uma cruz, chamada cruz de orientação que indica as direções, como Norte, Sul, Leste, Oeste e etc. Cruzar então significa o sentido das direções (braços da cruz de orientação), uma direção. Cruzar os mares significa percorrer o mar em várias direções, vários sentidos, dá idéia de passeio, de percorrer. Tempos atrás e talvez conforme as necessidades até hoje, navio cruzador é um navio mais leve e mais rápido que escameia a área para uma esquadra – é o batedor. Cruzar na origem latina da palavra cruciariu. Encontramos um cruzeiro na maioria das vezes nas portas das Igrejas e Igreja é a nave que conduz os fiéis para a direção da vida. O cruzeiro indicador da fé, cruzeiro quanto ao mar é uma parte do mar cruzado pelos navios e cruzeiro marítimo está modernamente associado a passeio. Deu um pouco de trabalho, mas, agora já podemos cruzar os mares com a certeza de que sabemos onde e porque vamos, rumo aos sonhos, singrando os mares em todas as direções.
Obs.: Mês de março, vários aniversários, mas vamos destacar três: Dia 8 Wandaeleusa, cronista social deste jornal, coincidentemente no Dia da Mulher – parabéns duplo. Dia 10 Marlene Puci Palacini – mãe, amiga, educadora, pesquisadora e artista. Parabéns! Dia 13 Luiza, corajosa, fibra e principalmente minha irmã. Parabéns querida, muitos beijos e vida feliz.
Um beijo, Cida     


0 comentários:

Postar um comentário