quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Escolha de candidato a prefeito

Segundo Darcy Ribeiro*, “Existem duas opções na vida: se resignar ou se indignar, e eu não vou me resignar nunca”. Faço dessas palavras, minhas palavras, ou seja, jamais me resignarei, mas confesso que tenho me indignado muitas vezes. E nessa época de campanha política, a indignação fica maior ainda.

Mas enfim, o que eu quero falar mesmo é da dificuldade e da responsabilidade de se escolher um candidato para votar.

Já me referi, numa crônica anterior, sobre a escolha de um candidato a vereador para se votar. Hoje quero me referir à escolha de candidato a prefeito(a). Essa escolha é ainda mais difícil. Sabemos que o prefeito é o Chefe do Executivo e são dele as funções políticas, administrativas e executivas. Ele não é subordinado a nenhuma outra autoridade, a não ser à lei. É ele o porta-voz das decisões da câmara de vereadores, assim como é ele também que apresenta projetos de lei à câmara. A lei lhe atribui a prática de uma série de atos de natureza política, como, além de apresentar projetos de leis à Câmara Municipal, sancionar, promulgar, fazer publicar e vetar as leis, convocar extraordinariamente a Câmara, quando necessário, prestar contas de sua administração e representar o Município em todas as circunstâncias. Ainda é sua função atender a comunidade ouvindo seus anseios e reivindicações. Portanto, é um encargo de grande relevo, requer grandes responsabilidades, experiência administrativa, simpatia, ou seja, um currículo que transmita tranquilidade aos eleitores.

Cabe a nós, eleitores, analisar cada candidato e tentar fazer a escolha certa. Afinal, são quatro anos de mandato! Por um lado, não é tanto tempo assim para um(a) prefeito(a) que queira fazer um bom trabalho na sua cidade, com uma boa administração. Mas, se assim não for, serão quatro “longos” anos perdidos. A sorte está lançada! Resta-nos votar e... torcer!
*Darcy Ribeiro: (Montes Claros, 26 de outubro de 1922 — Brasília, 17 de fevereiro de 1997) foi um antropólogo, escritor e político brasileiro conhecido por seu foco em relação aos índios e à educação no Brasil.

Professora Nilzinha

0 comentários:

Postar um comentário