quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Passeata pró-cidadania

Olhe no que dá a falta de educação cidadã. Quero, hoje, enfatizar a falta que faz às escolas as disciplinas Educação Moral e Cívica E Organização Social e Política Brasileira. Retiraram-nas do currículo do Ensino Fundamental em 1993 como uma revanche-protesto à ditadura. Será que os representantes do povo tem algo a ver com isto, argumentando que o jovem tinha que ter vontades satisfeitas e que a educação tinha que ser livre e deu no que deu  só porque tais espertalhões acharam que estas disciplinas eram frutos da ditadura, esquecendo-se do civismo, da moral, da política honesta, da responsabilidade, de discernimento às situações que estamos vivendo economicamente. 
D. Pedro l dissolveu a Assembleia Constituinte em 1823 e impôs seu próprio projeto que se transformou na primeira Constituição do Brasil outorgada em 25.03.1824. Duraram 65 anos. Essa tal Constituinte era composta por dez membros que D. Pedro mesmo indicou. É uma medida altamente arbitrária, mas, ou os nossos representantes assumem com integridade e civismo o seu papel de propulsor dos interesses do povo, ou um dia pode voltar um grupo que reimplante a Educação Moral e Cívica visando por ordem na casa como pensava D. Pedro.
Leis há que favorecem o político legislar em causa e ganho próprios os quais se esquecem de aquecer as leis que transbordam de justiça social e leis que atualizem o ordenado de professores e outros funcionários que prestam relevantes serviços em prol do crescimento da cidadania e do bem-estar público. Será que o político ou uma gama de corruptos é míope, caolho e tão introvertido que só enxerga o aumento de seus ordenados ou subsídios a uma porcentagem superior a inflação e porque o ordenado dos outrosnão pode ser superior ao da inflação? Paradoxo, despautério, absurdo,abuso! Sabe por quê? Se assim o fizesse não sobraria tanta comida para esses condes gotosos e obesos de falta de civismo. Antigamente, só os condes e a nobreza comiam bem à custa do povo e eram portadores da doença de gota, e o povo era magro e doente por falta de comida adequada. Você já viu se tem cabimento uma câmara de vereadores aumentarem os seus ordenadosde R$2500,00 para R$3900,00 para 2013?
Há um meio de tentar acabar com isto não se reelegendoeste conluio de crianças birrentas, mal educadas e sem formação cívica e muito menos transversal. As leis são sancionadas para o bem público e não para satisfazer instintos amodorradoscausados não pela sonolência, mas pela insolência escancarada de apossar-se dos bens do povo que paga os impostos para que a ordem e o progresso sejam aplicados. Os finórios são a hanseníase desta naçãoe acham que o povo vai aprovar tal despautério, como pensamfixar um seguro ou uma residência na câmara municipal. O vocábulo despautério surgiu por causa de um gramático chamado Johannes Van Pauteren (1460-1520). Esta gramática permaneceu em uso do século XVl a XVlll, em especial na França. Esta obra ganhoufama de confusa e obscura tal quais certas leis disparatadas que não são bem definidas na Constituição, o que leva certos políticos oportunistas a tais desconchavos gravíssimos. Justificam os ultra- interessados que não estão fazendo nada contra a lei, mas o povo sente que isto é um insulto e um descaso à sociedade pela falta de civilismo. Não há prestação de serviços que valha e justifique tanto ônus para o munícipe. Um médico precisa dar um plantão de 24 horas para receber por volta de 700 reais, ao passo que um vereador em Monte Santo poderá receber quase 1000 reais por UMA HORA DE SERVIÇO. Ubiterraram como diziam os romanos, que significa “em que terra nós estamos, ou onde estamos”. Uma nova eleição caracteriza uma esperança de renovação de valores e paratal contamos mais uma vez com esta juventude arrojada que saiu às ruas em passeata para protestar contra o despautério do legislativo de Monte Santo. A força da juventude já depôs um presidente e com pouco menos pode escamotear os maus políticos começandoa votar com responsabilidade e amor à pátria e à sua família. 
Parabéns aos vereadores Paulo Márcio, Bernardão e Isabel que votaram contra o espúrio aumento de ordenado a partir de 2013. Cuidado, meus concidadãos – Votação acaba em pode.


Professor Adhemar

0 comentários:

Postar um comentário