Votar é uma grande responsabilidade! É um direito e, ao mesmo tempo, um dever. Mas é muito difícil escolher um candidato, principalmente, para vereador. Primeiro, porque são muitos candidatos e, segundo, porque poucos atendem aos critérios que se exige para legislar. E nem todos são pessoas públicas ou conhecidas pelos seus feitos na comunidade.
Qual seria o verdadeiro motivo para se candidatar a vereador? Será que o candidato está ciente de suas funções? Então para aqueles que se candidataram e que só sabem do valor do salário, mas não das funções, aí vai a dica: as funções são: analisar e aprovar leis ligadas à prefeitura e ao poder executivo; fiscalizar vários órgãos da prefeitura, além de requerer prestação de conta por parte do prefeito; votar projetos de lei; receber os eleitores e ouvir sugestões, críticas, reivindicações; promover a ligação entre eleitores da região que representa o governo; elaborar e redigir projetos; criar leis com intuito de formar uma sociedade mais justa.
Parece não ser tão fácil assim! Principalmente, se for para fazer um trabalho consciente e responsável. Analisar leis? Muito fácil para advogados, ou para pessoas que tem um bom nível de estudo e que interpreta textos com facilidade. Elaborar e redigir projetos? Isso é fácil? Enfim, fácil é se candidatar! Fácil é não ter autocrítica! Fácil mesmo é ganhar o salário no fim do mês e nem comparecer nas reuniões! (Que me perdoem os candidatos bem-intencionados!)
Me engana que eu gosto! Sou apenas mais uma, entre tantos eleitores, que cumprirá seu dever e o direito de cidadão: o de votar. E como tal, espero muito que os candidatos saibam realmente o seu dever se forem eleitos! Porque nós, eleitores, e nós, o povo, sabemos muito bem o valor do salário de um vereador!
quarta-feira, 1 de agosto de 2012
Eleições à vista!
Professora Nilzinha






















1 comentários:
Perfeito texto! Receba minhas cordiais congratulações! Que bom seria se boa parte da população pensasse assim, ou pelo menos, pudesse ter acesso à este texto riquíssimo. Parabéns
Postar um comentário