terça-feira, 1 de novembro de 2011

Outubro Rosa: Monte Santo de Minas contra o Câncer de Mama


Monte Santo: Realmente a equipe do Pela primeira vez a cidade de Monte Santo de Minas, no dia 21 de outubro de 2011, participou das comemorações do Dia Mundial da Luta contra o Câncer de Mama. Essa comemoração recebeu o nome de Outubro Rosa. Com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde e o grupo da Melhor Idade, o evento foi realizado pelas Unidades de Saúde da Família Ana Carolina de Castro Luz, João Furlan Neto, Juvenal de Magalhães, Maria Barbosinha, Dona Mariúcha e Maria de Lourdes. O evento contou com a participação do prefeito Militão Paulino de Paiva, do secretário Municipal de Saúde José Maurício Lima Rezende, do secretário Municipal de Assistência Social Jairo Jerônimo e de todos os profissionais de saúde ligados as Unidades de Saúde da Família.
O que é Outubro Rosa?
      Movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa e comemorado em todo o mundo. A cor rosa simboliza mundialmente a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. Esse movimento teve início nos Estados Unidos. A primeira manifestação no Brasil foi no dia 02 de outubro de 2002 com a iluminação em rosa do Monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista em São Paulo. O Movimento Outubro Rosa visa chamar a atenção diretamente para a realidade atual do câncer de mama e a importância do diagnóstico precoce. O importante é focar este assunto nos 12 meses do ano, já que a doença é implacável e se faz presente não só no mês de outubro.
     O evento contou com caminhada das mulheres da comunidade trajando camiseta rosa, palestra sobre “O que é o Câncer de Mama”, a detecção precoce, grupos de risco, orientações e pedidos de exame de mamografia para as mulheres de 40 a 69 anos, sendo finalizado com um lanche na sede da Melhor Idade.

0 comentários:

Postar um comentário