sexta-feira, 1 de julho de 2011

Assembleia realiza audiência para discutir a política econômica do café na Expocafé

Arantes concedeu várias entrevistas na Expocafé, onde repercutiu sobre o Fundo Estadual do Café que está sendo criado pelo Governo de Minas


Secretário de Agricultura reafirma compromisso para Fundo Estadual do Café

A Assembléia Legislativa de Minas Gerais, por meio da Comissão de Política Agropecuária e Agroindustrial, presidida pelo deputado estadual Antônio Carlos Arantes (PSC), realizou, durante a Expocafé, em Três Pontas, na Fazenda da Epamig, uma audiência pública para discutir a política econômica do café. Além de Arantes, marcaram presença os deputados Fabiano Tolentino (PRTB), vice-presidente da Comissão, Dilzon Melo (PSB) e Dalmo Ribeiro (PSDB). O secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Elmiro Nascimento (DEM), prestigiou a audiência e reafirmou em seu discurso o compromisso do governador Anastasia em criar o Fundo Estadual do Café. Segundo Elmiro, o Fundo está sendo elaborado e estudado por várias Secretarias de maneira concomitante com a finalidade de realmente auxiliar a vida do cafeicultor. O deputado Antônio Carlos foi parabenizado por Elmiro Nascimento e por outros presentes pela sua iniciativa de levar a discussão sobre o café para um dos maiores eventos do setor, que tem como público prioritário o homem do campo.
Arantes valorizou os deputados da Comissão de Política Agropecuária da Assembléia e elogiou os parlamentares da região presentes, o que comprovou a importância do assunto. Segundo o parlamentar, o governador Anastasia mostra seu comprometimento, por meio de seu secretário Elmiro, ao reafirmar o compromisso de ouvir o homem do campo e elaborar um Fundo que seja de grande utilidade para o segmento. Em seu discurso, Antônio Carlos destacou a parceria constante com o deputado federal e secretário de Estado de Transportes e Obras Públicas, Carlos Melles (DEM). “O secretário não pode comparecer à audiência, mas como um dos representantes do produtor rural, esteve na abertura da Expocafé tamanha a importância que o segmento tem para ele”, afirmou Arantes.
deputado Antônio Carlos mostrou várias matérias
sobre a importância econômica do café aos presentes.
Ao lado dele, os deputados Fabiano Tolentino, Dalmo Ribeiro,
Dilzon Melo e o secretário de Agricultura e
Pecuária Elmiro Nascimento

Antônio Carlos apresentou ao público da audiência várias reportagens sobre o café para demonstrar às lideranças do setor como o produto tem peso na balança comercial de Minas Gerais e do Brasil. “Se o café vai bem, a economia da cidade, do Estado e do País vai bem”, afirmou entusiasmado. O parlamentar parabenizou o representante da Empresa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG), Gladston Carvalho, pela organização de toda a exposição. Durante a realização do evento, o presidente da Comissão de Política Agropecuária da Assembléia lembrou que existe uma grande expectativa pela aprovação definitiva do novo Código Florestal Brasileiro no Senado para viabilizar a atividade produtiva no campo. O deputado ponderou que esta luta para a mudança no código também tem sido abraçada pelo deputado Melles.
O evento foi bastante prestigiado por políticos e lideranças do setor. Marcaram presença a prefeita de Três Pontas Luciana Ferreira Mendonça; o presidente da Câmara do município, vereador Sebastião Pacífico; o presidente do Conselho Nacional do Café, Gilson Ximenes; a diretora da Cooperativa Regional dos Cafeicultores de São Sebastião do Paraíso (COOPARAÍSO), Cecília Marcolini, que representou o secretário de Transportes e Obras Públicas, deputado federal Carlos Melles; o presidente da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER), Maurílio Soares Guimarães; o presidente da EPAMIG, Antônio Lima Bandeira; o professor da Universidade Federal de Lavras (UFLA), Rubens José Guimarães; o presidente da Cooperativa dos Cafeicultores de Três Pontas (COCATREL), Francisco Miranda de Figueiredo Filho; o presidente da Cooperativa Regional dos Cafeicultores em Guaxupé (Cooxupé), Carlos Paulino; o diretor-presidente da Fundação Procafé em Varginha, José Edgard Pinto Paiva; o diretor financeiro da Federação de Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (FAEMG), Roberto Politi, entre outras lideranças.

Deputados visitam stands

Arantes ao lado de Gladston Carvalho da Epamig, um dos
organizadores da Expocafé 2011, durante a visita nos stands

Acompanhados pelo representante da EPAMIG, Gladston Carvalho, e pela equipe organizadora da Expocafé, os deputados Antônio Carlos, Fabiano Tolentino, Dilzon Melo e Dalmo Ribeiro puderam visitar várias stands da Expocafé. Os parlamentares viram de perto a Fazenda de Três Pontas, onde conheceram as cultivares de café resultantes de vários anos de pesquisa, tomaram conhecimento das várias empresas que expuseram produtos e máquinas que ofertaram aos presentes inovação e tecnologia para agregar valor ao setor e puderam também degustar o café nas suas diversas variedades. 

0 comentários:

Postar um comentário