As Escolas de Samba do Braz e do Belém fecharam o carnaval monte-santense...

Membros de uma comissão da prefeitura de São Sebastião do Paraíso conseguiram com que representantes da Feam...

Dos dias 28 a 30 de janeiro, foi realizado no Centro de Convenções Ulisses Guimarães, em Brasília (DF), o Encontro Nacional com Novos Prefeitos e Prefeitas...

Na manhã deste domingo, 3 de fevereiro de 2013, dezenas de moradores do distrito de Milagre fizeram uma manifestação em frente ao quartel da PM de Monte Santo de Minas...

Veja as fotos do Carnaval 2013 no site do Belém e do Bráz...

Aconteceu na sexta-feira, 1º de fevereiro, a cerimônia de inauguração do trevo de acesso a Guaxupé, com saída para Guaranésia e São Pedro da União...

quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Vende-se Imóvel

Monte Santo de Minas - Vila Pádua
Área de terreno 1000m² - área construída 220m² 
R$ 350.000,00 à vista

4 dormitórios, 1 suíte, banh social, lavabo, sala dois ambientes, sala jantar, cozinha com área externa, garagens dois carros, pavimento inferior: lavanderia e cômodo grande para despejo.
NILTON: 041 35 9136-7394

















NILTON: 041 35 9136-7394

Em sessão extraordinária Câmara de Monte Santo forma as Comissões Permanentes


Monte Santo: A Câmara de Vereadores de Monte Santo de Minas realizou uma sessão extraordinária, nesta segunda-feira passada, 28 de janeiro de 2013, para a formação das Comissões Permanentes da Casa. Esta primeira sessão do Legislativo monte-santense, presidida pelo vereador Paulo Márcio Secundo dos Santos (PSDB), tendo como vice-presidente o vereador Renatinho Marçal (PSDB) e como secretário o vereador Evandro Ferracini (PSC), marca a estréia de seis novos vereadores que foram eleitos na eleição de outubro de 2012. Todos os 11 vereadores compareceram.   

Depois da abertura da sessão com a observação para a contagem dos presentes para a verificação do quórum e da leitura de um trecho da Bíblia pelo secretário Evandro Ferracini (PSC), o presidente Paulo Márcio explicou que o motivo desta sessão extraordinária era para a formação das Comissões Permanentes da Câmara. Em seguida o vereador Evandro Ferracini, secretário da Mesa Diretora, passou a descrever a formação de cada Comissão Permanente e os nomes e cargos de cada vereador que fará parte da mesma. Veja as Comissões: Comissão de Legislação, Justiça e Redação: presidente Sandra Soares de Moraes Ferreira (PSDB), vice-presidente Priscila Grandchamp Bruno (PSC), membro Antonio Pereira (PDT) e suplentes Renato Vitor Marçal (PSDB), José Paulino de Souza (PSC) e Flávio da Silva Santos (PTB). Comissão de Direitos Humanos: presidente José Paulino de Souza (PSC), vice-presidente Sandra Soares de Moraes Ferreira (PSDB), membro Flávio da Silva Santos (PTB), suplentes Renato Vitor Marçal (PSDB), Luis Evandro Ferracini (PSC) e Diomar Mariotti Filho (PTB). Comissão de Administração e Obras Públicas: presidente Priscila Grandchamp Bruno (PSC), vice-presidente Renato Vitor Marçal (PSDB), membro Monclar Monte Alegre Costa (PTB), suplentes José Paulino de Souza (PSC), e José Francisco Leandro (PTB). Comissão de Finanças, Orçamento e Tomada de Contas: Sandra Soares de Moraes Ferreira (PSDB), vice-presidente Luis Evandro Ferracini (PSC), membro Diomar Mariotti Filho (PTB), suplentes Renato Vitor Marçal (PSDB), Priscila Grandchamp Bruno (PSC) e José Francisco Leandro (PTB). Comissão de Educação, Cultura, Esporte, Ciência e Saúde: presidente Priscila Grandchamp Bruno (PSC), vice-presidente Flávio da Silva Santos (PTB), membro Renato Vitor Marçal (PSDB), suplentes José Paulino de Souza (PSC), Diomar Mariotti Filho (PTB) e Sandra Soares de Moraes Ferreira (PSDB). Comissão de Agricultura, Indústria e Comércio: presidente José Paulino de Souza (PSC), vice-presidente Renato Vitor Marçal (PSDB), membro José Francisco Leandro (PTB), suplentes Priscila Grandchamp Bruno (PSC), Sandra Soares de Moraes Ferreira (PSDB) e Antonio Pereira (PDT). Conselho de Ética e Decoro Parlamentar: presidente Sandra Soares de Moraes Ferreira, vice-presidente Flávio da Silva Santos, membro Luis Evandro Ferracini. Líderes de Partidos: PTB José Francisco Leandro, PDT Antonio Pereira, PSDB Sandra Soares de Moraes Ferreira, PSC Priscila Grandchamp Bruno. Líder do Prefeito: José Paulino de Souza.   

Arantes não quer que tragédia de Santa Maria se repita em Minas Gerais

Parlamentar entrou com projeto de lei para proibir cartelas, comandas e shows pirotécnicos em casas noturnas

Arantes quer evitar tragédias em Minas como a que ocorreu em 
Santa Maria/RS.


Monte Santo: Em pleno recesso parlamentar, o deputado estadual Antônio Carlos Arantes entrou com um projeto de lei na Assembléia, que dispõe sobre a proibição de uso de comandas ou cartelas e da utilização de shows pirotécnicos sem prévia autorização do Corpo de Bombeiros em estabelecimentos de shows e casas noturnas em Minas Gerais. O deputado alegou que exemplos trágicos como o de Santa Maria no Rio Grande do Sul e o ocorrido no antigo Canecão Mineiro há 12 anos em Belo Horizonte não podem se repetir. “O projeto visa melhorar a segurança e também possibilitar o melhor atendimento às pessoas que frequentam estas casas noturnas”, ponderou.

No texto de justificativa, Antônio Carlos salienta ainda que na Argentina e nos Estados Unidos, além de alguns países da Europa, as chamadas comandas ou cartões foram totalmente banidas dos estabelecimentos de shows e casas noturnas, uma tentativa de dar mais segurança e conforto aos seus frequentadores. “Na hora de sair, por exemplo, é mais cômodo e ágil para a pessoa se retirar do evento e várias vidas poderiam ser salvas se os seguranças da boate Kiss não tivessem impedido, pelo menos no início como foi constatado, a saída das pessoas quando o fogo começou a se alastrar em função do receio de calote. Sem a comanda, repito, muitos se salvariam”, destacou.

Belo Horizonte viveu momento parecido em 2001, quando sete pessoas morreram em um incêndio no antigo Canecão, onde se situa a casa noturna Galopeira. 

Observando... As férias e o mundo

Após um final de ano maravilhoso, saí de merecidas férias. Quebrou-se a monotonia. A natureza, triste porque não estava sendo observada após este descanso explode em cores e as pessoas ficam mais importantes.

O cansaço nos faz ter uma visão de mundo apagada, em branco e preto e o mundo é muito colorido. A paixão pela vida vem redobrada, as crianças deixam de ser uns “diabinhos” que atormentam para serem anjos de candura. As flores das árvores que caem no chão deixam de ser sujeira para representar a renovação, dá uma saudade danada da escola, dos alunos e dos companheiros.

Todos os aborrecimentos ficam para trás, lá longe em 2012. 2013 começa dinâmico e cheio de desastres, é virose na cidade, incêndio no sul do Brasil, dados estatísticos que demonstram alguns fracassos do ano que passou, mas, a luz da vida nos faz olhar para o calendário (o tempo) de forma otimista e cheia de coragem. Dá uma vontade de abraçar o mundo, colocar todos os que não nos acham simpáticos dentro de uma caixa, fechá-la e daí muito tempo abrir a caixa e ver se dá para tirá-los de lá. Os amigos sinceros, não, estes continuam a amar e serem amados. Dentro do espaço, os acontecimentos fazem o tempo. 

E agora, lá vem o Carnaval. Será que depois, 2013 começa sem desastres, sem feriados e com sabor para todos?

Obs. 1 – Caríssimos leitores, por favor, recebam esta colunista de braços abertos, pois estava com saudades de vocês.

Obs. 2 – Dia 08 de fevereiro teremos dois aniversários. – Elisa, minha sobrinha querida, mãe do Pedro. – Meire, lá de Guaranésia, amiga querida. Dia 08 então: “Você pensa que cachaça é água, cachaça não é água não...”.

Cida Heluany - cidadã monte-santense

Crianças e internet

Estudo mostra que as crianças brasileiras são as que entram mais cedo nas redes sociais, ou seja, em média, com nove anos de idade. E seis entre dez pais permitem que seus filhos tenham perfis nesses sites, representando 63% do total. A porcentagem no Japão é de 12%, na França é de 45%, nos EUA, 48%;  e, no Brasil, 63%. (Fonte: Internet Safety for Kids&families)                             

Por outro lado, o estudo mostra que os pais brasileiros são os mais preocupados com a privacidade de seus filhos. E, 90% dos pais, estão entre os contatos de seus filhos nas redes sociais; o que os mantém informados sobre o comportamento deles. Uma pesquisa sobre os smarphones revelou que a maioria dos pais não compra esse tipo de aparelho para os filhos. O maior índice da pesquisa é dos pais brasileiros, ou seja, 27%.

Por outro lado, veremos que a internet pode ser uma grande aliada da educação. A revista Época deste mês (janeiro) traz um artigo sobre o americano Salman Khan, autor de aulas em vídeos que já foram vistas mais de 200 milhões de vezes no You  Tube. Ele é matemático e engenheiro, diplomado pela Universidade Harvard e do Massachusetts Institute of Tecnology, nos Estados Unidos. Ele propõe um modelo de ensino conhecido como flipped classroom. Isso é o seguinte: as crianças assistem a vídeos curtos em casa, e depois, na sala de aula, debatem o assunto, tiram dúvidas e resolvem problemas.

Nessa entrevista da revista Época, Khan diz que o que o motivou a criar o novo método foi o fato de ver amigos muito inteligentes e aprendendo por meio da memorização de fórmulas, estudando para provas e esquecendo tudo no dia seguinte. Ele não concorda que, numa sala de aula, só professor fala e o aluno escuta. “O ideal é que se estude por meio da interação, da discussão, construindo coisas,...” Enfim, isso significa que a prática é mais eficaz que a teoria. No entanto, sem a teoria, muitas vezes, só a prática, não é eficiente ou suficiente. Como em tudo, nessa vida, é preciso encontrar o ponto ideal.  Mas o professor, na frente da classe, só ele falando, explicando e os alunos ouvindo, ou divagando, não funciona mais! Isso é coisa do passado, quando ainda não havia toda essa tecnologia de hoje! Atualmente, o aluno tem de ser o agente e não o paciente. E o professor, o orientador, porque “Se apenas eu falo e você apenas escuta, não é educação” (Salman Khan).

“A presidente Dilma Rousseff recebeu nesta quarta-feira, dia 16 (exatamente o dia em que estou escrevendo essa crônica), o professor norte-americano Salman Khan, segundo informou o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, para firmar, com  esse educador, uma parceria na realização de pesquisas pedagógicas no Brasil. O foco principal seria os anos iniciais da educação básica. O professor Salman Khan é fundador da Khan Academy, organização sem fins lucrativos com mais de 3,8 mil videoaulas gratuitas postadas na internet.”

Obs. A presidente Dilma Rousseff convidou o professor Salman Khan para também desenvolver pesquisas educacionais e pedagógicas aqui no Brasil. Os vídeos produzidos pela Khan Academy são gratuitos e possuem mais de 6 milhões de acessos mensais.

Professora Nilzinha

Montanhas moídas


Eu tenho um torno para fazer trabalhos com madeira. Sei fazer alguma coisa e gosto muito do passatempo. Certo dia, estava observando, quando se lixa no torno, o chão cobre-se de areia de lixa. Associei tal fato com os ventos lá em cima dos montes lixando os cumes, a planície em baixo enche-se de areia, tornando-se deserto. Os desertos não são os fundos de mares ressecados, e sim serragem e poeira de lixa das montanhas moídas por ventos secos. A sua distribuição prova isso sem dúvida, pois, ela se faz de acordo com as correntes de vento. 

Desligo o torno, tomo banho, deito em sofá no meu escritório e fiquei olhando o meu globo terrestre sobre a estante e fiquei chocado com a extensão dos desertos. Como é pouco o espaço reservado ao homem neste planeta: três quintos são mar, e do que resta um quarto é deserto! Os desertos estendem-se em duas faixas paralelas ao Equador em torno do globo terrestre na altura das latitudes doscavalos( nome que se deve ao fato de que os marinheiros eram forçados a lançarem ao mar os seus carregamentos de cavalos, a fim de pouparem água potável por causa das calmarias, isto é, falta de vento. E da zona onde o ar subia do equador e ali despejou as chuvas, desce seco e onde chove pouco 

Pode-se traduzir que os desertos são cemitérios de montanhas, mas não são pacíficos e sim agressivos. Se dos montes se pode dizer que as pedras rolam para baixo, então vale dizer-se dos desertos que a areia só caminha para a frente. Os desertos apresentam tendência para estender; retraírem-se constitui exceção. Por toda parte, nos limites do Império Romano encontram-se à beira dos desertos cidades soterradas. 

Cada fragmento de rocha é lixado durante tanto tempo até se tornar redondo, jazendo os maiores nas depressões como crânios, os médios como pães e os menores como ovos e lentilhas. Quando Cristo se achava no deserto, o demônio aproximou-se dele apontando para as pedras no chão e disse:” faça com que estas pedras se transformem em pão”, pois ali estavam – eram pães petrificados. Quando Cristo passou pelo campo amaldiçoado, onde um campônio recolhia pedrinhas do solo, perguntou-lhe o que semeava e recebeu a resposta mal- humorada: “então não vês? São ervilhas”, pois o vento lixou as pedrinhas do campo dando-lhe a forma de ervilhas. A terra em que Cristo viveu é uma região polida pelo vento. Ainda bem que o deserto de Saara não foi provocado pelo homem e sim por uma mudança de poucos graus no eixo de rotação terrestre, gerando grande transformação climática. A preocupação de um homem é como um pássaro que assenta em sua cabeça. Será prudente não deixar fazer ninho nem deserto!
Professor Adhemar

Carnaval/2013: Escolas de Samba do Braz e do Belém estão prontas para desfilarem na passarela

Gabriela Ramalho, Rainha da Bateria do Belém

Juliana de Oliveira Duarte, Rainha da Bateria do Braz 

Monte Santo: Com apoio da Prefeitura Municipal de Monte Santo de Minas as duas tradicionais escolas de samba de toda a nossa região, já estão com tudo pronto para, mais uma vez, promoverem uma grande festa na Pedro Paulino, a passarela do samba de Monte Santo.

Conforme a nossa “Folha” apurou, nos barracões das Escolas de Samba do Braz e do Belém os preparativos dos carros alegóricos e dos adereços seguem em ritmo acelerado para o desfile de sábado, 9 de fevereiro. As voluntárias também se apressam na confecção das fantasias e na colocação das lantejoulas. Mas, tudo que está sendo feito não é mostrado para o público antes do desfile, é “segredo de estado”. Braz e Belém, com seus enredos, se empenharão para levantar o público na Pedro Paulino. E, pelo grande público que tem comparecido nos ensaios da bateria das escolas, a Pedro Paulino irá tremer com a passagem dessas duas tradicionais escolas de samba. Os mestres de bateria Massafina (Belém) e Gustavo (Braz) durante os ensaios, coordenam o ritmo e criam as características do batuque que deve acompanhar o samba-enredo da agremiação. 

A Escola de Samba do Braz terá como enredo “No Palco da Vida a Estrela Sou Eu”, com letra e música do samba-enredo de autoria de Kimurinha. O samba-enredo será cantado na avenida pelos intérpretes Kimurinha, Babalu, Marcinho, Kleber, Pedrinho Robinho e no cavaquinho estarão Geovani e Sidnei. O mestre de bateria é o Gustavo e a direção de Jairinho Jerônimo. Juliana de Oliveira Duarte será a Rainha da Bateria. 

Já a Escola de Samba do Belém entrará na avenida com o enredo “Luz, Câmera, Belém em Ação, Cinema Made in Brasil”, de autoria da professora Marlene Puci Palacini, com a música e arranjo do samba-enredo de autoria de Joaquim Ferreira. Ana Paula Pereira de Mello Ramalho é a figurinista da escola. O samba-enredo será interpretado na passarela do samba pelos cantores Joaquim, Caburé, Adriano, Otávio, Tiago e Carlão, e no cavaquinho estarão Pinguim e Wellington. Massafina é o mestre de bateria e Gabriela Ramalho será a Rainha da Bateria.  

Cinco noites de muita folia
O Carnaval/2013, promovido pela Prefeitura Municipal, que terá cinco noites de muita alegria e diversão, começará na sexta-feira, 8 de fevereiro, e se encerrará na terça-feira, 12. As Escolas de Samba do Braz e do Belém estarão desfilando no sábado, 9 de fevereiro, e na segunda-feira, 11. Os foliões terão cinco noites de shows. Na sexta-feira, 8, Banda do Guetto. Sábado, 9, Amanda Alves. Domingo, 10, Intercâmbio. Segunda-feira, 11, Zumbaia. Terça-feira, 12, Show Top Dj. Haverá também uma matinê infantil no domingo, às 16h00, em frente ao palco.

Número de produtores de café em busca de capacitação dobra na região de atuação da COOXUPÉ

Durante 2012 cooperativa, em parceria com o Senar-Minas, promoveu mais de 240 cursos levando temas como segurança, baixos custos e qualidade de vida nas lavouras para os pequenos produtores
Produtores no curso de Aplicação de Agrotóxicos realizado em Botelhos/MG

Desde 2010 a COOXUPÉ – cooperativa mineira de café com mais de 11 mil cooperados - promove em parceria com o Senar-Minas (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), cursos e capacitações que atendem a necessidade do produtor rural, principalmente dos pequenos, que vivem da agricultura familiar. Com investimento de R$ 470 mil vindo de ambas as entidades, o convênio atende 18 municípios oferecendo cursos gratuitos com temas que refletem a demanda e as peculiaridades de cada região produtora do grão. Em um balanço realizado recentemente pelo Senar, o número de cursos oferecidos nas Unidades de Negócios da cooperativa cresceu, até o final de 2012, 52% em relação a 2011. “Foi um ano de consolidação da parceria entre a COOXUPÉ e o Senar-Minas. Realizamos até 21 de dezembro do ano passado, 247 cursos e capacitamos 2.942 produtores cooperados”, revela Rodrigo de Castro Diniz, Gerente Regional do Senar. Como a parceria acontece ao longo de três anos, Rodrigo avalia que os produtores estão mais atentos ao processo de inscrição dos cursos e eventos. “Estes números são resultados de duas frentes: o produtor busca cada vez mais pela capacitação e nós estamos entendendo melhor suas necessidades”, conta. Para o Gerente de Desenvolvimento Técnico da COOXUPÉ, José Geraldo Junqueira, a parceria entre as instituições é extremamente importante, pois está alinhada com o objetivo da cooperativa em promover o conhecimento e a qualidade de vida no campo. “Nossos técnicos e engenheiros agrônomos estão sempre visitando propriedades e conhecendo a necessidade do cooperado. Isso amplia as possibilidades dos nossos serviços, porque oferecemos o que eles precisam. Hoje, quem detém a informação, está um passo à frente”, revela. No ano passado, as capacitações mais procuradas foram aplicação de agrotóxico na lavoura e utilização correta da roçadeira/derriçadora. Outros cursos que compõe o convênio Senar são: administração rural, aplicação correta de agrotóxicos, classificação e degustação de café, orientações sobre a utilização correta do terreiro no processo de secagem do café, saneamento, qualidade da água e custos de produção. Sobre a Cooxupé A cooperativa mineira de café com cerca de 11 mil cooperados, 84% deles pequenos produtores, atende cafeicultores do Sul de Minas, Cerrado Mineiro e Vale do Rio Pardo. Ao longo dos seus 80 anos de história, a entidade reuniu números expressivos, ganhando liderança nas exportações do grão e ampliando mercados, como o de cafés especiais e certificados. Líder na exportação de café em 2008 e 2010, a COOXUPÉ também bateu recorde no agronegócio brasileiro em 2011, exportando o maior volume de café da história brasileira – 2,46 milhões de sacas. Phábrica de Ideias Assessoria de Imprensa

Equipe do Barcelona fatura o Campeonato Society do CREG

Elenco do Barcelona campeão: Douglas, PAH, Vaguinho, Felipe, Marquito, Dedé, Luiz Claudio, Fabinho, Gabriel, Tita, Faguinho

Guaranésia: Com uma boa organização por parte do CREG, encerrou-se o campeonato Society 2013, da agremiação. Ao todo participaram 8 times, sub- divididos em duas chaves de quatro equipes para cada lado. Os jogos aconteceram nas segundas, quartas e sextas-feiras, com o inicio dia 9 de janeiro e o término dia 25. A competição levou um bom público à sede principal do CREG, principalmente no jogo da final, sendo este muito disputado até os minutos finais da partida. O time do Barcelona com mérito levou a melhor contra o time do Paulinho Sports, resultado final de 4 gols para o time do Barcelona e 2 gols para o time do Paulinho Sports. A etapa inicial terminou empatada em 2 x 2 com gols de Luiz Claudio e Douglas para o Barcelona e Duzinho e Batata para o Paulinho Sports. Na segunda etapa saíram mais 2 gols sendo de Faguinho e Fabinho para o Barça, sacramentando assim o resultado final  de 4 x 2 para o Barça. O artilheiro do certame mais uma vez foi Beto com 7 gols, o goleiro menos vazado foi Cristiano (Mú) com 8 gols sofridos ambos da equipe do Paulinho Sports. Em 3º lugar ficou o time do Nova Geração e em 4º o time do CREG.

Guaranésia terá Minas ao Luar


Guaranésia: Não se pode ter certeza sobre quando e onde o Homem aprendeu a modular sons, porém ao emitir seus primeiros grunhidos e gritos, o ser humano, talvez inadvertidamente, inaugurava uma das mais expressivas relações entre o ser pensante e o sensível germe da Cultura. Cantar, desde então, tornou-se uma corrente de expressão da alegria, do medo, da tristeza, da exaltação, da inteligência, do ódio e do amor do animal pensante. A promoção e divulgação do evento são realizadas pela TV Globo Minas, afiliadas e associadas, no Estado. As apresentações são abertas à livre participação popular onde tem a média histórica de público assistente, em cada ano, tem sido de 3.500/4.000 pessoas por apresentação. As montagens físicas em cada localidade são em espaços públicos adequados, o palco cenográfico, camarim, equipagem de som e iluminação – profissionais -, além de barracas de comidas e bebidas, estandes promocionais, e outros materiais e adereços destinados à exposição de marcas das instituições participantes. As montagens iniciam-se com antecedência de, pelo menos, 36 horas antes da apresentação do evento. Outro parceiro do evento é o SESC de Minas Gerais que assume sua realização, firmando parcerias locais com os Executivos Municipais, e outros organismos culturais e civis. Em Guaranésia esta festa vai acontecer no dia 09 de março, às 21h00, com musicais e participação especial.

Placar Esportivo Sebastião Vitalino começa 2013 em pleno vapor


Guaranésia: Este ano de 2013 está sendo bastante proveitoso para o senhor Sebastião Vitalino, pois seu Placar Esportivo teve aumentado o número de times participantes do quadro, que compõe a lista de equipes que jogam o ano todo entre si. Marca registrada no esporte local, o Placar Esportivo acompanha os guaranesianos e toda região há cerca de 30 anos. Sempre com coerência e critérios vem marcando semanalmente as emoções esportivas. São inúmeras cidades e zonas rurais, que se utilizam deste meio como forma de marcar seus jogos semanais. Nestes últimos 30 anos muita coisa mudou no campo da tecnologia, veio a internet, celular, e-mails entre outros tipos de comunicação, mas nada substituiu a forma competente e amiga de marcar as partidas como faz o senhor Sebastião.  O formato do Placar não pretende mudar os torneios, vão acontecer normalmente festivais e campeonatos sempre contanto com apoio da nossa “Folha” e Departamento Municipal de Esporte de Guaranésia.

Rádio Comunitária já está em funcionamento com o programa de noticias “Em Pauta”


Os idealizadores do programa “Em Pauta”, que vai ao ar na emissora às 18h00: Paulo Marcos, Claudio (Maritaca) e Afonso Henrique    

Guaranésia: Inaugurada no dia primeiro de maio de 2012, a Rádio Comunitária 87,9 Guaranésia Viva, desde então vem ganhando formas robustas nas suas atividades diárias. Com o intuito de levar lazer, esporte, prestação de serviço e acima de tudo muita informação aos ouvintes, vem ganhando a preferência popular. Exemplo disto é o programa “Em Pauta”, levado ao ar de segunda a sexta-feira às 18h00, e retransmitido às 11h00 do dia seguinte, que tem recebido boas criticas. 

A emissora é coordenada por um grupo de cinco pessoas e é um seguimento da ONG Guaranésia Viva. Em breve é esperado um programa esportivo e os seus idealizadores, aos poucos, estão formando a grade de programação para o horário comercial. Aos domingos às 16h00 é levado ao ar o programa Roda de Viola com Danilo Estrada, sempre com boas e ótimas participações, sendo uma atração a mais para o final de semana. Neste programa você pode curtir a verdadeira musica brasileira. Em conversa com os organizadores da Rádio, os mesmos disseram a nossa reportagem que “a Rádio está totalmente legalizada perante o Ministério das Comunicações, tem o Alvará de Funcionamento devidamente regularizado. Para conseguir esta concessão foi uma luta árdua de aproximadamente 4 anos de muito trabalho, sendo necessário as assinaturas do então Ministro das Comunicações Hélio Costa, Presidente Luiz Inácio (Lula) e da atual presidenta Dilma Rousseff”,  finalizaram.

Campeonato de Futsal de Férias em Arceburgo






Arceburgo:  No ultimo dia 21 de janeiro sob o comando do novo Departamento de Esportes se deu o inicio a mais um tradicional Campeonato de Futsal de Férias Janeiro/2013 em Arceburgo, com a inscrição de dez equipes locais e mais as equipes Chico’s de Monte Santo de Minas, e da fortíssima equipe do Clube Operário de Guaxupé, formando assim doze equipes que através de sorteio foram separadas em 03 (três)  grupos com 04 equipes, onde ficaram definidas assim:


Destaques para as equipes do Burgo Motor’s Futsal que detém 03 títulos da competição arceburguense, sendo um bicampeonato consecutivo Jan/2012, Jul/2012 e luta pelo tetra campeonato, e ainda a equipe do Dallas Futsal, sendo a maior participante do tradicional Campeonato de Futsal de Férias em Arceburgo.

A nova dupla Pepe Fernandes, Diretor do Departamento de Esportes, junto com o senhor José Giolo, Secretário de Meio Ambiente Esporte e Lazer, conhecedores e amantes do esporte em nossa cidade e região. Dupla essa que terá a incumbência de comandar e organizar o esporte em Arceburgo, nos próximos 4 anos, ambos estão muito otimistas com o desenvolver do campeonato, que se estenderá até o dia 01 de fevereiro, onde os mesmos planejam uma grande festa de encerramento, com a participação de todas as autoridades locais, a Banda de Musica Fortaleza sob a regência de Rodrigo Morigi, que além do hino nacional animará os torcedores presentes nos intervalos dos jogos. Terá também um amistoso entre as equipes Arceburgo X Guaxupé de futsal feminino. Com tudo isso o ano esportivo em Arceburgo começa a todo o vapor e com promessas da organização de muitas competições em varias modalidades esportivas em nossa cidade, além da participação de varias competições por toda nossa região, e consideráveis melhoras para o ano de 2013.

Deputado Melles comemora marca de 274,5 mil Empreendedores Individuais em Minas Gerais

SEBRAE divulga levantamento confirmando ampliação do número de micro empreendedores individuais.


S.S.Paraíso: O deputado federal Carlos Melles, relator do PLP 128/08, que complementou a Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas e instituiu a figura do Empreendedor Individual, comemorou o levantamento divulgado pelo Sebrae Minas confirmando que cerca de 87 mil mineiros se tornaram Empreendedores Individuais em 2012.
O levantamento feito pela entidade mostra que o estado ultrapassou em 25% da meta estabelecida para o ano passado. “Eu quero cumprimentar o Sebrae por esta conquista e dizer da alegria em ter sido o parceiro político nesta empreitada em favor dos pequenos negócios, que juntos formam uma base econômica e social extraordinária para Minas e o Brasil. Desde a criação do Empreendedor Individual, em 2009, já são mais de 274,5 mil formalizados em Minas Gerais e mais de 2,6 milhões no Brasil. É uma marca que confirma o sucesso deste trabalho, iniciado com a Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas”, comenta o deputado, que presidiu em 2006 a comissão especial de microempresa da Câmara dos Deputados, responsável pela aprovação tanto da Lei Geral quando do Empreendedor Individual.
Minas fechou o ano sendo o terceiro maior estado em número de Empreendedores Individuais, perdendo apenas para São Paulo (647 mil) e o Rio de Janeiro (327 mil).
De acordo com o Sebrae, os segmentos de comércio de artigos do vestuário e cabeleireiro, representaram aproximadamente 20% das formalizações no estado. Outras atividades que tiveram uma grande concentração de formalizados em Minas foram: bares, lanchonetes, obras de alvenaria, serviços de estética e beleza, serviços de eletricista, comércio varejista de bebidas e fornecimento de alimentos.
As regiões Centro e Sul de Minas concentram mais da metade dos Empreendedores Individuais cadastrados no estado.
Prefeitos e Microempresa - O Sebrae está estimulando os prefeitos, principalmente os que cumprem pela primeira vez o mandato executivo, sobre a importância de investir nas micro e pequenas empresas para desenvolver a economia local. Para subsidiar os trabalhos dos gestores municipais, a instituição está distribuindo o Guia do Prefeito Empreendedor, onde são apresentados dez passos e cem ações que os prefeitos podem adotar para estimular o segmento dos pequenos negócios, como comprar merenda, uniformes e material de escritório, além de incentivar a formalização dos empreendedores.
Desde 2006, quando foi criada a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, quase quatro mil cidades aprovaram normas locais sobre o tema, mas apenas 600 municípios de fato passaram a utilizar os benefícios da lei. O presidente do Sebrae, Luiz Barretto, ao discursar aos mais de 5,5 mil participantes do Encontro Nacional com Novos Prefeitos e Prefeitas, reafirmou o total apoio do Sebrae aos prefeitos que criarem um melhor ambiente para os pequenos negócios em seus municípios. “É indispensável a iniciativa dos prefeitos para promover as micro e pequenas empresas, e com elas o desenvolvimento local”, afirmou.  
Segundo Barretto, “a Lei Geral representou um divisor de águas ao promover um tratamento adequado aos pequenos negócios”. Desde sua criação, a participação das micro e pequenas empresas nas licitações saltou de 14% para 28%. De acordo com dados do governo federal, as vendas dos pequenos negócios passaram de R$ 2 bilhões para R$ 15 bilhões. Apesar disso, esse valor ainda é baixo se comparado aos gastos de estados e municípios, que chegam a R$ 400 bilhões por ano.
O primeiro passo do manual fala justamente da importância de implementar a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa. Entre os benefícios previstos na lei estão o estímulo à participação nas compras governamentais, a preferência para os pequenos negócios nas licitações até R$ 80 mil e a criação do Simples Nacional, regime tributário específico para o segmento, com redução da carga de impostos e simplificação dos processos de cálculo e recolhimento.
Já o segundo passo mostra a necessidade de incentivar a formalização dos microempreendedores individuais (MEI), trabalhadores por conta própria e que faturam até R$ 60 mil por ano. Ser um MEI traz vários benefícios para o cidadão e o município. Ao se formalizar, esses empresários passam a ter o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ), a emitir nota fiscal e, com isso, podem participar de licitações públicas, ter acesso mais fácil a empréstimos, utilizar máquinas de cartão de crédito nas vendas, entre outros benefícios. Eles também passam a fazer parte da Previdência Social e têm direito à aposentadoria, auxílio-doença e salário-maternidade. Contribuem mensalmente com 5% do salário mínimo e mais R$ 5 de ISS e R$ 1 de ICMS, dependendo da atividade desenvolvida, pago em um único boleto. 
Paulo H. Delfante
Coordenação de Comunicação Deputado Carlos Melles

20ª Cia PM Ind de São Sebastião do Paraíso tem novo comando

Cel. PM Daniel Paulino ao lado do vereador de Guaranésia Diego de Castro, que participou da solenidade de troca de comando da PM

S.S.Paraíso: O Comandante da 18ª Região de Polícia Militar, Coronel PM Edilson Ivair Costa presidiu os atos de inauguração da foto do Ten Cel PM Ronaldo Antônio Bernardes na Galeria de Ex-Comandantes, na sala do Comando da 20ª Cia PM Ind, e a Cerimônia de Passagem de Comando, que aconteceu no Teatro Municipal Sebastião Furlan. Durante a Cerimônia de inauguração do retrato, a esposa do Ten Cel Bernardes, senhora Tânia Maria Pimenta Bernardes, foi homenageada com um buquê de flores entregue pela Cb PM Érica.´

Na solenidade realizada no final da tarde no Teatro Municipal Sebastião Furlan, o Ten Cel PM Ronaldo Antônio Bernardes transmitiu o comando da 20ª Cia PM Ind de São Sebastião do Paraíso para o Ten Cel PM Daniel Paulino de Souza. Autoridades militares, prefeitos, secretários municipais, vereadores, representantes do Judiciário, Ministério Público e representantes de segmentos da sociedade presenciaram a transmissão do cargo de Comandante. Na solenidade foi lida uma Menção Elogiosa ao Ten Cel PM Ronaldo Antônio Bernardes, concedida pelo Coronel PM Edilson Ivair Costa, comandante da 18ª Região de Polí¬cia Militar. “Vivo a expectativa de começar um novo tempo, e as mesmas emoções de quando assumi o comando da 18ª Cia PM Ind de Alfenas”, disse o tenente coronel Daniel Paulino, novo Comandante da 20ª Cia PM Ind. Ao final da solenidade da solenidade todos os presentes foram convidados para um coquetel que foi servido no rol de entrada do teatro, onde os comandantes substituído e substituto receberam os cumprimentos.


Secretário ouve demandas de produtores rurais


S.S.Paraíso: O secretário municipal de Agricultura, Mauro Westin, recebeu na tarde de quarta-feira (20), o presidente do Conselho Municipal do Desenvolvimento Rural e Sustentável (CMDRS), Marco Aurélio de Paula, e representantes das associações de produtores rurais para ouvir as demandas e apresentar para alavancar o setor agropecuário e hortifrutigranjeiro em São Sebastião do Paraíso.

Segundo Westin, a atual administração pretende valorizar cada vez mais a classe produtiva, fazendo com que a população, principalmente os jovens, saibam o que se planta e o que é comercializado na cidade, na região e em outros mercados consumidores, inclusive internacionais. “É preciso que os produtores sejam respeitados dentro do município, que as compras e as vendas sejam boas e o trabalho realizado em forma de cooperação”, destacou o secretário.

Mesmo o forte do município sendo a produção de café e leite, muitas famílias estão diversificando suas culturas, optando, por exemplo, pela lichia, banana, figo, tomate, mandioca, produção de doces, criação de gado e granja. “A determinação do prefeito Rêmolo Aloise é que as secretarias de Agricultura, Meio Ambiente e Obras trabalhem em conjunto para atender as demandas dos produtores rurais, principalmente na manutenção de estradas, viabilizando o escoamento das produções e na parte de legislação”, ressaltou Westin.

O secretário sinalizou que as parcerias da Prefeitura vão continuar com órgãos como o Instituto Estadual de Florestas (IEF), Empresa Mineira de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater) e o Instituto do Meio Ambiente (IMA), além do trabalho conjunto realizado com as cooperativas de leite (Coolapa e Aviação), café (Cooparaíso), Associação Comercial, Banco do Brasil e empresas que atuam no setor, como a Matsuda (sementes e implementos agrícolas).

Entre as principais demandas apresentadas pelos produtores está a emissão da nota fiscal para comercialização dos produtos, onde muitos deles fazem em outros municípios, como Fortaleza de Minas e Santo Antônio da Alegria/SP, devido à questões de proximidade, facilidade e impostos. Outro pedido feito pelas famílias é um incentivo da administração para que elas tenham outras fontes de renda. O preço oscilante pago pelos compradores dos produtos foi outro item destacado, além da patrulha agrícola, hoje com muitas máquinas sucateadas.

Uma das políticas de fomento apresentadas pelo secretário Westin é a construção de uma estufa no Parque Municipal da Serrinha (às margens da rodovia BR 265 – saída para Ribeirão Preto/SP), dimensionada tecnicamente, mantida com pessoal treinado, para produção e fornecimento de mudas às associações, principalmente de alimentos como a beterraba e a cenoura, além de flores para a manutenção das praças.

Outra proposta destacada foi a criação de um Centro de Distribuição na cidade, tipo um mini Ceasa, para a melhor comercialização dos produtos. “Temos que atender a merenda escolar (fonte de renda da maioria das associações), mas é preciso atender ao mercado consumidor”, recomendou Westin. O lançamento de cartilhas específicas e a construção de uma câmera fria também foi outra ideia anunciada na reunião.

De acordo com Marco Aurélio de Paula, presidente do CMDRS, no ano passado mais de R$ 150 milhões foram pagos às associações de famílias pela venda de seus produtos. Atualmente, o Conselho é formado pela união de dez associações, envolvendo cada uma mais de 20 famílias da zona rural do município, localizadas nas regiões da Faxina, Nossa Senhora das Mercês, Morro Vermelho, Barreiro, Queimada Velha, Itaguaba, Volpes, Pimentas, Termópolis e no distrito de Guardinha.

A maioria das associações já possui Telecentro em funcionamento, o que possibilita às famílias um contato maior com a internet, através de cursos profissionalizantes e à distância. A manutenção da rede é feita por uma empresa privada através de parceria com o CMDRS. A ferramenta poderá ser utilizada para um contato mais rápido e direto do produtor e suas demandas com a Prefeitura na solução dos problemas.

O presidente destacou que vários setores da sociedade tem procurado o Conselho para trabalhos de pesquisas nas fazendas, como a Universidade Federal de Lavras (Ufla), interessada no cultivo do figo. Marco Aurélio ainda ressaltou a importância das viagens a eventos como a Agrishow — para efetuar negócios e conhecer de perto as novas tecnologias, além de se manter no município a celebração do ano agrícola, um encontro onde as famílias se confraternizam e expõe seus produtos.

Outra reunião entre a Secretaria de Agricultura, o conselho e as associações deverá ser marcada nas próximas semanas, desta vez com a presença do secretário municipal de Obras e Planejamento Urbano, Maurício Marcolini, para tratar da manutenção das estradas rurais e do transporte escolar — muitas famílias reclamam que os veículos pegam as crianças de madrugada para irem à escola. A questão da segaurança e da patrulha rural deverá ser pauta de outro encontro.
texto e fotos: Adriano Rosa

Vitrine

O garotão cheio de charme que está na foto é o Leandro, filho do casal Tiãozinho e Fabiana, que no dia 10 de fevereiro estará comemorando os seus 3 aninhos de vida. Sapeca e cheio de vida, Leandro tem feito a alegria de seus pais. Todos nós da nossa “Folha” estamos desejando muitas felicidades ao Leandro. Parabéns!

 O vice-prefeito Daniel Moraes, tem sido importante neste início de mandato para o prefeito Militão.

João Saulo, presidente da ACIMS, junto ao prefeito Militão, em pose especial para a nossa “Folha”.

Na cerimônia de posse dos eleitos no poliesportivo de Monte Santo, vemos a vereadora Sandra Soares, Zezé Neves e dona Mercedes, mãe do prefeito Militão.

Ita e sua neta Rafaela, com o prefeito Militão durante a cerimônia de posse no poliesportivo 

Sempre nos melhores lugares da cidade vemos Eduardo com o filho Jeferson na Praça Dona Sinhá, em Guaranésia.

 O casal Humberto e Luciana comemorou neste mês de Janeiro de 2013, 10 anos de união com Bodas de Estanho. A festa aconteceu na Chácara do Chiquitão onde recebeu familiares, amigos de Guaranésia e de São Paulo.  Parabéns ao casal por esta importante data. 

5ª Avenida


JANEIRÃO DE MUITOS ANIVERSÁRIOS
Tudo começa no 2 de janeiro quando Vânia Lucas Gomes completa mais um ano de vida, na cidade de Cássia, antes Santa Rita de Cássia, entre desfrutar sua aposentadoria e serviços voluntários, toca a vida.Uma ex colega de Secretaria de Estado da Fazenda, mas uma amiga, sempre.

No 4 de janeiro lá no torrão mineiro de Carmo do Cajuru, o sempre muito estimado Jacy Sudário, também, envolvido com a Fazenda, nem de longe associá-lo com o programa de mesmo nome de um canal de TV.

No 13 de janeiro, não preciso ir longe, pertinho, temos Norma da Silva, amiga de fé e Ranulfo Pereira de Castro, amizade antiga.

No 22 de janeiro, vem à mente Regina Aparecida Vieira, moradora da Londrina, que me parece ser outro país tal a distância que me separa desta amiga, tão irmã!

Guaxupé fica mais perto, porém o aniversariante Luiz Fernando de Souza não “ouviu” o telefone tocar no 22, dai o cumprimento segue via jornal, porque conheço seu hábito de ler, de cabo a rabo, os jornais do país.Terá que ler a Folha do Povo, ora!

Chegou o 24 de janeiro e ele pensa que eu me esqueci de sua data natalícia, está erradíssimo, porque neste dia nos cruzamos na cidade, só não houve tempo para frear e cumprimentar meu amigo José Luiz de Paula. 

Ufa!!! Chegando quase no final deste mês, no 29, apresento os meus cumprimentos para o jovem Fernando Pucci, de quem me lembro de quando pequeno era meu vizinho e fofinho. Hoje um rapagão cuja semelhança nos remete ao seu pai Roberto Pucci, uma figura ímpar desta cidade.

Finalmente é 30 e aqui em casa minha assessora Alessandra Fernandes vai ficar mais velha, mas o que fazer?... é a vida.
Que neste ano...

Que este ano seja um ano especial, cheio de conquistas, mas que com cada uma delas venha uma nova percepção do que realmente é ser feliz.

Que você consiga uma casa maior, mas que quase todos os cômodos fiquem vazios por sua família estar unida ao redor de uma única mesa.

Que você compre o carro dos seus sonhos, e descubra que ele pode ficar parado na garagem enquanto você caminha de mãos dadas por um parque.

Que você realize o desejo de comprar uma TV enorme, 3D, com home theater, mas que ela permaneça desligada durante o jantar, para que você possa ouvir como foi maravilhoso o dia da sua família.

Que sua conta bancária esteja satisfatoriamente recheada, mas sobretudo, que você tenha em seu bolso um ou dois reais para comprar algodão doce e saboreá-lo sujando os dedos.

Que você tenha um excelente plano de saúde, mas que se esqueça que ele existe por não precisar usá-lo.

Que você jante em badalados restaurantes para descobrir que maior chef que existe, cozinha todos os dias dentro da sua casa.

Que sua internet trafegue em altíssima velocidade, mas que sua melhor rede seja aquela pendurada entre duas árvores, onde você possa ouvir os pássaros cantarem.

Que você tenha um smartphone de última geração, mas que não precise usá-lo para dizer às pessoas mais importantes da sua vida o quanto elas são especiais.

Que você tenha um tablet, mas que use mais as pontas dos seus dedos para fazer cafunés do que para mandar e-mails.

Que você possa comprar boas roupas, bolsas e relógios, mas que sua verdadeira marca seja a “inspiração” deixada pelos lugares por onde passará.

E que assim, conquistando tudo o que você sempre quis, você descubra que mais importante do que aquilo que você tem, é o que você faz com tudo o que conquistou.

Encontrei este texto de Mauricio Louzada, num e.mail enviado por uma amiga muito especial : Regina Lanza e, achei que deveria passar para vocês, como uma reflexão para estes onze meses restantes de  2013, porque não sei se você percebeu, mas o Janeiro acabooouuu........

Emagrecer é uma das maiores alegrias das mulheres, segundo pesquisa



A maioria quer perder 10kg, mas só consegue perder, em geral, 3kg. Para elas, a felicidade é medida pela quantidade de quilos perdidos. Mas a maioria delas não se empenha para alcançar o peso desejado! Confira a pesquisa.

A felicidade de uma mulher pode ser medida pela quantidade de quilos que ela elimina? Acredite, a reposta é sim! Segundo uma pesquisa com 800 mulheres feita nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Recife e Porto Alegre, a pedido de uma marca de cereais matinais, revelou que o principal desejo da maioria delas é emagrecer. E mais da metade concorda que seria mais feliz com alguns “quilinhos” a menos.

O estudo realizado pelo Instituto de Pesquisas Ideafix envolveu mulheres de 18 a 45 anos, das classes A, B e C e buscou revelar a percepção das brasileiras sobre seu corpo e identificar seus hábitos em relação à alimentação, a dietas e atividades físicas. 
CONFIRA AQUI ALGUNS TÓPICOS ABORDADOS NA PESQUISA

Os resultados mostram que elas não se esforçam muito para alcançarem suas metas de perda de peso. Mesmo quando há esforços para o emagrecimento, a pesquisa conta que eles não são efetivos e o conhecido efeito sanfona é muito frequente. Para Alfredo Halpern, endocrinologista da Universidade de São Paulo (USP), os dados refletem uma realidade contraditória. “Elas estão preocupadas com o peso e a saúde, mas, talvez por falta de informação, não tenham hábitos como tomar regularmente um café da manhã balanceado, fracionar a alimentação com lanches entre as refeições e incorporar a atividade física à rotina. São mudanças simples e essenciais para atingir o peso adequado, mas precisam virar hábito e essa é a maior dificuldade”, diz.

Outra questão abordada na pesquisa foi que a atividade física não faz parte da rotina delas. Mais de 60% das mulheres apontam a falta de tempo como principal razão para o sedentarismo. Para o educador físico Dudu Netto, a falta ou escassez de tempo livre não pode ser um obstáculo. “Qualquer exercício é melhor que nenhum exercício. Caminhar 30 minutos alguns dias da semana já reduz em 50% o risco de doenças cardiovasculares e ainda motiva outros hábitos importantes para a manutenção do peso adequado, como a alimentação equilibrada”, ressalta.

Os dados mostraram ainda que quase metade das mulheres que querem emagrecer deseja eliminar pelo menos 10 quilos ou mais. Ainda assim, o corpo dos sonhos não é o magérrimo. Um total de 47,9% apontaram como ideal o estilo identificado pelas entrevistadas como “gostosa”. A preferência independe da cidade ou classe socioeconômica. Em segundo lugar ficou o estilo “cheinha”, que não chega a mostrar excesso de peso, apontado por 17,4%. A mulher magérrima foi apontada como corpo ideal por apenas 7%.
Fonte: estilo.br.msn.com

Jovem de Guaranésia morre afogado no Sítio Chorão


Guaranésia: No início da noite de sábado (26), informações desencontradas em Guaranésia, mas comentários fundamentados davam conta da morte do jovem Jonathan, vítima de afogamento na propriedade rural denominado Sítio Chorão.  O jovem Jonathan Weslei Barroso Pereira (18) residia no bairro Bom Jesus, e segundo informações a tragédia ocorreu por volta das 17h00, quando a vítima se divertia com cerca de dez amigos, entre homens e mulheres. De acordo com testemunhas, ele tentou atravessar o açude quando sentiu câimbras nas pernas e gritou por socorro, já no meio do açude. Dois de seus companheiros ainda tentaram  auxiliá-lo, mas a profundidade do açude, com aproximadamente oito metros, lhes impediram de salvá-lo. A Polícia Militar de Guaxupé compareceu ao local, tendo comunicado o fato para o Corpo de Bombeiros de São Sebastião do Paraíso, que se deslocou até o local para análise e posterior início das buscas, que tiveram início na manhã de domingo. Os Bombeiros retiraram o corpo na parte da manhã de domingo, 27, por volta das 10h00. Os mergulhadores encontraram a vítima há cerca de vinte metros distantes da margem do lago e cinco metros abaixo de sua superfície. Este açude é considerado traiçoeiro, pois informações dão conta de que inúmeras pessoas teriam morrido no local.

Autores tentam passar moeda falsa em Guaranésia


Guaranésia: Dia 20 de janeiro de 2013, domingo, às 00h30min, a PM foi solicitada a comparecer na Rua Sete de Setembro, nº 1252, Centro, no Auto Posto Matão, onde a vítima W.E.F, 18 anos, frentista, narrou que havia pego 02 cédulas de R$ 100,00 de dois indivíduos que ocupavam o veículo Fiat Siena de cor cinza, placas HFS-3835, Artur Nogueira/SP e abasteceram tal veículo efetuando o pagamento com as referidas cédulas, que posteriormente observou que as cédulas  eram falsas. De posse dos dados, a PM realizou rastreamento pela cidade, onde deparou com o veículo estacionado na Praça Dona Sinhá, Centro, e os ocupantes possivelmente estavam em uma das lanchonetes. Durante monitoramento foi visualizado os indivíduos saindo de uma lanchonete e ao ocuparem o veículo foram abordados, sendo estes reconhecidos pela vítima. Durante o desenrolar da ocorrência compareceu no local a vítima G.A.M, 56 anos, comerciante, alegando que também foi vítima dos indivíduos, os quais compraram uma cerveja em seu estabelecimento e efetuaram o pagamento com uma  cédula de  R$100,00 falsa. Ao ser verificado os dados dos indivíduos no sistema informatizado, foram constatados que havia um mandado de prisão em desfavor de um dos autores  R.J.S, 44 anos, desempregado, por tráfico de drogas. Foi encontrado em poder do outro autor C.F, 35 anos, desempregado, várias cédulas de diversos valores, possivelmente trocos de cédulas repassadas no comércio. No momento da abordagem também estavam no interior do veículo as autoras D.A.O, 20 anos, desempregada e R.F.S.F, 22 anos, desempregada e a menor infratora M.F.C.S, 15 anos, estudante, as quais faziam uso de bebidas alcoólicas. Foi registrado o BO 206/2013. Os autores foram presos e encaminhados a Delegacia juntamente com os materiais e o veículo apreendidos. Equipe: Sgt PM Godoi e Sd PM Diego.

Capotamento de veículo

Guaranésia: Dia 22 de Janeiro de 2013 – terça-feira, às 16h30min, a PM foi solicitada a comparecer na estrada vicinal que liga Guaranésia ao Distrito de Santa Cruz da Prata, aproximadamente 03 km da cidade, e no local, constatou a ocorrência de um acidente de trânsito (capotamento), envolvendo veiculo da Prefeitura Municipal de Guaranésia, tendo o condutor G.A.F.G, 34 anos, médico, que presta serviço no Posto de Saúde naquele distrito, alegado que transitava com o veiculo pela estada vicinal sentido Guaranésia e em uma curva perdeu o controle direcional, com isso capotando o veiculo. A vitima teve apenas um pequeno corte no couro cabeludo, sendo socorrida por terceiros e assistida no Pronto Socorro Municipal e liberada logo após o atendimento. Veículo sofreu dano de pequena monta e possui seguro opcional. A perícia técnica da polícia judiciária foi acionada, mas foi informado pelo delegado que não haveria pericia sendo o veiculo liberado no local. Foi registrado BO nº 242/2013. 

PM fecha boca de prostituição

Guaranésia: No domingo, 20 de janeiro de 2013, às 00h05min, durante operação batida policial, realizada em um bar localizado na rua vereador Roque Delorenzo, n.º 379, Jd Renovação, local este onde havia diversas denúncias relativas a prostituição e prostituição infanto juvenil, junto ao Conselho Tutelar e durante averiguações no interior do estabelecimento, foi verificado um comodo improvisado, cercado por engradados de garrafas coberto por lonas, e ao ser averiguado no interior desse comodo, verificou-se que havia duas mulheres nuas, juntamente com um menor de idade, o qual é filho da proprietaria do bar. No citado comodo haviam diversas embalagens de preservativos abertos e vários aparentando terem sido utilizados recentemente, fato este presenciado pelo conselheiro tutelar de plantão. Em diálogo com a proprietária do estabelecimento, esta confirmou que as autoras, as quais estavam nuas, já fizeram programas sexuais no referido comodo. Foi detectado tambem que no interior do bar, várias mulheres acompanhadas de homens, faziam uso de bebidas e segundo a proprietaria do estabelecimento, estas mulheres ficam no bar para incentivar os fregueses a fazerem uso de bebidas alcoolicas, sendo que estas recebem uma porcentagem por cada dose de bebida consumida. Foi constatado que o bar não possui alvará de funcionamento. Do fato, as autoras foram presa e conduzidas até a Delegacia da cidade de Guaxupé, onde foi lavrado o Auto de Prisão em Flagrante da proprietaria do estabelecimento, sendo registrado BO PM. Equipe: SGT Godoi, CB Ferreira, SD Wagner e SD Diego.

Mulher

Espaço Memória HR
Não há definição para este ser. Mas com certeza ela É, ou seja, ela É o diferencial que perturba a humanidade. Não vive sem o homem, isso é uma certeza, mas é a sensibilidade do universo. Pode ser cruel, esnobe, antipática, motivo de discórdia e de vidas jogadas ao vento. Enlouquece a todos. Tem a divina missão de gerar a vida e isso não tem descrição, certo de que com a participação do homem, só na concepção. Conheci algumas que me tiraram do sério e uma que me leva pro céu. Mulher, quase um deus, sendo que Deus não é homem nem mulher, mas os dois em sua divindade. Eu amo as mulheres como seres divinos, respeito e amo uma como minha genitora e adoro e amo uma como amiga, namorada, mulher...

Hyundai HB20X estreia no fim de fevereiro


Aventureiro da Hyundai tem como missão repartir vendas com Renault Sandero Stepway e VW CrossFox

Um mercado que movimenta quase 100 mil carros por ano aguçou a filial brasileira da sul-coreana Hyundai a estrear em um nicho de mercado. Após passar a operar por aqui com o lançamento do HB20 no ano passado, o fabricante começará a vender a versão com roupagem aventureira do modelo. Chamada de HB20X, estará disponível em quatro configurações, a partir da última semana de fevereiro.

Com preços que partem de R$ 48.755 e chegam a R$ 54.455, o HB20X também será fabricado em Piracicaba (SP). A Hyundai espera comercializar 10 mil unidades por ano, enquanto os líderes do segmento, Renault Sandero Stepway e VW CrossFox, vendem, respectivamente, 22 mil e 21 mil unidades cada. Os números são da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores). Em março, será a vez da versão sedã do HB20 chegar às lojas.
Desde a versão básica, a Style com câmbio manual, o HB20X oferece freios ABS, airbag duplo, alarme, farois de neblina, ar-condicionado manual, direção hidráulica, barra no teto, rodas de liga leve de 15 polegadas, CD player com bluetooth e acionamento elétrico dos vidros, retrovisores e portas. Opcionalmente, pode receber câmbio automático de quatro velocidades, assim como a topo de linha Premium.

Visualmente, o HB20X se diferencia da versão original pela maior altura do solo (4 cm a mais, totalizando 20,5 cm), proteção lateral, barra no teto, detalhes no interior - como pedais de alumínio, costura dupla dos bancos e CD player com bluetooth. Na parte da frente, a grade e a moldura do farol de neblina seguem o desenho dos utilitários da marca, enquanto a parte de trás conta com um adereço em plástico preto no para-choque.

Para equipar a novidade, a Hyundai escolheu o motor 1.6 16V de 128 cv de potência. Durante o teste drive do modelo com três ocupantes, o HB20X se mostrou ágil para a cidade, mas o motor perde um pouco de força nas retomadas de velocidade na estrada, tanto com transmissão automática como manual. A 120 km/h, a carroceria teve uma leve oscilação, mas que não chega a comprometer a sensação de segurança. A direção hidráulica é leve na medida para manobrar na cidade e ganhar velocidade na estrada.

O conjunto da suspensão, cujas molas foram recalibradas por serem mais longas, tem um bom ajuste e não tende a ser muito rígido nem macio. De acordo com a Hyundai, não há planos para comercializar pneus de uso misto (asfalto/terra), já que a vocação do modelo é essencialmente urbana.

O HB20X conta com garantia de cinco anos sem limite de quilometragem. As revisões possuem preço fixo, sendo que a mão de obra é gratuita nas duas primeiras. Assim como o HB20 e o próximo lançamento da marca, a configuração sedã do modelo, o HB20X será vendido nos distribuidores Hyundai.

Confira os preços do HB20X:
- Style manual - R$ 48.755
- Style automático - R$ 51.955
- Premium manual - R$ 51.255
- Premium automático - R$ 54.455
Pintura:
Metálica - R$ 1.045
Perolizada - R$ 1.245
Teste drive a convite da Hyundai Motor Brasil
Fonte: msn.icarros.com.br

Toyota se recupera e volta ao primeiro lugar em vendas globais em 2012


Marca japonesa, que perdeu o posto em 2011 para GM e Volkswagen, volto ao topo depois das catástrofes naturais que atingiram o Japão

A Toyota está de volta ao topo. A fabricante japonesa foi a que mais vendeu carros em 2012 e superou a General Motors e Volkswagen. A marca vendeu 9,75 milhões de veículos no ano passado, resultado recorde em seus 75 anos e alta de 22,6% em relação a 2011. O número foi ao encontro das previsões da Toyota feitas em dezembro e marca a recuperação do Grupo desde as catástrofes naturais que atingiram o Japão e a Tailândia – e causaram prejuízos na produção – e os sucessivos recalls que “mancharam” o nome da empresa.

A GM ficou na segunda posição com 9,28 milhões – um crescimento anual de 2,9%, e a Volkswagen completou o “pódio” com 9,07 milhões – um aumento de 11,2%. O Grupo Toyota liderou as vendas mundiais em 2008, 2009 e 2010 até chegar a 2011 onde registrou apenas o terceiro lugar. A Nissan, rival da Toyota no Japão, vendeu 4,94 milhões de veículos. Já a Honda atingiu a marca de 3,82% — um aumento anual de 19%.

A expectativa da Toyota para 2013 é chegar a 9,91 milhões de veículos – alta de 1,6% ante 2012. No entanto, os resultados positivos dependem das boas vendas nos Estados Unidos, alavancadas por incentivos governamentais. Eles que devem compensar a queda de 15% esperada para o Japão – causada pelo término da concessão de subsídios a carros mais eficientes, encerrados em setembro. Como era de se esperar, o conservadorismo da marca não permitiu qualquer previsão para a China, onde a Toyota ainda não tem grandes participações.
Fonte: motordream.uol.com.br