As Escolas de Samba do Braz e do Belém fecharam o carnaval monte-santense...

Membros de uma comissão da prefeitura de São Sebastião do Paraíso conseguiram com que representantes da Feam...

Dos dias 28 a 30 de janeiro, foi realizado no Centro de Convenções Ulisses Guimarães, em Brasília (DF), o Encontro Nacional com Novos Prefeitos e Prefeitas...

Na manhã deste domingo, 3 de fevereiro de 2013, dezenas de moradores do distrito de Milagre fizeram uma manifestação em frente ao quartel da PM de Monte Santo de Minas...

Veja as fotos do Carnaval 2013 no site do Belém e do Bráz...

Aconteceu na sexta-feira, 1º de fevereiro, a cerimônia de inauguração do trevo de acesso a Guaxupé, com saída para Guaranésia e São Pedro da União...

quarta-feira, 27 de junho de 2012

Resumo de Novelas - Capítulos dos dias 25 a 30 de junho

Malhação - Globo, 17h30
Segunda-feira - Gabriel percebe que Cristal está usando Tomás para manipulá-lo. Beatriz suspeita que Débora e Bernardo tenham colocado as bombinhas na fogueira. Dieguinho confessa a Tamtam que é seu admirador secreto e a beija. Débora fica com ciúmes ao ver Jefferson dançando com Aninha. Betão acredita que Nelson queira apressar o casamento com Natália por causa de uma gravidez. Natália conta para Alexia que Cristal e Tomás vão se casar. Gabriel recebe a notícia de que Moisés será intimado a comparecer à delegacia.
Terça-feira - Depois de saber da intimação de Moisés, Gabriel se preocupa com a segurança de Janjão. Alexia implora que Natália impeça Gabriel de ser manipulado por Cristal. Gabriel tenta ligar para Alexia. Moisés tenta emplacar um falso contrato com o grupo Pagodeiros dos Anjos, mas Bertoni impede a armação. Betão afirma que Natália está dando um golpe em Nelson. Gabriel pede para falar com Alexia. Moisés recebe a intimação da polícia e culpa Janjão pela denúncia.
Quarta-feira - Carcará aconselha Moisés a não fazer nada contra Janjão. Laura estranha o presente que Bernardo deu para Débora. Kiko tenta convencer Gabriel de que Alexia se afastou para protegê-lo. O delegado desconfia do depoimento de Moisés. Betão reage com despeito ao ver o trailer do seriado. Laura avisa que Débora vai trabalhar no brechó e a proíbe de encontrar Bernardo. Carmem encontra uma foto antiga de Luís Avelar. Tomás ameaça acabar com a farsa de Cristal se ela não retirar a queixa contra ele.
Quinta-feira - Cristal enfrenta Tomás e o convence a continuar a seu lado. O zelador diz a Carmem que Luís Avelar se casou. Gabriel foge do assédio de algumas meninas que o reconhecem na rua. Moisés arma com Cristal para que ela consiga um exame de ultrassonografia. Betão falsifica o laudo do médico para participar do campeonato apesar de seu ombro estar machucado. Kiko e Gabriel depõem sobre a tentativa de assalto que sofreram. O delegado avisa que chamará Janjão para depor. Gabriel tem uma ideia para fazer Moisés confessar seus crimes.
Sexta-feira - Gabriel explica a Kiko e Nelson seu plano para desmascarar Moisés. Janjão aceita ajudar Gabriel em seu plano contra Moisés. Natália fica apreensiva ao saber do plano de Gabriel para pegar Moisés. Bernardo pega o colar de ouro de Laura sem que Débora veja. Fabiano distrai Moisés e Kiko consegue pegar o celular dele. Cristal mostra a ultrassonografia para Beatriz. Moisés fala com seus dois cúmplices no momento em que Gabriel entra na ONG.

Amor Eterno Amor - Globo, 18h
Segunda-feira - Angélica torce para que Virgílio seja preso. Miriam vai com Rodrigo procurar Joana. Rodrigo e Miriam conseguem falar com Joana. Fernando afirma para Melissa que Zenóbio é o mendigo que ele atropelou. Rodrigo comenta com Priscila que não concorda que Miriam reate seu relacionamento com Fernando. Valéria discute novamente com Elisa. Dimas esconde o desespero ao ouvir Rodrigo contar sobre a conversa que teve com Joana.
Terça-feira - Laudelino avisa a Virgílio que ele está sendo procurado pela polícia. Valdirene decide distribuir os brigadeiros feitos por Jáqui. Cris pede perdão à mãe. Melissa convence Fernando a continuar acessando o computador de Beatriz. Rodrigo conversa com Priscila, Kléber e Dimas sobre a visita que fará à obra às escondidas. Elisa chega de surpresa na construtora Prado Borges. Fernando decide ir morar na cobertura onde iria morar com Miriam. Virgílio marca um encontro com Melissa.
Quarta-feira - Elisa cede aos encantos de Rodrigo. Fernando convida Miriam para morar com ele na cobertura dos dois. Rodrigo sonha com Miriam e acorda sentindo dores na nuca. Gabriel anuncia a mudança da família de Beatriz para o apartamento e Gabi finalmente apoia o pai. Fernando se prepara para sair do hospital. Virgílio exige que Melissa o livre da prisão. Rodrigo começa a trabalhar escondido na obra. Rodrigo pensa em Elisa. Virgílio usa Melissa como álibi, deixando a vilã furiosa.
Quinta-feira - Melissa confirma o álibi de Virgílio e ele é liberado. Solange exige que Rodrigo marque a data de seu casamento com Elisa. Beatriz conta para a família que eles se mudarão para a casa de Gabriel. Miriam fica arrasada ao saber que Rodrigo marcou a data de seu casamento com Elisa para dali a duas semanas. Jáqui continua deprimida com a separação e inventa um novo sabor de brigadeiro. Tobias fala para Rodrigo que voltará para Marajó assim que ele se casar com Elisa. Dimas descobre que Melissa foi à delegacia prestar um depoimento.
Sexta-feira - Marlene, Mauro e Gilda constatam que Julinho e Laís fugiram. Miriam visita Fernando e ele fica animado. Fernando conta para Miriam que teve uma experiência sobrenatural durante sua cirurgia. Rodrigo leva Teresa à casa de Marlene e apoia as duas. Josué obriga Valéria a se desculpar com Elisa e cumprimentar Rodrigo graciosamente. Laís e Julinho chegam ao acampamento, mas não gostam do lugar. Dimas fala com o delegado sobre Melissa.
Sábado - Melissa estranha a ausência de Dimas em sua casa. Miriam conversa com Gabriel sobre Fernando. Dimas descobre o que levou Melissa até a delegacia. Elisa afasta Rodrigo e pede um tempo para ficar sozinha. Beto elogia Gabi por não implicar com o novo casamento de Gabriel. Melissa se recusa a falar com Dimas. Rodrigo pensa em Miriam. Dimas acusa Melissa de ter assassinado Zenóbio.

Cheias de Charme - Globo, 19h15
Segunda-feira - Gentil concorda em não divulgar que Fabian vai entregar o prêmio para as Empreguetes. Brunessa consegue a vaga de arrumadeira na casa dos Sarmento e tenta conquistar a confiança de Sônia. Cida não percebe as indiretas que Penha faz sobre Elano. Chayene instrui Socorro a enganar as Empreguetes. Sandro vai para a premiação escondido de Penha e vê Gentil beijar a mão da ex-mulher. Inácio não consegue encontrar o endereço do evento. Chayene sobe ao palco e é ovacionada pelo público. Inácio entra no camarim de Fabian e o flagra beijando Rosário.
Terça-feira - Rosário afasta Fabian. Gentil se compromete a arrumar ingressos para o jogo do Vasco e Sandro se anima. Socorro diz que protegerá as Empreguetes de Chayene. Dinha descobre que Rosário estava com Fabian na despensa. Sandro inventa para os repórteres que é agente de Penha. Brunessa conta para Rodinei que perdeu o bebê. Máslova conta para Conrado que Otto simpatizou com uma das Empreguetes. Rosário procura Inácio.
Quarta-feira - Inácio conta para Rosário que a viu beijando Fabian. Alejandro se preocupa com a saúde de Lygia e comenta com Penha. Penha ouve Samuel armando contravenções com um amigo e resolve segui-lo. Elano ouve Sarmento falar para Conrado que desviará dinheiro da construtora de Otto. Inácio afirma a Romana que não quer mais ficar com Rosário. Fabian pensa em Rosário. Penha flagra Samuel entregando o gabarito de uma prova para um menino.
Quinta-feira - Samuel conta para Lygia que foi flagrado por Penha vendendo o gabarito de uma prova. Rosário pede mais uma chance para Inácio. Laércio sofre ao ver Chayene com Arruda. Elano garante a Cida que vai desmascarar Conrado. Tom e Simone ficam satisfeitos ao saber que Rosário terminou seu namoro. Elano conta para Lygia sobre a conversa que ouviu entre Sarmento e Conrado. Samuel pergunta sobre seu pai para Lygia. Fabian procura Rosário.
Sexta-feira - Máslova percebe o interesse de Otto em Penha. Máslova exige que Ivone minta para Otto. Conrado repreende Elano por chegar tarde ao escritório. Ivone fala de Penha para Otto, que fica pensativo. Laércio é dispensado por Chayene. Otto convida Penha para ir a um recital. Fabian presenteia Rosário com um violão. Inácio pensa no que Heraldo lhe disse. Lygia não consegue o emprego. Inácio procura Rosário e fica arrasado ao vê-la cantando com Fabian.
Sábado - Alejandro se preocupa com Lygia. Rosário manda Fabian embora. Liara fala para Rodinei que a Borralho Crew pode ir para Berlim. Penha se emociona no recital e Otto fica encantado. Cida lê o livro que ganhou de Elano, mas sonha com Conrado. Penha não aceita o convite de Otto para jantar. Alejandro leva Lygia ao hospital e sofre ao saber que ela precisa ser operada com urgência. Rosário fica dividida entre Inácio e Fabian. O médico avisa que Lygia ficará internada e todos se preocupam. Rosário tenta marcar um encontro com Inácio.

Avenida Brasil - Globo, 21h
Segunda-feira - Iran se surpreende ao descobrir o valor que Monalisa pretende pagar pela rede de salões. Betânia diz a Nina que não vai mais se passar por Rita. Suelen tenta fugir de Ramón. Cadinho avisa a Alexia que vai à casa de Verônica. Max discute com Ivana e vai sozinho para um hotel de luxo, mas tenta fugir quando percebe que não terá como pagar a conta. Roni tenta salvar Suelen. Jorginho termina o namoro com Débora. Nina paga a conta de Max no hotel.
Terça-feira - Nina consegue enganar Max. Carminha pede para Nina depor contra Rita. Tufão decide vender a sua parte na sociedade para Monalisa. Iran flagra Olenka e Silas se beijando. Dolores suspeita que Roni tenha ido atrás de Suelen e Diógenes se preocupa. Roni enfrenta Ramón e Suelen se desespera. Max tenta reconquistar Ivana. Tufão fala para Leleco que manterá em segredo o amor que sente por Nina. Jorginho diz a Nina que aceita ficar com ela sem pressioná-la.
Quarta-feira - Leleco tenta encorajar Tufão a se declarar para Nina. Suelen avisa a Diógenes que Ramón está com Roni. Nina pede para Jorginho afirmar para Carminha que não voltou a namorar Rita. Carminha combina de se encontrar com Max. Suelen protege Roni e acaba ferida. Monalisa muda o visual de Ivana. Lúcio pede outra chance para Janaína. Nilo suspeita que Nina esteja envolvida no sequestro de Carminha. Nina deixa Jorginho esperando e vai atrás de Max.
Quinta-feira - Nina leva Max a uma churrascaria e Carminha se enfurece com a demora de seu amante. Tufão se irrita quando Zezé diz que Nina saiu com o namorado. Lúcio tenta convencer Janaína de que mudará o seu comportamento. Diógenes fica admirado com o empenho de Roni para ajudar Suelen. Beverly comenta, diante de Monalisa, que Olenka está namorando. Darkson, apaixonado, observa Tessália. Carminha fala mal de Rita para Débora. Carminha descobre que Nilo está morando em um flat em Copacabana. A pedido de Carminha, Tufão questiona Jorginho sobre Rita.
Sexta-feira - Jorginho conta a sua história com Rita e pede para Tufão mentir para a mãe. Carminha pede para Nina ajudá-la a invadir o perfil de Jorginho em uma rede social. Tufão repreende Carminha por querer controlar a vida de Jorginho. Ivana fala para Carminha que acredita que Max esteja tendo um caso com outra mulher. Verônica descobre onde Cadinho estará em sua despedida de solteiro. Carminha encontra Nilo. Monalisa desconfia que Silas esteja namorando. Tufão confessa a Nina que atropelou Genésio. Carminha pergunta se Jorginho reatou com Rita.
Sábado - Carminha envenena Jorginho contra Rita. Nina tenta se controlar para não chorar na frente de Tufão. Nilo perde a paciência com Nina e a obriga a cumprir suas exigências. Monalisa se descontrola quando Iran avisa que vai sair de casa. Leandro considera a ideia de se casar com Suelen. Tufão pede para Lucinda contar o que sabe sobre Rita. Max exige que Nina saia com ele. Jorginho segue Nina e a vê na companhia de Max em uma churrascaria.

Rebelde - Record, 19h
Segunda-feira - Maria e Murilo se escondem de Jonas. Eles tentam adulterar as notas de Solange para que ela não seja aprovada no Elite Way. Pilar aconselha Miguel a falar a verdade para Jonas e diz que Binho está fazendo a cabeça de Lucy. Os rebeldes deduram Lucy para Jonas enquanto Miguel tenta defender a irmã. Jonas fica preocupado com a possibilidade de Lucy estar perdendo o controle. Binho diz a Lucy que vai protegê-la. Binho arma um plano com Lucy. Jonas e Alice descobrem que alguém colocou alguma substância no creme de Alice.
Terça-feira - Jonas fica furioso com a notícia de que Lucy pode ser culpada. Roberta e Alice pensam em alguma forma de se vingar de Lucy. Pilar conta a Binho e Miguel que as meninas vão se vingar de Lucy. As aulas de rebelde começam. Marcelo, Vicente e Artur ficam enciumados e conversam sobre Tadeu. Marcelo fica chateado com a possibilidade de Cris estar realmente gostando de Tadeu. Alice, Roberta e Carla rasgam a capa de Lucy. As rebeldes fazem bagunça no quarto de Lucy quando Pilar chega e tenta impedir. Leila chega e vê a cena.
Quarta-feira - Leila fica surpresa ao ver as rebeldes rasgando as coisas de Lucy. Franco e Eva procuram por Roberta e Alice. Binho conta a Lucy que as rebeldes rasgaram suas roupas. Lucy não se abala e diz a Binho que ele é seu novo irmão. Pedro conta a Alice que Jorge lhe deu uma moto. Roberta e Alice fazem uma guerra de travesseiros. Tadeu, Tomás, Carla e Cilene fazem uma serenata para Artur. O professor de matemática joga um balde de água neles. Binho e Lucy combinam um plano. Binho diz a Miguel que Lucy se trancou no quarto. Pedro e Alice passeiam de moto.
Quinta-feira - Binho procura Jonas desesperadamente. Ele diz ao diretor que Lucy está desmaiada no banheiro. Carla e Tomás se divertem com a situação de Artur e Cilene. Pedro e Alice aproveitam o tempo juntos na praia. Os alunos do Elite Way fofocam sobre Lucy. Miguel e Pilar acham que os rebeldes têm culpa pelo que aconteceu com Lucy. Os alunos do Elite Way jogam bola com Miguel e Binho. Binho dá uma cotovelada no rosto de Tomás e faz o rebelde desmaiar.
Sexta-feira - Pilar segura a cabeça de Roberta dentro da água. Alice e Carla ajudam a amiga. Pingo chega e separa a briga, mas ele não sabe nadar. As rebeldes ajudam a tirar Pingo da piscina. Tomás continua desacordado e sangra pelo nariz. Os alunos ficam muito preocupados com a situação de Tomás. Tomás se levanta e parte para cima de Binho. Murilo e Vinícius escoram o rebelde, que mal consegue ficar em pé. Pedro e Binho trocam socos. Diego se intromete. Quando Miguel tenta interferir, acaba levando um soco de Diego.

Máscaras - Record, 22h15
Capítulos dos dias 25 a 29 de junho
Segunda-feira - Martim diz a Manuela que precisa acertar as contas com Décio. Big Blond concede o helicóptero para Martim. Maria reclama com Décio de ter de viver trancada e afirma que irá embora. Maria e Décio se assustam com o barulho de um tiro. Martim aponta a arma para Décio, mas Maria se joga na frente. Maria e Martim se abraçam emocionados. Décio se tranca com Maria em um quarto para se proteger. Martim atira contra a porta e força a entrada. Maria pergunta a Décio por que Martim quer matá-lo. Décio pede ajuda a Otávio. Otávio chama Martim para a briga.
Terça-feira - Otávio parte para cima de Martim, que revida. Maria manda Décio abrir a porta. Maria se coloca entre Otávio e Martim. Maria implora para que eles parem de brigar. Otávio acusa Martim de querer vender a fazenda. Eduardo Sotero repreende Luma e Edu pela gravidez. Luma garante ao juiz que as crianças serão criadas com muito amor. Otávio pede a Décio que cuide de Maria e deixa a clínica. Otávio entrega o dinheiro para Elvira, que afirma que não irá acompanhá-lo à penitenciária. Otávio vai ao encontro da detenta Luzia. Luzia garante a Otávio que Tavinho está vivo.
Quarta-feira - Décio nega ter tentado matar Martim. Décio tenta convencer Maria de que Otávio renegou Tavinho. Eliza diz a Otávio (Martim) que tem uma surpresa e o leva até Olívia. Otávio se preocupa com a reação de Olívia diante de Eliza. Otávio conta para Olívia que assumiu a identidade de Martim. Big Blond ameaça Mário se ele não cumprir sua missão. Maria pede a Décio que a deixe sozinha. Otávio conta para Maria que Tavinho pode estar vivo. Otávio pede a Décio que dê um celular para que ele possa se comunicar com Maria.
Quinta-feira - Big Blond garante a Fausto que irá desmascarar Otávio. Toga diz a Martim que a fazenda é rica em minério. Martim desconfia das informações de Toga. Martim e Toga pressionam a babá para explicar o motivo de seu choro. Toga tenta consolar a babá, mas Martim a leva para o quarto. A babá mostra o pedido de divórcio enviado por seu marido do Haiti. Marco Antonio fala para Régis que está sem dinheiro. Marco Antonio se oferece para facilitar o envolvimento entre Régis e Letícia. Big Blond dá ordens para Mário atirar em Otávio.
Sexta-feira - Até o fechamento desta edição, a emissora não divulgou o resumo deste capítulo

Os resumos dos capítulos de todas as novelas são de responsabilidade de cada emissora, estando sujeitos a eventuais alterações.

Horóscopo - Previsão de 25 de junho a 1 de Julho de 2012



Áries
Se você quer alcançar seus objetivos, mas não tem paciência para esperar irá certamente encontrar decepções. Portanto, vá com calma e, sobretudo, não pressione as outras pessoas que têm dificuldade em acompanhar o seu ritmo! Os natos do primeiro decanato, sob a influência direta da energia de Urano, que se encontra em tensão com Plutão, estão promovendo verdadeiras revoluções em suas vidas, mas você poderá se beneficiar com as mudanças se souber canalizar adequadamente essa energia. Lembre-se que os obstáculos aparecem simplesmente para nos ensinar algo!

Touro
Se você encontra situações difíceis que não consegue solucionar adequadamente, é porque tem naturalmente pouco jogo de cintura, pertencendo a um signo de Terra e Fixo. Portanto, aprenda a contornar os obstáculos com maleabilidade e sem manifestações de raiva e mau-humor! Se você conseguir envolver seus colaboradores em seus projetos, obterá mais sucesso e se cansará menos. Bons aspectos planetários se posicionam na área que corresponde às finanças e bens materiais: boas possibilidades da conclusão de acordos e parceria. Bom momento para planejar noivados e casamentos, para participar de festas e reuniões sociais.

Gêmeos
Este é um momento glorioso para os geminianos, que irão desfrutar de um ano especial com as boas energias de Vênus e Júpiter! Planos afetivos e parcerias amorosas serão protegidos por Vênus que nesta semana sai da retrogradação. O campo financeiro irá se beneficiar também, especialmente porque você receberá boas propostas trazidas por Júpiter, que transita em seu signo durante o ano inteiro! Podem acontecer viagens ao exterior e bons negócios de todo tipo! Concursos, defesas de teses, e conclusão de cursos serão amplamente beneficiados. O céu protege os geminianos; por isso mantenha o foco!

Câncer
Com o ingresso do Sol em seu signo e a mudança energética de sua passagem, o canceriano inicia um ótimo período astral. Use essa energia para dar inicio a um novo projeto ou para dar um empurrão àquele que estava emperrado. Mercúrio já esta em seu signo, facilitando a comunicação e ajudando negociações e acordos. Bom momento para a aquisição de um bem material, seja um terreno, um sítio ou a tão sonhada casa própria! O céu da semana favorece também as viagens, mesmo ao exterior. Fique receptivo às novas idéias que irão aparecer em sua mente: vale a pena examiná-las com atenção.

Leão
As suas relações pessoais, novas ou antigas, merecem atenção neste momento em que está em busca de novos objetivos. Mesmo estando no período chamado de Inferno Astral, você não deve se desestimular, mas deve continuar a perseguir seus objetivos com afinco. Procure não reclamar da vida inutilmente: nos primeiros dias da semana você estará particularmente suscetivelmente e impaciente. Sua energia interior deverá ser suficiente para ajudá-lo a não perder de vista seus objetivos principais e a conquistá-los! As atividades físicas são imprescindíveis ao seu bem-estar.

Virgem
Enquanto Marte ainda transita em seu signo, você pode aproveitar para levar adiante todos os seus projetos, pois terá suficiente energia para levá-los a bom termo. No ambiente profissional, novas oportunidades podem surgir a cada momento, mas caberá a você saber colher as melhores ocasiões. Use seu bom senso natural e não se precipite, mesmo sentindo-se pressionado. As novas amizades que surgirem neste período poderão se tornar ótimas parcerias no campo profissional num futuro próximo. A atividade física não deverá ser descartada neste período, mesmo que seja comedida, mais a seu gosto.

Libra
Se você mudar o seu ponto de observação poderá enxergar os seus problemas de outro ponto de vista e encontrará soluções criativas. A tensão entre Saturno, em trânsito no ultimo decanato de Libra, e o planeta Vênus, em Gêmeos, indica que poderá ter algumas decepções no campo afetivo, por isso não espere muito, nem da colaboração de seus parceiros e amigo. Conte somente com seus próprios recursos! Neste período, procure apoio principalmente no campo espiritual que lhe fornecerá ótimas idéias criativas e intuitivas. Pratique atividades como a yoga para conquistar um bom equilíbrio entre corpo e mente.

Escorpião
Se você se encontra num beco sem saída e não sabe para que lado atirar, recue um pouco para examinar com calma a situação. Muitos desafios lhe são apresentados, mas não adianta forçar a barra! Procure encontrar auxilio em sua força interior e ela lhe dará as devidas ferramentas para contornar obstáculos e percalços. A vida afetiva requer mais atenções de sua parte: dedique algumas horas de seu dia para cultivar os relacionamentos familiares. No início da semana podem surgir preocupações neste campo. Mantenha-se também fisicamente ativo e alimente-se com equilíbrio, evitando temperos fortes.

Sagitário
As circunstancias atuais requerem muito empenho de sua parte para resolver todos os conflitos que aparecem, seja no ambiente profissional que familiar. Mesmo que as coisas pareçam piorar em alguns momentos, você deve permanecer firme em seus objetivos e conseguirá superar todas as dificuldades. O campo financeiro requer uma particular atenção de sua parte e pode requerer algumas negociações. Júpiter, seu regente, entrou em Gêmeos, aumentando a necessidade de melhorar os contatos pessoais. As condições difíceis do momento podem afetar a sua saúde: evite gorduras e alimentos excessivamente temperados!

Capricórnio
No trabalho você enfrenta tantos desafios que precisa eleger prioridades, caso contrario acabara esgotado no final do dia! A sua irritação, devido principalmente aos inúmeros imprevistos, que parecem desviá-lo de seus objetivos, pode afetar sua saúde. Por esta razão não abra mão de algumas terapias alternativas que serão capazes de restabelecer o seu bem-estar. Em sua vida privada você pode parecer muito frio e distante, não prestando atenção às reivindicações de seus familiares. Dedique algum tempo de seu dia para esquentar um pouco os seus relacionamentos íntimos.

Aquário
Existem situações que não podem ser resolvidas conforme seu desejo e de nada vai adiantar você se irritar com isso! Procure agir com mais maleabilidade e não julgue de forma precipitada as opiniões contrarias as suas. Afinal, nem sempre a razão está do seu lado, não é mesmo? Seja receptivo às idéias que provém de seus colaboradores e obterá ótimos resultados destas sugestões. Mesmo estando cheio de energia, você deve diminuir um pouco o ritmo, caso contrario irá se estressar inutilmente. Noites insones podem ser resultado deste ritmo alucinado!

Peixes
Alguns planetas lhe são mais favoráveis que outros neste momento, mas indicam que essa semana será crucial para resolver algumas pendências de forma favorável. Aproveite este momento e recolha todas as suas forças para ir adiante com seus projetos. Não esmoreça e nem desista diante dos obstáculos e acabará vencendo os desafios. Podem ocorrer algumas frustrações no campo amoroso: não espere demais dos outros. As pessoas somente dão aquilo que possuem! Sua natural generosidade é a principal causa de suas decepções. Alguns momentos de meditação diárias poderão ajudá-lo a encontrar saídas para os seus impasses.

sexta-feira, 22 de junho de 2012

Brasil é prata na Copa América sub-18 masculina


S.S.Paraíso: Após meses de preparação, chega ao fim a Copa América de Basquete Sub 18. Durante o ano todo a cidade e o país se preparam para receber o evento que a 12 anos não acontecia no Brasil, mobilizando comércio, hotelaria, restaurantes, dentre outros. E o resultado não poderia ser diferente, foram mais de 500 pessoas que movimentaram a cidade de São Sebastião do Paraíso, MG, do dia 16 à 20 de junho. A população paraisense recebeu o evento de braços abertos. Motivou, se emocionou, cantou, aplaudiu e comemorou a cada cesta feita na Arena Olímpica. A Copa América deixa um legado enorme para Paraíso, que por alguns dias foi o centro das atenções de todo o continente americano.
A Seleção Brasileira Sub-18 Masculina, foto, é vice-campeã das Américas. Com uma brilhante atuação da equipe comandada pelo técnico Demétrius, os Estados Unidos levaram a melhor e venceram a partida por 81 a 56 (37 a 31 no primeiro tempo). Os brasileiros, americanos, argentinos e canadenses já estão classificados para o Mundial da FIBA de 2013, que será realizado na República Tcheca. O brilhante reencontro entre Estados Unidos e Brasil fez valer os mais de três mil ingressos vendidos para a final da Copa América, que foi disputada na Arena Olímpica de São Sebastião do Paraíso (MG). O primeiro ponto do time brasileiro veio das mãos de Danilo, que converteu um ponto de lance livre, com dois minutos decorridos do início da partida. Depois, foi a vez de Matheus converter mais um lance. Deryk aos três minutos de jogo somou mais três pontos abrindo 5 a 3 para o Brasil. Faltando 1min11 para o fim do quarto, a diferença era de apenas quatro pontos para os americanos (20 a 16). Quando o cronômetro zerou o jogo estava em 24 a 16 para os Estados Unidos.
    No segundo quarto, Lucas Dias converteu três pontos com quase dois minutos de jogo diminuindo a diferença para 28 a 19. Com uma bonita cesta de Lucas Faria, a torcida foi a loucura e o placar chegou a 31 a 22, com vantagem para os americanos. Com 3min56, uma infiltração de Antônio colocou no marcador 31 a 26. Faltando menos de um minuto para o fim, Lucas faria converteu mais três pontos, diminuindo a vantagem dos adversários (35 a 31). Os times foram para o vestiário com o placar de 37 a 31 no primeiro tempo. As equipes não voltaram no mesmo ritmo para a segunda parte da disputa. Apesar do esforço e luta dos atletas brasileiros, o terceiro período não foi tão positivo para o time de Demétrius. Com 10 pontos de vantagem os americanos fecharam o terceiro quarto em 19 a 9, 56 a 40 no tempo normal.
    Os últimos dez minutos de jogo começaram com a posse de bola brasileira. A seleção lutou até o final para alcançar a vitoria em cima dos americanos. O placar não correspondeu ao que foi jogado na quadra da Arena Olímpica. Os Estados Unidos levaram a melhor devido a força física e o aproveitamento nos rebotes ofensivos, além dos contra-ataques muito rápidos. O armador Wilson converteu os últimos três pontos do Brasil na competição. Com uma defesa muito forte vinda do time adversário, os brasileiros encontraram dificuldade para manter o placar encostado e foram superados no final por 81 a 56. O cestinha da partida foi o americano Julius com um duplo-duplo (18 pontos e 12 rebotes). Pela seleção brasileira, Arthur, Lucas Dias e Leonardo, se destacaram por converterem 11 pontos cada.
BRASIL (16 + 15 + 9 + 16 = 56)
Jogaram: Arthur (11pts e 1 rebote); Lucas F. (6pts e 4 rebotes); Danilo (1pts); Deryk (2pts e 6 rebotes); Antonio (2pts e 4 rebotes); Lucas D. (11pts e 6 rebotes); Matheus (5pts e 4 rebotes); Leonardo (11pts e 5 rebotes); e Eduardo (2pts e 2 rebotes); Wilson (3pts e 1 rebote); Guilherme (2 pts) e Enrico (0).
ESTADOS UNIDOS (24 + 13 + 19 + 25 = 81)
TABELA DA COPA AMÉRICA SUB-18 MASCULINA
Data: 16 a 20 junho
Local: Arena Olímpica de São Sebastião do Paraíso (MG)
Quarta-feira (20 de junho): - Disputa 7º e 8º lugares - Ilhas Virgens 77 x 52 Colômbia; - Disputa 5º e 6º lugares - Porto Rico 73 x 75 México; - Disputa do Bronze – Argentina 66 x 68 Canadá; - Disputa do Ouro - Estados Unidos 81 x 56 Brasil. Classificação Geral: 1º lugar – Estados Unidos, 2º lugar – Brasil, 3º lugar – Canadá, 4º lugar – Argentina, 5º lugar – México, 6º lugar – Porto Rico, 7º lugar – Ilhas Virgens, 8º lugar – Colômbia.

Monte Santo: 22ª Expam chega ao fim com a dupla Gino & Geno

Prefeito Militão, comissão organizadora na abertura da 22ª Expam
Sob o comando de Alex Paschoini os peões pedindo proteção a Nossa Senhora Aparecida
Em todas as noites um grande público compareceu na 22ª Expam
Na montaria em touro os peões mostraram muita garra
O show dos peões na montaria em cavalo
Coral de Monte Santo e de Itamogi cantaram na abertura da festa
Grupo de Dança Country do bairro Lagoa agradou ao grande público
Guilherme e Santiago foram a atração da segunda noite da festa
Régis e Rai levantaram o público no sábado
A dupla Gino & Geno encerrou a festa no domingo
Monte Santo: O domingo último, 17 de junho, marcou o último dia da 22ª Exposição Agropecuária de Monte Santo de Minas – EXPAM -, com a final do rodeio e show com a dupla Gino & Geno. Foram quatro dias onde milhares de pessoas puderam conferir, no Recinto de Eventos da Prefeitura Municipal, as atrações contratadas para esta 22ª Expam, entre elas: Gino & Geno, Guilherme e Santiago, Regis e Rai, Noroeste e Montalvan, Divar Cruz e Eurico, Banda Elas e os Rapazes de Toalha, além de duplas sertanejas da “casa” e do sensacional rodeio com peões arrojados e apresentados pelo locutor Alex Paschoini com as tropas de cavalos e touros de Luizinho Boiadeiro de Itamogi. O recinto, assim como na festa do ano passado, estava muito bem montado com as barracas espalhadas em vários setores para melhor atender ao grande público que compareceu nestas quatro noites de festa. Tudo estava muito bem organizado, inclusive iluminação, palco e som e com mais de duas dezenas de banheiros químicos posicionados em locais estratégicos. O palco principal da festa por onde se apresentaram as atrações artísticas, foi uma das grandes novidades deste ano. Além de espaçoso, o palco tinha um visual maravilhoso e agradou tanto aos artistas quanto o público, que tinha plena visão dos shows acomodados em qualquer lugar nas arquibancadas.
Na abertura da festa o prefeito Militão Paulino de Paiva, emocionado, agradeceu a participação de todos, desejando “que as bênçãos de Deus e dos três Santos Reis recaiam sobre todos nós nesta festa, para que tenhamos paz, amor e muita alegria nestes quatro dias da Expam. Agradeço também a comissão organizadora desta festa e a todos que colaboraram”, finalizou sob aplausos da platéia. A locução oficial da festa ficou a cargo de Ronaldo Faladaise, que desde o início da administração de Militão Paulino de Paiva vem sendo o apresentador oficial dos eventos promovidos pela Prefeitura Municipal. 
    Por tradição, as montarias em touros e cavalos do rodeio foi uma das principais atrações desta 22ª Expam. O grande público vibrava com a locução de Alex Paschoini e com as “gineteadas” dos peões mostrando bravura, raça e profissionalismo.
    Na última noite “o sentimento de quero mais” estava claro na expressão do grande público, pois a Expam faz parte do calendário de eventos da cidade e é uma festa de tradição em Monte Santo de Minas, apesar de ter sido paralisada por quase 10 anos, mas retornando durante a administração 2010/2012.

Atletas do Monte Santo Highlanders encerram participação no campeonato Mineiro de Futebol Americano





Monte Santo: No dia 10/06 os atletas de Monte Santo, jogando pela equipe de Pouso Alegre Gladiadores,  encerraram sua participação no campeonato Mineiro de Futebol Americano, onde disputaram contra a equipe do Ipatinga Tigres uma partida emocionante do início ao fim. Apesar da derrota por 28x34 a partida foi muito disputada e mostrou a evolução do time no decorrer do campeonato.
     O time do Pouso Alegre Gladiadores contou com vários atletas do Monte Santo Highlanders:  José Renato Barbosa (Corner Back), Zaqueu Rodriguez Sena (Line Back), Armando Cruz Jr (Line Back), Fabrício Borges Maravelli (Defencive Ends), Luiz Henrique Mascarenhas (Whide Receiver), Bruno Fernandes (Line Back), Rodrigo Neves Fernandes ( Running Back), Douglas Ribeiro Fernandes (Line Back), Gabriel Ramalho Grotto, Mario de Moraes Luz e Giuliano Vieira Grotto (Defencive Tacke).  Os atletas monte-santenses tiveram papel fundamental no campeonato e ajudaram na evolução do time.
     Por ser um time jovem e disputando apenas suas primeiras partidas com equipamento completo, o resultado final do campeonato não podia ser melhor depois das 6 partidas realizadas, visto que disputaram contra equipes muito mais experientes que, inclusive, disputam o campeonato Brasileiro de Futebol Americano, como o Minas Locomotiva de Belo Horizonte, Uberlândia Lobos e o Ipatinga Tigres.
     Segundo o Coach (treinador) Vinicius da Silva Menezes, dos Gladiadores, “os atletas de Monte Santo foram guerreiros, assim como todo a equipe, pois é preciso muita fibra, coragem e força de vontade para disputar uma partida de Futebol Americano, e os atletas de Monte Santo de Minas sempre estavam preparados e dispostos para qualquer situação”.
    Os treinos do Monte Santo Highlanders continuam sendo realizados toda segunda e quarta-feira, no estádio do América a partir das 18:00 h e aos sábados a partir das 14:00 h. Convidamos todos a participar desta família, e que tenha interesse em conhecer e praticar o esporte que mais cresce no Brasil e hoje já é a segunda modalidade esportiva coletiva mais praticada em nosso país. 
     Quanto ao futuro, Giuliano Vieira Grotto, presidente da Adem – Associação Desportiva Monte-santense, órgão que comanda os Highlanders, disse, “o time de Monte Santo necessita adquirir seus equipamentos e material esportivo adequado para a prática do esporte, visto que tem recursos precários e insuficientes, e por isso mesmo estamos a procura de parceiros que possam tornar isso possível dando oportunidade para que nossos atletas em breve disputem campeonatos sob a bandeira de nosso município. Agradecemos a Prefeitura que nos disponibiliza o campo de treinamentos e transporte para alguns jogos, mas precisamos adquirir estes equipamentos para dar continuidade ao projeto, que conta com mais de 80 atletas ativos, entre categorias de base e adulto. 
Somos uma Associação independente, e sem fins lucrativos que tenta fazer uma sociedade melhor incentivando jovens e adultos na prática esportiva, acreditando ser o esporte juntamente com a educação, o melhor caminho para uma sociedade melhor e mais justa. O esporte tira os jovens das ruas e das drogas e deve ser prioridade em qualquer sociedade, e estamos fazendo nossa parte, precisamos apenas de incentivo para continuar este trabalho” finalizou.

Cássio Soares pede instalação da Polícia Rodoviária em Arceburgo

Cássio Soares, Toninho da Bolsa e Coronel Sant’ana conversando sobre a reivindicação de Arceburgo
Arceburgo: Atendendo ao pedido do Secretário de Desenvolvimento Social, Deputado Cássio Soares, foi realizada na tarde desta terça-feira, 12 de junho, reunião entre o prefeito de Arceburgo, Antônio Roberto da Costa (Toninho da Bolsa) e o Coronel Sant’ana, Chefe da Polícia Militar. Em pauta, o pedido de instalação de um posto da Polícia Militar Rodoviária (PRV) na BR-491, estrada que liga o sudoeste de Minas Gerais a São Paulo, no município em que Toninho é chefe do executivo.
    Como justificativa ao pedido, o prefeito afirmou que Arceburgo teve o maior crescimento demográfico e de arrecadação de ICMS da região nos últimos anos. No período entre 2002 e 2012 a população cresceu 17,8% no município enquanto a média de crescimento no estado foi de aproximadamente 3%. Já o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços cresceu em Minas Gerais 68% desde 2007. Em Acerburgo, a arrecadação do imposto aumentou 240% no mesmo período.
    Segundo o Prefeito, como consequência a esse crescimento, os índices de violência na cidade e região também aumentaram. Com a proximidade do Estado de São Paulo, há facilidade para fuga de bandidos e também entrada do tráfico de drogas.
    A instalação da PRV, caso seja efetuada, atenderá não apenas Arceburgo, como também os municípios próximos, entre eles Monte Santo de Minas, Guaranésia, Guaxupé e Muzambinho. “Essas cidades precisam de um policiamento rodoviário mais próximo, para que o atendimento às ocorrências seja mais rápido e eficaz. Isso trará mais segurança para as cidades da região que sofrem cada vez mais com a violência”, afirma o prefeitoDistante
Na região, os postos de fiscalização da PRV mais próximos ficam nas cidades de São Sebastião do Paraíso e Poços de Caldas que estão, respectivamente, a cerca de 240 e 140 quilômetros de distância de Arceburgo. De acordo com Antônio Roberto da Costa, há um Posto da Receita Estadual que será desativado na BR-491, local que poderá se tornar o novo posto da Polícia Militar Rodoviária. Ao chefe da Polícia Militar, o prefeito Toninho disse que a prefeitura está a disposição para ajuda financeira ou qualquer suporte que seja necessário para viabilizar a instalação do novo posto.
    Antônio Roberto justificou o pedido de intervenção do Secretário Cássio Soares, pois afirma que em seus oito anos de mandato, o deputado Cássio é o mais atuante na região. “Ele não ajuda somente com recursos, mas oferece toda a atenção necessária aos municípios, que estavam carentes de representante com essa disposição”, garante. O Coronel Sant’ana afirmou ao prefeito e deputado que conhece a região e sabe da necessidade de aumentar a fiscalização da Polícia no local. Ele garantiu que vai estudar o pedido.

Guaranésia: Prefeito e vereadores assinam Protocolo de Intenção para asfaltar a estrada que ligará Santa Cruz da Prata até a BR-146

Deputado Estadual Antônio Carlos Arantes, vereadores Carlão Pitondo e Laércio Garson, diretor-geral do DER/MG, José Elcio Monteze, secretário de Obras e Transportes do Estado de Minas Carlos Melles, prefeito João Carlos Minchillo, representando Santa Cruz da Prata Geraldo da Silveira, Tadeu e Bodão
Guaranésia:  Foi entregue pelo prefeito João Carlos Minchillo o projeto de asfaltamento que ligará a estrada da Pratinha até a BR146, entre o trecho de Guaxupé até Santa Cruz da Prata. O evento aconteceu quinta-feira, 14 de junho, na cidade de Passos, na sede do DER (Departamento de Estrada e Rodagem). Com isto fica mais próximo o sonho dos pratinenses de terem mais conforto e tranquilidade, quando transitarem pelo trajeto para visitar as propriedades rurais localizadas naquelas imediações, como também para se locomoverem para Guaxupé ou outras cidades servidas pela BR-146.
    Esta obra está orçada em aproximadamente R$ 4,2 milhões, para um trajeto de pouco mais de 5 quilômetros entre os trechos a serem interligados. No evento participaram o secretário de Estado de Transportes e Obras Públicas Carlos Melles, deputado Antônio Carlos Arantes, diretor-geral do DER/MG José Elcio Monteze, prefeito João Carlos Minchillo e os vereadores Antonio Carlos Pitondo, o Carlão, e Laércio Garson.

João Carlos Minchillo consegue R$ 600 mil para Guaranésia através do Travessia

Programa visa promover a inclusão social e produtiva da população, bem como minimizar as privações sociais em que esta população se encontra


Guaranésia:  O prefeito João Carlos Minchillo assinou na tarde desta segunda-feira, 11 de junho, convênio para execução do Travessia Social, da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), a qual o deputado Cássio Soares é secretário. Dentre as 71 cidades que serão beneficiadas com o programa, está Guaranésia, no Sudoeste do Estado. As assinaturas aconteceram no auditório do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), em Belo Horizonte.  A iniciativa visa combater as privações sociais indicadas pelo diagnóstico do Porta a Porta, que visitou cerca de 200 mil domicílios nos 71 municípios. Entre as ações previstas estão a construção e  reforma de módulos sanitários, melhorias habitacionais, reformas de equipamentos públicos e a construção de poços artesianos. O projeto é desenvolvido a fim de promover a travessia da população para uma situação de inclusão social.
    Ao todo, Guaranésia irá receber R$ 606 mil para execução do programa, que terá ações direcionadas, conforme apontamento de diagnóstico feito pelo Projeto Porta a Porta, realizado entre março e abril deste ano, detectando as principais necessidades de moradores do local. O recurso será usado para a construção de 30 módulos sanitários (R$ 164,9 mil), reforma em sanitários de 30 residências (R$ 45 mil), melhoria habitacional, com reforma em outras 30 casas (R$ 210 mil) e mais R$ 186 mil que, segundo o prefeito João Carlos Minchillo (DEM), será usado para a construção de um Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e a reforma de uma Unidade Básica de Saúde (UBS). “Estamos muito satisfeitos com esse recurso. Sabemos que é uma ação do Governo, mas foi graças ao empenho do Cássio (Soares), que Guaranésia foi mantida neste projeto. Agradecemos muito a ele”, garante o prefeito.
Mais de R$ 38 milhões serão investidos nessas 71 cidades abrangidas pelo projeto. “Dar dignidade e qualidade de vida aos nossos mineiros. Esse é o trabalho da Sedese e a bandeira que eu sempre levantei. Trabalho para que seja agora uma realidade em todo o Estado”, afirma o deputado.
    Falando para a nossa “Folha”, o prefeito João Carlos Minchillo aproveitou para agradecer ao secretário Cássio Soares pelo benefício conseguido. “O secretário Cássio Soares tem se tornado um grande parceiro de Guaranésia e eu como prefeito agradeço todo o seu empenho nas conquistas de benefícios para a nossa querida cidade e, com certeza, esta verba será de grande valia e de grande alcance social”, afirmou o prefeito.
Travessia
Lançado em 2008 e também coordenado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), o programa visa, por meio de ações articuladas junto a várias secretarias e órgãos estaduais, promover a inclusão social e produtiva da população, bem como minimizar as privações sociais em que esta população se encontra. Até 2011, o Travessia beneficiou 154 cidades, distribuídas nas 10 macrorregiões de planejamento do Estado.
    Neste ano, o Travessia ganhou um novo escopo e foi dividido estrategicamente em sete projetos: Porta a Porta, Travessia Social, Travessia Renda, Travessia Saúde, Travessia Educação, Banco Travessia e Com Licença, Vou à Luta.

Monte Santo: Bancada de oposição aprova salário de R$3,9 mil para a próxima legislatura

A posse de João Crente, foto, será questionada na Justiça Eleitoral e na Justiça Comum
Monte Santo: Em sessão extraordinária realizada nesta quarta-feira passada, 20, às 09h00 da manhã, a bancada de oposição na Câmara Municipal, que detém a maioria e o poder no legislativo com seis parlamentares, aprovou em segunda e terceira discussão o Projeto de Lei 23/2012 que prevê um salário de R$3.900,00 para cada vereador na próxima legislatura. Votaram pela aprovação os vereadores Diomar Mariotti Filho, Flávio da Silva Santos, Sebastião Pereira (Tião do Bar), Osvaldo de Paula, o Vardo, e Johnny Alexandre Marques, o João Crente, recentemente empossado na vaga deixada pelo falecimento do vereador Antonio Nunes Machado, o Tonho do Édio. Contra o aumento votaram Paulo Márcio Secundo dos Santos e Ronaldo Bernardo, o Bernardão, e a vereadora Maria Isabel Viana dos Santos se absteve. No total foram cinco votos favoráveis, dois contra e uma abstenção.
Depois da aprovação do aumento salarial algumas pessoas que se encontravam na Câmara se retiraram e vaiaram a decisão dos vereadores que votaram favoravelmente ao novo salário para a legislatura 2013/2016. As manifestações continuaram na rede social através do facebook, reprovando a atitude dos vereadores da bancada de oposição.
João Crente assume cadeira deixada por Tonho do Édio
Em virtude do falecimento do vereador Antonio Nunes Machado, o Tonho do Édio (PSC), no início deste mês de junho, o suplente de vereador Johnny Alexandre Marques, o João Crente (PDT), assumiu a vaga no legislativo monte-santense na segunda-feira, 11 de junho. A posse foi formalizada pela Mesa Diretora da Câmara durante a sessão ordinária, na presença de várias pessoas, inclusive do ex-prefeito José do Carmo de Paula Braga, o Cacau.
Conforme a nossa “Folha” apurou, a posse de João Crente será questionada na Justiça Eleitoral e na Justiça Comum pela direção municipal do PSC, uma vez que João Crente pediu desfiliação do PSC em 3 de outubro de 2011, se filiando no PDT dois dias após. O vereador empossado concorreu na eleição municipal de 2008 pelo PSC, tornando-se o primeiro suplente do partido, mas com a sua desfiliação entendem os advogados contratados pelo diretório municipal do PSC que ele não teria direito a vaga. Discute-se que a vaga deixada pertence ao partido (o Tribunal Superior Eleitoral – TSE - já se manifestou sobre este assunto e definiu que a vaga pertence ao partido) e não ao vereador, como é o caso, pois, segundo informações, ao deixar a legenda pela qual concorreu em 2008, João Crente teria perdido o direito a vaga. Por sua vez, a Mesa Diretora da Câmara ao empossar o atual vereador o fez baseada na diplomação de João Crente pela Justiça Eleitoral, quando ainda pertencia ao PSC.
Os advogados do diretório municipal do PSC tiveram acesso à ata da sessão ordinária do dia 11 de junho, que foi assinada pelos vereadores na sessão ordinária desta segunda-feira passada, 18 de junho, e já a incluíram nas duas ações que serão impetradas na Justiça Eleitoral e Justiça Comum, com pedido de liminar.   

Prefeitura de Monte Santo constrói praça pública no Jardim dos Italianos

Funcionários da Engemon trabalhando na construção da praça
Monte Santo: A população do Jardim dos Italianos será beneficiada com uma praça pública, que está sendo construída pela Prefeitura Municipal de Monte Santo de Minas com recursos oriundos do governo federal através do Ministério do Turismo no valor de R$97.500,00 e contrapartida de R$28.741,27, com o valor da obra de R$126.291,27. A obra está sendo construída pela Engemon Construtora e Incorporadora Ltda., empresa monte-santense, vencedora do processo licitatório, que terá quatro meses para entregar a obra (previsão para setembro).
O local onde está sendo construída a obra era um espaço vazio e o prefeito Militão Paulino de Paiva está construindo a praça, que era um sonho da população daquele lugar. A praça, que se localiza entre as Ruas Lamana, Rovigo e Veneto, fará do lugar um espaço apto ao convívio urbano e de recreação. Segundo informações, reuniões foram e serão realizadas entre o Departamento de Assistência Social da Prefeitura com os moradores da localidade com o intuito de fazer da praça um local aprazível e que tenha grande alcance social. Além disso, nessas reuniões, de forma democrática, o nome a ser dado para a praça será escolhido pelos próprios moradores. 
O projeto arquitetônico da arquiteta Maria Beatriz Horta de Siqueira prevê a construção de rampas para a acessibilidade de pessoas com deficiências, a área central com o piso em concreto polido, calçadas com piso de cimento, 18 bancos, e um projeto paisagístico com a plantação de 30 mudas de árvores, canteiros com grama e flores. Assim que a obra for concluída os moradores do Jardim dos Italianos não precisarão mais se deslocar para outros bairros de Monte Santo para usufruírem de momentos de lazer. “Precisamos valorizar nossos espaços e proporcionar mais conforto e lazer aos moradores de nossos bairros” afirmou o prefeito Militão. O local também poderá ser utilizado pelos moradores do bairro para atividades comunitárias.

Diretoras e alunos das Escolas Estaduais de Monte Santo recebem homenagem na Assembléia Legislativa de Minas Gerais







Monte Santo: A Assembléia Legislativa de Minas Gerais homenageou, na quarta-feira dia 13/06/2012, cidades e escolas públicas mineiras que se destacaram na avaliação da Prova Brasil do MEC, ranking feito pela ONG Todos pela Educação. O exame mede os conhecimentos dos alunos do 5º e 9º ano do Ensino Fundamental. As escolas de Monte Santo de Minas conseguiram o 4º lugar no ranking das melhores escolas públicas de ensino fundamental, e isto não é pouca coisa, se lembrar que foram avaliados 5.565 municípios de todo o Brasil. Este 4º lugar foi destaque em vários meios de comunicação do Brasil e em uma matéria especial na revista Veja destacando as melhores escolas do país. A Prova Brasil que serviu de base para este ranking foi realizada em 2009, onde a E.E. “Dr. Wenceslau Braz” participou com 216 alunos; a E. E. Américo de Paiva com 35 e a E.E. de Milagre com 40.
    A educação sempre foi e sempre será o melhor caminho para uma sociedade melhor e mais justa e este 4º lugar mostra que nossas escolas Wenceslau Braz, Américo de Paiva e Estadual de Milagre estão no caminho certo. “O segredo para o bom resultado é mais simples do que se pensa, basta ter seriedade, compromisso e um grande amor pelo ato de educar”, disse a diretora Rosana. Também interpelada sobre o segredo da melhoria nos índices escolares, a diretora da octogenária Escola Estadual Américo de Paiva, Maria Antônia Ramalho, de Monte Santo de Minas, disse que a fórmula é simples: “é uma combinação de gestor presente, professor ensinando bem, dedicação e adesão dos alunos aos projetos e empenho dos pais”, resumiu. “Aplicamos simulados constantemente, e bimestralmente fazemos provões com base nos programas de avaliação da Educação Básica. Toda semana também tem hora de leitura, que vai de quadrinhos a jornais. São essas, dentre outras iniciativas, que vão fazendo a diferença”, revelou a gestora.
     Para a solenidade na Assembléia Legislativa, cada escola levou um número de alunos correspondente aos que fizeram a prova Brasil em 2009: WB – 19 alunos; AP – 8 alunos e Milagre – 8 alunos. Os alunos foram acompanhados pelas diretoras e professoras de suas escolas. Todos foram recepcionados no SESC da cidade de Venda Nova, onde tiveram refeição e estada em chalés muito confortáveis. O lugar, enorme, era muito bonito e os alunos, apesar do pouco tempo livre, puderam se divertir e fazer novos amigos.
      Já na Assembléia Legislativa todos foram muito bem recepcionados e os alunos, junto com seus professores, sentaram-se no Salão do Plenário para assistirem confortavelmente toda a cerimônia. Vários deputados elogiaram os esforços das escolas pela melhoria da educação, enaltecendo o trabalho realizado nas escolas que se destacaram na Prova Brasil.
      A Secretária de Estado da Educação, Ana Lúcia Gazzola, destacou que todos os resultados derivam de uma política educacional, a qual valoriza o magistério, mesmo reconhecendo que ainda há muito a avançar em termos de valorização profissional e que o trabalho dos professores muito tem feito para elevar Minas Gerais nos melhores lugares da educação do Brasil. Disse, também, que a educação é uma atividade que necessita da participação de todos, pois uma sociedade só pode se considerar civilizada quando atingiu um patamar de direitos, entre eles o direito à educação. Aos alunos, ela disse que a escola só existe em função deles, para atendê-los da melhor maneira.
     O deputado Dinis Pinheiro, presidente da ALMG, disse aos alunos, pais, professores e diretores que estes elevaram o nome de nosso Estado no cenário nacional, conseguindo comprovar a frase do educador Paulo Freire, que afirmou que “os homens se educam em comunhão”.
     O deputado Carlin Moura comparou o sistema educacional a uma orquestra, homenageando primeiramente os maestros, os diretores de escola. Parabenizou os professores: sem eles não haveria juízes, advogados, médicos. Aos alunos, Carlin disse: “Afinem seus instrumentos, só isso vai lhes propiciar o conhecimento, o maior patrimônio que todos nós temos.”
     As diretoras, Rosana - E.E. “Dr. Wenceslau Braz”, Marly - E.E. de Milagre e Toninha - E.E. Américo de Paiva, além das belas palavras proferidas pelos deputados e pela Secretária Ana Lúcia, receberam uma placa de prata em homenagem ao trabalho realizado em suas escolas. Não há dúvida: elas são guerreiras e têm conseguido fazer um trabalho excelente frente as escolas que dirigem!

Observando... A cidade

    Hoje acordei mais cedo! Era dia de Cavalgada, quando Monte Santo demonstra a população rural com suas criações de cavalos e a população urbana apaixonada pelo esporte também. Estava linda, organizada e após duas horas de sua passagem alguém comentou: não há vestígio de sujeira de cavalos na cidade, e isto nos alegrou muito.
    A cidade festeja em todos os cantos seu aniversário e isto demonstra uma população feliz com as festividades. Em um país com 84% de população urbana, o aniversário de uma cidade é para ser mesmo comemorado.
    Monte Santo é uma típica cidade do interior de Minas Gerais que começa a assimilar hábitos mais modernos como: a falta de preconceitos, uma grande incidência de automóveis, o engatinhar de produção industrial e o melhor de tudo, aprimoramento na qualidade de educação.
    Sentimos sim, falta de lazer e cultura, principalmente a juventude, que ainda se dedica ao ócio, mas, agradecemos pela tranquilidade de um mundo nada violento, onde é possível sair despreocupados as ruas. A qualidade do “verde” se mantém, assim como a qualidade da saúde e da água. Poderíamos tranquilamente participar da Rio+20 como cidade “pacata” na preservação ambiental.
    Surgem novos loteamentos para construção e a paisagem que se estende sob eles é de uma beleza estonteante. Como não gostar de viver aqui? Não temos ainda datas ou previsões de planejamentos para grandes melhorias, mas, está se fazendo uma base um pouco mais moderna.
    Parabéns Monte Santo! Que Deus olhe dos céus para você dando de presente oportunidade de grandes escolhas para infinitas melhorias.
    Obs.: Parabéns para: Stefano, Betão, Sarah e Pedro, todos do mês de junho.
Cida Heluany

COTAS RACIAIS

    Eu não consigo entender como rebater um preconceito por meio de outro preconceito. Sim, porque cotas raciais para negros em universidades nada mais é do que considerá-los inferior intelectualmente. E isso sim é preconceito!
    O que tem a ver cor da pele com a inteligência? Se fosse assim o nosso poeta Castro Alves teria morrido no anonimato. Mas se até hoje ele é famoso é graças a sua inteligência. E muitos nem sabem que ele era mulato, porque realmente isso não faz diferença alguma. Assim como Mário de Andrade, um dos fundadores do Modernismo (movimento literário que revolucionou as artes em 1922), figura importantíssima na Semana da Arte Moderna. Mas vamos para uma época mais recente. Gilberto Gil precisou de alguma “cota” para ser o maravilhoso compositor que é? E Pelé precisou de “cota” para ser bom de bola?
    Essa história de cotas para negros começou nos Estados Unidos, onde o preconceito é um atraso de vida, porque lá, realmente, há a segregação e o preconceito. E onde “o candidato Allan Bakke não foi admitido na Faculdade de Medicina da Universidade da Califórnia em razão das políticas de cotas raciais, mesmo alcançando notas superiores à maioria dos aprovados por meio das cotas.” Mas, mesmo nos Estados Unidos, esse tipo de preconceito já está sendo superado, ou então o Barack Obama não teria sido eleito presidente.
    Na minha humilde opinião (ou ignorância, quem sabe?), cor da pele não faz ninguém mais inteligente, ou mais rico, ou mais hábil nos esportes, ou melhor cantor, ou mais honesto, ou menos capaz, enfim, ninguém vence ou perde devido à cor de sua pele. Cotas raciais: isso sim é preconceito, isso sim é humilhação.
    Será que Djavan precisou de “cotas” para ser o artista que ele é? Assim como Alcione, Agepê, Simonal, Jair Rodrigues, enfim a lista de talentos é longa demais! E se formos para a literatura, também é uma longa lista. Cota sim é preconceito, pois é julgar o um indivíduo como menos capaz, intelectualmente, que outro. E nessa “história”, eu já nem sei quem é mais prejudicado ou discriminado: o negro com cota ou o branco sem cota? Ambos não deveriam ter os mesmos direitos? Quem está sendo discriminado nessa história? Se alguém souber a resposta, por favor, me conta! E como saber quem é branco no Brasil? Eu tenho a pele branca e olhos verdes, descendência do lado materno de imigrantes italianos, mas a minha bisavó do lado paterno era negra do cabelo pixaim, e digo isso com muito orgulho!
Professora Nilzinha