quinta-feira, 3 de maio de 2012

Campanha de vacinação contra a gripe começa no dia 5 de maio

Nesta foto do arquivo do JFP Notícias, vemos Maria Sandra vacinando uma pessoa durante a campanha do ano passado 


Monte Santo: A campanha de vacinação deste ano contra a gripe será dirigida a idosos, crianças de 6 meses a 2 anos, grávidas, trabalhadores da saúde, indígenas e presos. Segundo o secretário Municipal de Saúde, José Maurício Lima Rezende, a meta é superar o público alvo atingido no ano passado. A enfermeira padrão Maria Sandra Del Bel Pamplona, coordenadora da campanha, corroborando com o secretário José Maurício, diz que a vacinação esperada pela Secretaria Municipal de Saúde será imunizar 378 crianças de 6 meses e menos de dois anos de idade, 298 gestantes, 205 trabalhadores da área de saúde e 2.915 idosos acima de 60 anos de idade, perfazendo um total de 3.796 pessoas, que suplantará os 80% do público alvo sugerido pelo Ministério da Saúde. A coordenadora salienta que a gripe (influenza) é uma infecção viral que afeta o sistema respiratório. O contágio ocorre de forma direta por meio das secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar ou de forma indireta pelas mãos, que após contato com superfícies recém-contaminadas por secreções respiratórias podem levar o agente infeccioso direto à boca, aos olhos e ao nariz.
Maria Sandra adverte que não haverá prorrogação da campanha, que ocorrerá no período de 5 a 25 de maio. Os grupos indicados para vacinação na campanha são: idosos de 60 anos ou mais; trabalhadores de saúde que fazem atendimento para influenza; crianças na faixa etária de 6 a 23 meses; gestantes em qualquer idade gestacional; e indígenas. No sábado, 5 de maio, dia D da campanha, o horário de atendimento será das 08:00 às 17:00 horas, e nos demais dias das 08:00 às 15:00 horas. Maiores esclarecimentos procurar o Posto de Saúde mais próximo de sua residência.  
Falando para a nossa “Folha”, o prefeito Militão Paulino de Paiva disse que “as campanhas de vacinação do idoso foram iniciadas, pelo Ministério da Saúde, há 12 anos, e desde então, houve uma queda significativa nas hospitalizações por pneumonias e doenças bronco-pulmonares crônicas na população alvo da vacinação”. Salientou ainda, que “o nosso objetivo é proteger a parcela da população que corre mais risco de ter a doença na forma mais grave. Com isso, vamos evitar as internações e, principalmente, a mortalidade em virtude da doença. A meta é vacinar pelo menos até 80% da população alvo”, afirmou o prefeito. A campanha do Ministério da Saúde também abrange toda a população indígena, mas essa vacinação estará a cargo da Funai e órgãos relacionados à saúde dos índios.

0 comentários:

Postar um comentário