quinta-feira, 3 de maio de 2012

Aluna paraisense protagoniza campanha publicitária do MEC


S.S.do Paraíso:
Dois anos após a conquista da medalha de ouro na etapa nacional das Olimpíadas da Língua Portuguesa, a paraisense Pâmela Aparecida de Oliveira (14) voltou a receber destaque pela conquista inédita graças à campanha publicitária do MEC (Ministério da Educação) alusiva à próxima edição do concurso que tem como objetivo contribuir para a melhoria do ensino da leitura e escrita nas escolas públicas brasileiras.

     O comercial transmitido pelos principais canais de televisão do Brasil narra o poema “Meu pedaço de terra vermelha”, enquanto exibe imagens da ex- aluna da Escola Municipal Napoleão Volpe em meio às paisagens de uma fazenda de Paraíso. Além da tevê, a campanha pode ser vista no YouTube, através do link:
http://www.youtube.com/watch?v=bNHf0hvAq4c.

     Para que um estudante possa participar do concurso, é necessário que a Secretaria de Educação dê todo o suporte necessário para que a escola possa aplicar de maneira correta as oficinas nas salas de aula. E, de acordo com a professora Marília de Souza Naves, que coordenou e acompanhou a jovem durante todo o processo de produção do poema vencedor, o órgão responsável pela educação municipal oferece aos professores todo o que lhes é necessário. “A secretaria promove muitos cursos de capacitação. O professor só não estuda hoje se não quiser. Uma gestão que investiu muito na educação”, declara.
     A secretária Maria Luiza Coelho de Pádua, afirma que o resultado de Pâmela mostra a seriedade com que os professores desenvolvem seus trabalhos. Ela ressalta ainda o desempenho da professora Marília, da escola Napoleão Volpe e da autora do poema. “Temos observado que o trabalho nas escolas das zonas rurais é tão bem desenvolvido como o das escolas urbanas. A Pâmela foi uma aluna brilhante, aproveitou uma oportunidade e recebeu o prêmio em Brasília, diretamente das mãos do presidente Lula.     A escola também foi premiada com livros e computadores. Isso nos orgulha e nos deixa gratificados porque estamos cumprindo aquilo que propomos dentro desse governo, que é oferecer educação séria e de qualidade para todos os níveis. Estamos colhendo os frutos desse trabalho, que foi coordenado pela secretaria, mas realizado efetivamente nas escolas pelos mestres”.
     Ela também ressalta que a valorização dos profissionais da educação, através das melhorias salariais e das oportunidades de aprendizagem em cursos de capacitação e de formação continuada, além dos investimentos na estrutura física das escolas e na alimentação dos alunos também são ingredientes dessa conquista. “Cumprimos com a nossa tarefa e estamos vendo a nossa educação crescendo cada dia mais”, declara. Abaixo, o poema vencedor das Olimpíadas da Língua Portuguesa 2010
“Meu pedaço de terra vermelha”
Pâmela Aparecida de Oliveira
O vento vem...
Brisa brava me cutuca
Sopra bem na minha nuca
Varrendo logo a vontade 
de dormir até mais tarde
Tic-tac...tic-tac...
O relógio faz barulho
Galo alegre também canta
me encantando pra acordar.
Esse tempo corre tanto!
E parece me levar
Há poeira na estrada
 – redemoinho de areia – 
Vento que venta sem parar...
Voam aves lá no céu
Enquanto a boiada
Aposta corrida em disparada
“–Quem vencer vai ganhar mel!”
O vento vem...
Agora veloz como a águia
Toma banho na lagoa
Pula, brinca, bebe água!
Daqui olho o “terrerão”
Vem vindo na ventania...
Joga pra lá e pra cá o café
Verde no pé – preto no chão.
Esse pedaço de terra vermelha
Varrido pelo vento 
Que vem
É o meu mundo
Pequeno –grande – profundo!


Ralph Diniz

0 comentários:

Postar um comentário