As Escolas de Samba do Braz e do Belém fecharam o carnaval monte-santense...

Membros de uma comissão da prefeitura de São Sebastião do Paraíso conseguiram com que representantes da Feam...

Dos dias 28 a 30 de janeiro, foi realizado no Centro de Convenções Ulisses Guimarães, em Brasília (DF), o Encontro Nacional com Novos Prefeitos e Prefeitas...

Na manhã deste domingo, 3 de fevereiro de 2013, dezenas de moradores do distrito de Milagre fizeram uma manifestação em frente ao quartel da PM de Monte Santo de Minas...

Veja as fotos do Carnaval 2013 no site do Belém e do Bráz...

Aconteceu na sexta-feira, 1º de fevereiro, a cerimônia de inauguração do trevo de acesso a Guaxupé, com saída para Guaranésia e São Pedro da União...

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Acusados de assassinar “Véio” vão para júri popular nesta quinta-feira, 25 de agosto


Marcelo Aparecido Ferreira, o “Véio”, assassinado brutalmente em setembro de 2009



Monte Santo: Decorridos quase dois anos do assassinato de Marcelo Aparecido Ferreira, o Véio, os acusados por este crime que deixou marcas na sociedade monte-santense vão a júri popular nesta quinta-feira próxima, 25 de agosto, a partir das 09h00, no Fórum Dr. Tito Lívio Pontes. Os réus Willian Henrique dos Santos, o Ganso, e Ronei Rilton da Silva, o Nange, terão como advogados de defesa os Drs. André Luiz de Brito e Milton César de Lima. Na acusação atuará o Promotor de Justiça Dr. Cláudio de Barros Pinheiro, que terá como assistente Dr. Antonio Vicente Soares, e o júri será presidido pelo Juiz de Direito da Comarca de Monte Santo de Minas, Dr. Flávio Branquinho da Costa Dias. O corpo de jurados será escolhido entre uma lista composta por 25 nomes. 
O crime
O assassinato de Marcelo, o Véio, ocorreu na madrugada do dia 19 de setembro de 2009, com requintes de crueldades e foi considerado pela Delegada de Polícia, Dra. Renata Mattoso Libório Pereira de Paula, que dirigiu o inquérito, como crime hediondo. De acordo com os depoimentos dos réus naquela oportunidade, Marcelo teria comparecido naquela madrugada na “boca de drogas” para comprar uma pedra de crack e que havia reclamado do tamanho, inclusive, teria dito que iria “dedurar a boca”. Os autores não teriam gostado das ameaças e, por conta disso, Willian e Ronei começaram a agredi-lo deixando-o desacordado. Depois disso teriam dito que “já que começamos vamos terminar” e, ainda desmaiado, Marcelo foi colocado dentro de seu próprio carro e levado para uma estrada na zona rural. Ronei confessou que durante o trajeto ia desferindo facadas pelo corpo de Marcelo e Willian, ao chegar naquele local, confessou que desferiu em torno de umas vinte e cinco pancadas com pedra pelo rosto e cabeça da vítima, deixando-o desfigurado. O crime, então, teria sido por vingança e não por desacerto, explicou o delegado de polícia Dr. Marcos Fernando Moreno, que participou das prisões dos autores.
Ronei Rilton da Silva, o “Nange”

Willian Henrique dos Santos, o “Ganso”  


Lembrando o ocorrido, na manhã daquele sábado, 19 de setembro de 2009, Marcelo foi encontrado gravemente ferido por sua tia, que transitava por aquela estrada e reconheceu o carro de seu sobrinho, um veículo Fiat Pálio, cor cinza, com placas MAS 6873, Monte Santo de Minas. Disse ela a polícia, que ao verificar o veículo notou que “Véio” estava dentro do carro muito ferido. Percebendo a gravidade dos ferimentos, além da Polícia Militar também foi acionada uma ambulância que conduziu a vítima para o Pronto Socorro Municipal, onde teria recebido os primeiros procedimentos médicos e depois transferido para Ribeirão Preto, onde faleceu na madrugada de segunda-feira, 21 de setembro de 2009. Segundo informações, “Véio” teria sido agredido violentamente, principalmente, na parte craniana, mas também apresentava ferimentos graves por outras partes do corpo. Ainda conforme apuramos sobre este crime naquela oportunidade, os ferimentos na cabeça e no rosto da vítima teriam sido provocados por pedras e em outras partes do corpo, possivelmente, por um instrumento cortante. Naquela ocasião uma fonte nos disse que “Véio” teria sofrido esta agressão por volta das 05:00 horas da madrugada, mas somente foi encontrado em torno das 10:30 horas.
Manifestação
Conforme a nossa “Folha” apurou, uma manifestação está prevista para ser realizada em frente ao Fórum por familiares e amigos de Marcelo, pedindo justiça pelo seu assassinato. Segundo informações, os manifestantes estarão vestindo camisetas estampadas com a foto de Marcelo e, possivelmente, também serão colocadas faixas nos muros nas imediações do Fórum com frases pedindo a condenação dos assassinos.  

Pilotos da Esquadrilha da Fumaça fazem reconhecimento para o show de acrobacias em comemoração ao aniversário de Guaranésia


Policiais Militares, Bombeiros e Pilotos da Esquadrilha da Fumaça. Da esquerda para a direita: Cabo Fábio, o Bombeiro Henrique, Major Alexandre, Bombeiro Ten. Resende, Capitão Iramar e o Sargento Godói.



Guaranésia: Na terça-feira passada, 16 de agosto, às 10h00, aconteceu no Paço Municipal importante reunião da Comissão de Festa que está auxiliando na organização das comemorações dos 110 anos de Emancipação Política de Guaranésia. A data é comemorada no dia 16 de setembro e, para tal, o prefeito João Carlos Minchillo reservou várias surpresas para a população que já começaram a serem divulgadas. 
Nesta reunião participaram várias autoridades civis e militares do município e da região, representando a Policia Militar de Guaranésia Sargento Godói e Cabo Fábio, pelo Corpo de Bombeiros Sub-Tenente Resende e Cabo Henrique, representando a Esquadrilha da Fumaça Capitão Iramar Reno, Major Alexandre de Carvalho, o primeiro com a posição chamada na configuração dos aviões de ferrolho. Iramar é piloto de transporte e tem 3.960 horas de vôo e 163 demonstrações, natural de São Paulo/SP, e o Major Alexandre está na configuração de ala direito extremo, como piloto de helicóptero tendo 3.825 horas de vôos, com 205 demonstrações, natural do Rio de Janeiro. Na reunião, é claro, não faltou o diretor de Cultura Alberto Emiliano (Preto) e várias pessoas que estão participando da Comissão deste evento. 
Em uma breve explanação o Major Alexandre explicou como funciona o trabalho de logística da Esquadrilha da Fumaça, disse que “o grupo vem com 8 aviões e usará 7, sendo, que um fica de reserva para qualquer eventualidade”. Contou que em 59 anos de existência a Esquadrilha fez aproximadamente 3.450 vôos, muitos deles em outros países como EUA, Canadá, França, Alemanha, Inglaterra. Desde 2006 a Esquadrilha detém o recorde mundial de vôos invertidos com 12 aeronaves neste sentido. Disse ainda que neste ano de 2011 são 13 os pilotos que se revezam em 7 posições de vôo, “um verdadeiro orgulho para a aeronáutica brasileira”, asseverou. No suporte às atividades aéreas, soma-se um oficial de Relações Públicas, além de 31 graduados especializados em diversas áreas, chamados de Anjos da Guarda por cuidar da manutenção e pleno funcionamento das aeronaves. A Esquadrilha da Fumaça situa seus trabalhos em Pirassununga/SP e é a primeira vez que se têm registros da vinda deles como desbravadores do céu em Guaranésia. A apresentação ocorrerá no dia 16 de setembro, sexta-feira, com o inicio previsto para as 11h00 da manhã, no antigo loteamento Capitão. Lembrete: As demonstrações da Esquadrilha da Fumaça são apresentações públicas, gratuitas de caráter institucional.
Capitão Iramar, diretor de Cultura Alberto Emiliano, e Major Alexandre



Câmara entrega Títulos de Cidadãos Honorários Arceburguenses





Arceburgo: Em sessão especial e solene realizada na sede do Clube Social e Recreativo de Arceburgo (CSRA) aconteceu, na noite de sábado passado, 20 de agosto, a entrega de Títulos de Cidadãos Honorários Arceburguenses. Conforme o Projeto de Resolução nº 02/2011 da Câmara Municipal, que outorga a honraria à secretária de Saúde Dra. Luciana Ribeiro da Costa Cili, Dr. Jacyntho Taliberti Neto, Dr. Wellington Raphael Halchuk D’Alves Dias, deputado estadual Cássio Antonio Ferreira Soares, 3º Sargento PM Jairo Inácio de Souza, deputado estadual Antonio Carlos Arantes e ao senhor Christian Camille Curly. A sessão foi presidida pelo vereador Gilberto de Souza Dias e contou com a presença de todos os vereadores que compõem o Legislativo arceburguense. Estavam presentes várias autoridades municipais, entre elas o prefeito municipal Antônio Roberto da Costa e a 1ª Dama Dra. Patrícia Pricoli da Costa, vice-prefeito Eliel Ferreira da Costa, Dr. Thiago Varejão Fontoura e esposa, os ex-prefeitos João Batista Cili e esposa, Antonio Gregório Militão e esposa, os ex-vereadores Antonio Luiz Fernandes, Irineu dos Santos Terra e Marcos Donato dos Santos, além de vereadores e lideranças da região, de convidados e familiares dos homenageados. 
Antes da entrega dos títulos aos homenageados, o mestre de cerimônia Sander Rogério Ribeiro Pereira fez um pequeno relato da trajetória da vida dos agraciados. Em seguida os laureados foram recebendo seus títulos, que foram entregues pelos vereadores que fizeram a indicação de cada homenageado. Após, com a palavra franqueada, ocupou a tribuna o prefeito Antonio Roberto da Costa que no seu discurso salientou com relevância os serviços prestados ao município pelos homenageados. Os vereadores Edson José Balista e José Giolo Filho também enalteceram os novos arceburguenses, dando-lhes boas vindas e que continuem a trabalhar em prol do município.  Depois foi a vez dos agraciados, agora co-cidadãos arceburguenses, subirem a tribuna, fazendo um a um os agradecimentos pela comenda concedida.
A Banda Fortaleza, sob a batuta do maestro Rodrigo Morigi, mais uma vez encantou a todos na execução dos Hinos Nacional e de Arceburgo, abrilhantando a solenidade com músicas nacionais, internacionais e dobrados. Ao final da sessão, todos os presentes foram à frente saudar e parabenizar os outorgados, num clima de festa e confraternização. 
Falando para a nossa “Folha”, o presidente da Câmara Municipal de Arceburgo, vereador Gilberto de Souza Dias disse que “creio que organizamos uma linda festa para homenagear aqueles que muito têm feito por Arceburgo, todos os agraciados, de uma forma ou de outra, tem colaborado para o engrandecimento de nossa cidade. Então, nada mais justo de que prestar esta justa e linda homenagem a cada uma dessas personalidades. Sinto-me feliz por ser durante a minha gestão como presidente da Câmara, entregar os títulos às essas pessoas dignas e que amam a nossa Arceburgo”, concluiu.





Alunos de Arceburgo são premiados no Projeto Fotografia/2011



Arceburgo: Numa emocionante solenidade ocorrida na tarde de 9 de agosto, no Centro Social e Recreativo de Arceburgo – CSRA -, para a premiação de alunos participantes do Projeto Fotografia/2011, cujo evento contou com a presença do prefeito Antonio Roberto da Costa, da 1ª Dama Dra. Patrícia Pricoli da Costa, do vice-prefeito Eliel Ferreira da Costa, da superintendente de Educação, Cultura, Esporte, Lazer e Turismo Rosa Maria Magalhães Bassani de Moraes, do gerente Regional do sistema de Ensino COC José Mário Curcioli, do técnico Administrativo da AMOG Marco Antonio Godoy, da coordenadora do Projeto Jussara Freitas da Fonseca, do assistente de Coordenação Bruno Tripoloni Balista, da diretora do Colégio Municipal Arceburguense Maria Inês Peres Dias Lima, da diretora da Escola Municipal “Cel. Cândido de Souza Dias” Regina Alcebília Crivelari Silva Carosia, de professores e alunos. O Projeto Fotografia/2011 foi criado pela Associação dos Municípios da Micro Região da Baixa Mogiana – AMOG -, com sede em Guaxupé, tendo como tema do concurso de fotografias “Turismo, Educação e Cultura”, envolvendo alunos da rede municipal de ensino dos municípios associados. A iniciativa teve por objetivo divulgar as belezas, eventos e as potencialidades da região. Possibilitando, desta forma, a criação de uma web site da região da AMOG, mostrando suas paisagens naturais, eventos e festas folclóricas típicas dos municípios. Oferecendo, com isto, informações turísticas e um guia turístico impresso. O projeto contou com o patrocínio do Sistema de Ensino COC.
Segundo a coordenadora do Projeto em Arceburgo, Jussara Freitas da Fonseca, “foram clicadas mais de 6 mil fotos pelos alunos do município e através de uma comissão municipal composta por Ricardo Baticioto Benato, Reinaldo F. de Carvalho e Carlos Tertuliano Gonçalves, escolheram 100 fotos que foram encaminhadas à AMOG”. Foram premiados 35 alunos no município. A comissão julgadora da AMOG escolheu a foto vencedora de cada município. O aluno autor da foto premiada de Arceburgo ganhou um note book e a secretária de Educação, por sorteio, também ganhou mu note book. A vencedora, a aluna Luana Keren Ferreira Silva, de 8 anos, da professora Maria Rosa Ferreira, da Escola Municipal “Cel. Cândido de Souza Dias”, levou o prêmio com a foto “Panela de Ferro”. Durante o evento foi exibido um vídeo mostrando alguns momentos do projeto.
Não podemos deixar de registrar a presença da Banda Fortaleza de Arceburgo, que com a regência do maestro Rodrigo Morigi, deu um colorido especial ao acontecimento, executando além dos Hinos Nacional e de Arceburgo, vários clássicos que arrancaram aplausos entusiasmados dos presentes.  O evento teve como mestre de cerimônia Rosangela Claret Peres. As fotos mostram momentos do evento e os alunos premiados.
   

Acervo do Museu Municipal de Monte Santo está deteriorando e parte está desaparecida

Prefeito Militão estuda projeto para viabilizar a reabertura do Museu



Monte Santo: Indignado com o total abandono do acervo do Museu Municipal de Monte Santo de Minas, o prefeito Militão Paulino de Paiva asseverou que “o que a administração passada fez com o nosso Museu trata-se de uma total falta de respeito com a história de nossa querida Monte Santo de Minas”. Conforme a nossa “Folha” constatou, parte do acervo do Museu estava abandonada e jogada em um dos porões do prédio onde funciona o Sindicato Rural de Monte Santo, mas outra parte que continha peças importantes da nossa história está desaparecida. Documentos, fotos, utensílios que pertenceram aos primeiros habitantes do município estão empacotados e se deteriorando. De acordo com Elisa G. P. Mello, responsável pelo levantamento de todo o acervo do Museu, “catalogamos as peças, livros, fotos, documentos que nos foi possível retirar daquele porão e os colocamos numa sala do prédio da Prefeitura Municipal, onde, agora, com um trabalho mais apurado iremos providenciar a recuperação e restauração de tudo o que for possível para reabrirmos o Museu, conforme o planejamento do prefeito Militão”.   
O Museu Municipal foi fundado no início da primeira gestão do saudoso prefeito Sebastião de Castro Teixeira, o Tião Bigode, e contou com o apoio da população para a doação da maioria do acervo. O Museu foi instalado no prédio onde hoje funciona a Delegacia de Polícia e ainda se podem ver nos vidros de suas janelas o lindo trabalho em jato de areia, efetuado por algumas das principais artistas plásticas de nossa cidade.  
Caixas de história: No porão, ao meio de materiais descartados e papéis pelo chão, ainda se pode ver algumas cadeiras do antigo Cinema Santa Helena, de propriedade do saudoso José Espósito. Também lá ainda se encontram caixas com livros que contam um pouco da história de Monte Santo. No local para onde o que restou do acervo foi levado, também estão caixas com livros, fotografias, rádios, máquinas de costura, tear, e até o que restou dos equipamentos utilizados no consultório do saudoso Dr. José Larisca, mas tudo foram bem danificados pelo período em que ficaram no insalubre porão. “A falta de interesse com a história da cidade foi demonstrada pela gestão anterior. Todo esse material deveria estar em um local apropriado e arquivado da maneira correta”, disse o prefeito Militão. 
A secretária Municipal de Educação e Cultura, Maria Ângela Dias Flausino, a Lilinha, destacou que é importante que todas as cidades tenham espaços para guardar a memória do coletivo do município. “Mesmo as que não têm apelos turísticos são históricas e devem preservar sua memória”, argumentou.  Salientou, ainda, que “há moradores da cidade que poderiam contribuir com a doação de objetos e documentos, mas não o fazem por conta desse menosprezo e o medo de que esse material tão valioso se perca”. 
Reabertura: O prefeito Militão Paulino de Paiva, afirmou que o que restou do acervo do Museu receberá um tratamento adequado. “Este é um serviço que deveria ser realizado pela administração anterior, mas vamos envidar todos os esforços para reorganizar o material”, salientou. Estudando um novo espaço para a reabertura do Museu Municipal, Militão anunciou que “tanto a pasta de Educação e Cultura quantos outros secretários apresentaram idéias para este nosso projeto de reabertura do Museu, mas vamos aprofundar o nosso planejamento e garantir para que não haja mais interrupção no funcionamento do Museu, para que a nossa população tenha mais confiança e contribua com doações de peças, fotos e documentos que façam parte da rica história de nossa cidade”, finalizou. Veja as fotos estampadas nesta matéria, elas falam por si e demonstram o abandono e desrespeito pela história da cidade.  
Boletim de Ocorrência
A Prefeitura está fazendo um levantamento total do que restou do acervo para, em seguida, providenciar um Boletim de Ocorrência junto a Polícia Militar, como também acionar o Departamento Jurídico da Prefeitura para as medidas cabíveis. Conforme a nossa “Folha” apurou, trata-se de uma medida para salvaguardar os interesses históricos da cidade, uma vez que além do total abandono do acervo, muitas peças estão desaparecidas.
Outro fato considerado pelo prefeito Militão como desrespeito com a história da cidade e, principalmente, com os familiares dos ex-prefeitos, trata-se da galeria das fotos dos ex-prefeitos que ficava no gabinete do prefeito. Estas fotos foram retiradas e colocadas no porão do prédio da Praça Joaquim Bernardes sem qualquer cuidado, sendo que algumas estão em estado precário de conservação. Militão já autorizou a recuperação e a restauração dessas fotos, que serão recolocadas “no lugar de onde jamais deveria ter saído”, asseverou.    

Polícia Civil faz grande apreensão de drogas e armas de fogo em Monte Santo


Léo e Vermelho, além das armas mantinhamgrande quantidade de drogas

Monte Santo: O serviço de inteligência da Polícia Civil descobriu no dia 9 passado, que Luís Fernando da Costa, vulgo “Vermelho”, estaria guardando armas e drogas na casa de Leonardo da Silva Júnior, vulgo Léo, e que Taís dos Reis Caieiro estaria no referido local para pegar uma arma de fogo. De posse de tais informações, policiais civis de Monte Santo de Minas e de São Sebastião do Paraíso, às 07h00 da manhã de quarta-feira, dia 10 de agosto, ficaram de campana nas proximidades das residências dos suspeitos. Conforme apuramos, os policiais que acompanhavam Taís realizaram sua abordagem assim que alcançaram o veículo que ela dirigia e em busca no seu interior, precisamente debaixo do banco do motorista se encontrava um revólver calibre 38 com a numeração raspada, enrolado em um pano. Neste momento foi dada voz de prisão a Taís. A outra parte da equipe foi avisada do resultado e com informações de que Léo teria mais armas e drogas em sua residência, os policias adentraram no local. E, conforme informações, Vermelho e Léo ao avistarem os policiais tentaram correr para o interior da residência, sendo que Vermelho foi abordado no quintal e Léo conseguiu entrar na residência e fechar a porta, porém com os argumentos dos policiais este abriu a porta. 
A dupla de traficantes quando adentravam na Delegaciade Polícia de Monte Santo


Após ser informado sobre o comércio da arma de fogo que acabara de fazer com Taís, Léo apresentando-se nervoso, confessou aos policiais que tinha em sua residência dentro de um aparelho de som mais uma arma de fogo calibre 38, também com a numeração raspada, escondida com diversas munições de calibre 32, recolhida pelos policias. Depois de entrevistas com Léo sobre a posse de drogas e entorpecentes, este após diálogos com os policiais informou que possuía aproximadamente 500 gramas de maconha na residência de sua namorada. Parte da equipe de policiais, juntamente com Léo, se deslocou ao local e conseguiu apreender dois invólucros grandes de maconha.
Retornando à residência de Léo, este informou não possuir mais entorpecentes em sua posse, momento este que em meio às buscas no local foi localizado pelos policiais em cima de um guarda-roupa no quarto de Léo, vários invólucros contendo maconha, crack e cocaína. Diante dos fatos este veio a confessar a posse de mais produtos em sua casa, sendo um invólucro localizado no quarto dos fundos contendo várias cápsulas/pinos com cocaína pronta para o comércio, e embaixo da estante da sala um pequeno saco plástico com munições de vários calibres. 
Grande quantidade de drogas e armasapreendidas pela Polícia Civil


Após todas as buscas na residência de Léo, e diante dos fatos, Vermelho que também estava no local como conduzido veio a confessar que também possuía drogas em sua residência, fato que fez com que a equipe se deslocasse até a sua residência onde foram encontrados na lavanderia, debaixo de uma máquina de lavar roupas, três invólucros com cocaína e em um quarto nos fundos da casa dois invólucros contendo maconha e crack em cada um destes. Em continuação as diligências e de posse de informações de que Taís também possuía drogas e armas em sua casa, os policiais se deslocaram para a mesma sendo que com autorização de seu genitor e na presença de testemunhas, foram realizadas buscas na casa quando Taís entregou aos policiais uma porção de cocaína que estava em seu quarto e não sendo encontrado mais produtos ilícitos.
Por fim, todos os envolvidos foram conduzidos para a Delegacia de Polícia da Comarca de Monte Santo para prestarem esclarecimentos, onde fora lavrado o APFD e os autores conduzidos para a cadeia pública local. A delegada de Polícia Civil Dra. Renata Mattoso Libório Pereira de Paula chefiou a equipe composta pelos investigadores Samir Donizete da Silva, Felipe Pawlowski Martins Silva, Eliézer Deives Pichitelli, Erick Alves dos Santos, Ivan Faria Júnior e o escrivão Áureo Celso Santos de Oliveira.

Relembrar faz bem



Guaranésia: Time do Fisotec de 1980, no Campo do Guaranésia F. C. Em pé: técnico Mané Dalbelo, Armando, Ditinho, Lú Mian, Dilinha, Buchinha, Roberto (Cambito). Agachados: Ivo, Donizete, Roberto, Pedro, Wilsinho (In memória). Este time foi vice-campeão da Taça de Prata naquele ano de 1980. Foto de arquivo Roberto Cambito. Você pode colaborar com esta coluna, envie para nossa redação sua foto e texto! 

Vereadores derrubam vetos impostos pelo prefeito

Vereadores derrubam por 7 votos contra e 1 a favor os vetos impostos pelo prefeito João Carlos Minchillo nas Emendas da LDO/2012
Vereadora Marta Flamini
 Guaranésia: Em reunião ordinária que aconteceu no dia 16 de agosto de 2011, às 19h00min, na Câmara Municipal, o assunto mais comentado e debatido pelos vereadores foi os vetos impostos pelo prefeito João Carlos Minchillo em relação à LDO 2012 (Lei de Diretrizes Orçamentária), que antecede a LOA (Lei Orçamentária Anual). A nossa reportagem que estava presente pode constatar que a grande maioria dos vereadores não estava satisfeita com os vetos do prefeito guaranesiano, isto porque, segundo os parlamentares, os vetos prejudicam servidoras municipais e a população. 

Vereador Antonio Carlos

A negativa que mais chamou atenção recai sobre a Emenda que ampliava para 6 meses o benefício de Licença Maternidade para as servidoras municipais. Conforme apuramos, o prefeito João Carlos Minchillo ao justificar o seu veto sobre esta Emenda ponderou que tal procedimento implica ao servidor uma conduta vedada aos agentes públicos em anos eleitorais. Inconformado com este veto, o vereador Felipe Laudade disse que “tal fato embora seja benefício a ser concedido, é independentes de sigla partidárias ou preferências políticas e isto não é justificativa para o prefeito já que esta Emenda foi apresentada em anos anteriores e vetada da mesma forma”.
Os outros três vetos são: Emenda Aditiva que pede a criação de um espaço de lazer próximo a Rodoviária; Emenda Aditiva na área de Cultura e Turismo para o projeto na praça com a criação de um espaço público para eventos e um novo espaço para realização da Feira Livre; Emenda Aditiva no setor de Assistência Médica Hospitalar Ambulatorial solicitando a implantação de uma Farmácia Básica no distrito de Santa Cruz da Prata. 
Os vereadores não assimilaram os vetos e partiram para uma votação com escrutínio secreto, que resultou em uma fragorosa derrota para o prefeito João Carlos Minchillo. Após a votação que foi realizada entre rumores de descontentamento, a urna foi aberta para a contagem dos votos e configurou-se o que se apresentava previsto: 7 votos contra e apenas 1 a favor da manutenção dos vetos.

Em Monte Santo PT e PTB saem na frente em busca de novos filiados


Partidos correm contra o tempo para conseguir o maior número possível de nomes para
concorrer a uma vaga na Câmara Municipal no ano que vem


O Diretório Municipal do PTB, presidido pelo ex-prefeito Cacau, já está atendendo aos
interessados no período da manhã, das 08h00 às 11h30




Monte Santo: Com a aproximação do prazo final determinado pela Justiça Eleitoral para que os candidatos das próximas eleições se filiem aos partidos, os diretórios municipais de Monte Santo de Minas se movimentam para conseguir mais nomes para as eleições de 2012. Segundo a legislação eleitoral, para concorrer aos cargos eletivos por uma determinada legenda, cada candidato deve estar filiado há, pelo menos, um ano no mesmo partido. Como as eleições estão marcadas para outubro do ano que vem, o prazo para que os candidatos estejam com a situação regularizada e façam parte dos quadros de seus partidos é 30 de setembro. 
No Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), partido que conta com quatro representantes na Câmara Municipal, cujo presidente do Diretório Municipal é o ex-prefeito José do Carmo de Paula Braga, o Cacau, um comunicado foi distribuído para a população, convocando interessados para se inscreverem como pré-candidatos pela legenda, reforçando que “a sociedade moderna não admite mais desigualdade e injustiça sociais, vamos fortalecer este trabalho e seguir cada vez mais fortes e unidos, mantendo o nosso partido como a principal legenda de nossa cidade. E das realizações que são um orgulho de todos nós”.
Já o Partido dos Trabalhadores (PT), do vice-prefeito Amauri Risbane Franciole, apesar de ter atravessado um ano inteiro de momentos conturbados por causa das divergências com o prefeito Militão Paulino de Paiva, que culminou com o afastamento do vice-prefeito da Prefeitura, também lançou um comunicado na esperança de ver seu quadro de filiados aumentar. O comunicado expressa que “há anos a política desta cidade e do Distrito de Milagre necessita de renovação. Você que tem espírito de liderança, acredita que política pode ser sim lugar de gente honesta e trabalhadora e se você é uma daquelas pessoas que tem vontade de lutar pela melhoria da saúde, pela geração de empregos, por uma educação cada vez melhor, por maiores incentivos ao esporte, pela segurança pública, se você acredita que pode fazer algo para diminuir as diferenças sociais, culturais e econômicas então o seu lugar é no Partido dos Trabalhadores”. O PT monte-santense conta com um representante na Câmara Municipal, o vereador Flávio da Silva Santos, o Flavinho, atual presidente do Legislativo.


Vitrine - Guaranésia



A rainha do Campeonato Intermunicipal é a bela morena Mariana, do time do Negritude, recebendo o buquê de flores das mãos do prefeito João Carlos Minchillo.



Uma das princesas a simpática Amanda, ao lado do presidente da Câmara  Municipal, vereador Antônio Carlos Pitondo


As outras duas belas princesas, Gláucia e Jéssica.


Ana Júlia foi a mestre de cerimônia do evento



Em uma tarde de agosto apreciando os Ipês Floridos da Praça Central, vemos Daiane junto das sobrinhas Alehandra Oliveira e em seus braços Ysabela Oliveira  

Vitrine



Secretária da World Connect, Joice Damiane Fernandes Gomes, esbanjando simpatia numa pausa para a foto


Há 42 anos na assessoria Administrativa do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Arceburgo, Gilson César da Silva Almeida, tem desempenhado um excelente trabalho junto a este Sindicato que foi fundado em 1977, e representa aproximadamente 2 mil trabalhadores


Flávio dos Reis Calori de Oliveira, assistente do IHCA, é leitor assíduo da nossa “Folha”


Em 26 de agosto a oficial do Cartório de Registro Civil das Pessoas Naturais de Arceburgo, Fátima Aparecida da Silva Savioli, completará 30 anos no cargo. O Cartório foi fundado em julho de 1907, portanto completou 104 anos. Nossos parabéns!


Marcelo Catani, entre uma entrega e outra, um momento para uma foto


A assistente de RH da Cory, Berenice Villas Boas, mesmo com sua agenda lotada, recebeu a nossa reportagem e clicamos esta bonita foto


Coordenadora Pedagógica do Centro Educacional Cory, Ioni Magri Peixoto Barreto, esbanjando talento e competência, nos mostrou as bem equipadas instalações da escola mantida pela Cory. Nossos agradecimentos!


Claudemir Aparecido Lázaro, o Japão, pai dos meninos cantores João Pedro (5 anos) e Gabriel (7 anos), é só alegria quando fala da dupla sertaneja, que se apresenta como gente grande. Sucesso a vocês!


Este jovem é o sortudo ganhador do Avião do Faustão, no dia 23 de julho, Jean Bruno Batista, de Mococa, na foto participando do Torneio de Futsal em Arceburgo. 


5ª avenida


ESPAÇO CIDADÃO DAS ARTES
O Espaço Cidadão das Artes foi o local escolhido para a realização de uma Exposição e Feira Beneficente de Artesanatos que se deu nos dias 20 e 21 de agosto. Crochês, bordados, artes plásticas, doces caseiros e outros produtos foram comercializados e renda endereçada para  prover uma cirurgia de alto custo, beneficiando uma paciente da nossa sociedade monte-santense. Contou com a participação da Associação de Artesãos de Monte Santo, Atelier João de Barro e Grupo de Apoio Bem me Quer. É maravilhoso viver numa cidade onde a solidariedade se convocada, responde: presente!




FEIRA DE CIÊNCIAS DO WENCESLAU BRAZ
Nos dias 16 e 17 de agosto, o nosso Wenceslau Braz vestiu-se de festa e apresentou mais uma Feira de Ciências. O alvoroço dos jovens estudantes se fazia ver pelo reconhecimento de seus trabalhos. De parabéns, diretoria, educadores e alunos desta conceituada  "casa" que ao longo dos anos, vem formando cidadãos do futuro.


UMA EUFORIA TOTAL
Se o Zenith afundar nas águas do Atlântico, no inicio de março de 2012, grande parte dos cidadãos da Melhor Idade da nossa terrinha  irão a pique. Brincadeiras à parte, só pra dizer que o Programa do Bem Viver bloqueou pelo menos umas 180 cabines do navio Zenith, possibilitando assim um cruzeiro marítimo, em alto estilo, visitando as cidades de Angra dos Reis, Búzios e praia privativa. Isto posto, após a folia do Momo, com a proposta de curar ressacas em alto mar. Voilá!


MEU AFILHADO DE CASÓRIO
Já trabalhamos juntos e de sobra demos muitas risadas, naquela boa época. Ás vezes fico pensando em voltar a convidá-lo para uma outra voltinha na montanha russa do Play Center em São Paulo. Quem sabe não seria uma boa idéia no 20 de agosto, sábado, quando Elbio Tadeu de Souza comemora a sua nova idade?! Quem sabe agora ele não grita mais para parar a máquina, já que seus filhos estão criados? Um abraço meu amigo, sabendo de antemão que você não se importará com a minha pertinaz lembrança dos tempos de outrora.


CAMPEONATO DE TRANCA HELMANO PEREIRA DA SILVA
O Minas Clube está com suas inscrições abertas para a realização do 1º Campeonato de Tranca "Helmano Pereira da Silva". Os vencedores receberão troféus e premio em dinheiro. Mais uma realização da Diretoria do Minas Clube de nossa cidade.


ROTARY CLUB EMPOSSA
O distinto casal Raulice e Noraldino Pereira de Castro assumem para 2011/2012  o comando do Rotary Club de Monte Santo. Eles já são tarimbados nesta incumbência e, certamente, darão conta do recado. Muito sucesso e realizações. Posso perguntar sobre a Noite de Itália?


PERU DO IMPÉRIO INCA
Negia Maria Jorge Nascimento e seus rebentos Bárbara e Ciro afivelaram suas malas e estão curtindo muito, lá pelas bandas do extinto  Império Inca.  A capital Lima, Cuzco, Valle Sagrado e Águas Callientes constam do roteiro turístico desta família, da qual também serei uma feliz turista agregada. E, para conhecer e festejar os 100 anos de Machu Picchu estaremos a bordo do trem, categoria "vistadome", para melhor apreciar o Rio Urumba, tendo ao longe os picos nevados dos Andes. E quem nos leva, lógico, só poderia ser Via Mundi Turismo, de Passos. Hasta la vista!
Wandaeleusa

Dia Nacional do Campo Limpo promove conscientização

Pelo bem da agricultura, do planeta e das futuras gerações, a ação é realizada em todo o país

Com o objetivo de promover a conscientização sobre os cuidados que se devem ter para evitar a degradação do meio ambiente, a Central de Recebimento de Embalagens Vazias, Inpev e Apacass, realizaram o dia nacional do campo limpo. Em São Sebastião do Paraíso, mais de 400 crianças participaram da programação no Parque Ecológico da Serrinha. Consciência ambiental e métodos de reciclagem foram temas predominantes no evento. Com o apoio de empresas parceiras, os estudantes receberam orientações nos estandes sobre a importância dos EPIs – Equipamentos de Proteção Individual – no manuseio e aplicação de produtos na lavoura e também no recolhimento do material usado. Ainda fizeram parte do dia do campo limpo apresentações de música, teatro, mágica e caminhada em trilha ecológica. Participaram do evento alunos de sete escolas das zonas rural e urbana. Segundo a gerente da Apacass, Renata Lise, o contato das crianças com este tipo de conhecimento pode contribuir com a melhor manutenção do campo. “Todos os temas foram ligados a preservação do meio ambiente e a preocupação com a devolução de embalagens vazias, promovendo a conscientização dos pequenos”, afirma.
Inpev
            O Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias é uma entidade que trabalha cuidando do cumprimento da lei federal que atribui a cada participante da cadeia produtiva agrícola a responsabilidade de destinar as embalagens dos produtos de forma correta. De acordo com dados do órgão, 94% das embalagens de defensivos agrícolas são retiradas anualmente do campo. Pensando na continuidade e adesão de mais descartes corretos é realizado desde 2005, o dia do campo limpo, envolvendo agricultores e crianças de todo o país.
Agentes multiplicadores
            Como ressalta Renata Lise, é fundamental o trabalho educativo para os estudantes que passam a cumprir seu papel, cobrando atitudes ambientalmente corretas dos pais e multiplicando os ensinamentos. “As crianças depois de participarem de eventos como esse cobram dos pais as lições aprendidas, como o uso do EPI, a tríplice lavagem e o descarte correto das embalagens”, diz. O engenheiro agrônomo da Cooparaiso, Marcelo Almeida destaca que o dia do campo limpo faz com que todo o ciclo agrícola seja entendido e, além disso, mostra os danos ambientais e os riscos à saúde do manuseio inadequado das embalagens. “Cada um tem um papel. É isso que tentamos passar para os produtores e agora para os filhos desses produtores”, frisa. Juan César Volpe, aluno do 4º ano, tem contato diariamente com a lavoura de café do pai Júlio César Volpe. Ele acredita que o Dia Nacional do Campo Limpo o ajudou a entender vários aspectos que auxiliam na preservação do meio ambiente. “Não podemos jogar as embalagens em qualquer lugar e nem queimar. O certo é devolver para depois serem reaproveitadas. Já vi meu pai lavando e entregando os frascos”, conclui o estudante de 9 anos. Produzir alimentos e preservar valores é o principal objetivo do Inpev, através do Dia Nacional do Campo Limpo.
deputado estadual Cássio Antonio Ferreira Soares, 3º 

1º Centenário de Emancipação Político-Administrativa do Município de Arceburgo - MG




A satisfação popular se resume nas iniciativas adotadas pela Prefeitura de Arceburgo. A força do trabalho da administração pública é refletida na liderança e vitórias alcançadas.
A união destes fatores merece um brinde: Parabéns Arceburgo pelo seu 1º Centenário de Emancipação Político-Administrativa!
 Mais saúde, educação, segurança, transporte, infra-estrutura, ação social, emprego e renda. Mais cidadania, habitação, proteção ao meio ambiente, apoio às iniciativas comunitárias, às crianças, aos jovens, adultos e à melhor idade. Mais entusiasmo, esperança e satisfação pessoal tanto para os homens do campo, como da cidade. Tudo isso, ainda, é pouco para quem merece muito mais. 
Um dos principais destaques da Prefeitura Municipal, as realizações na área de saúde.

As obras de pavimentação da Avenida Doutor José Luiz de Moraes (que dá acesso ao bairro Santa Terezinha) já foram concluídas. 


Parabéns gente ordeira que tem vontade de vencer! Nosso compromisso continua, a exemplo das ações empreendidas, em beneficio da coletividade. Com união e integração com todas as camadas sociais, o resultado não poderá ser diferente: mais sucesso virá. Vamos juntos!
Dia 30 de agosto será entregue as 50 casas populares do Conjunto Habitacional Nova Arceburgo. 

A Prefeitura Municipal adquiriu ônibus para serem usados no transporte escolar do município. 

Festa de São João Batista, a tradição de um povo religioso, que há muitos anos recebe a população e visitantes para dias de muita alegria. 



Arceburgo é a 35ª cidade mais bem avaliada em gestão pública entre os 5.565 municípios brasileiros, e a 6ª no Estado de Minas Gerais.

Neste 1º Centenário de Emancipação Político-Administrativa de Arceburgo, dois excelentes shows; dia 28 Marcelo Nova e Banda e dia 29 Caio César e Diego 




Assistente Social da Previdência Social visita o CRAS de Monte Santo e faz palestra no CVT


As equipes de Assistência Social e de Saúde com a Assistente Social Meire de Souza Neves, ao centro



Monte Santo: No dia 10 de agosto do corrente ano, a Assistente Social do Centro de Referência de Assistência Social – CRAS, Daniela Damas, sentiu-se gratificada em receber sua ex-docente e atual Assistente Social da Previdência Social de São Sebastião do Paraíso, Meire de Souza Neves, que veio conhecer a unidade do CRAS de Monte Santo de Minas.
Pela manhã, depois das conversações de praxe e de trocas de informações sobre a área social, reuniram-se as equipes das Secretarias Municipais de Saúde e Assistência Social para enriquecerem seus conhecimentos através das orientações técnicas fornecidas pela Mestre em Serviço Social, Meire Neves.
Um público ávido para ouvir a palestra de Meire Neves


No período da tarde reuniram-se no Centro Vocacional Tecnológico – CVT -, a convite da Assistente Social do CRAS, os representantes das entidades do nosso município, as Enfermeiras das Unidades Básica de Saúde – UBS - e as Agentes Comunitárias de Saúde para assistir a palestra sobre: Previdência Social e o Benefício de Prestação Continuada – BPC: a importância para a Sociedade, ministrada pela Meire. Logo após o término da palestra, Daniela convidou a palestrante para ir até ao gabinete do prefeito para apresentá-la ao Prefeito Municipal Militão Paulino de Paiva, que ficou agradecido com sua presença, dizendo que “as portas estão abertas sempre que precisar em nosso município”.
A Assistente Social Meire de Souza Neves quando explicava a importância do BPC 

O prefeito Militão recebeu em seu gabinete a Assistente Social Meire Neves



Câmara de Monte Santo ajuíza Mandado de Segurança para obtenção de documentos


Flávio da Silva Santos, presidente daCâmara Municipal de Monte Santo de Minas 



Monte Santo: A Câmara Municipal de Monte Santo de Minas ajuizou no dia 05 de agosto de 2011 um Mandado de Segurança em face do Prefeito Municipal, Militão Paulino de Paiva, não ter encaminhado ao Legislativo a prestação de contas referente à 21ª Expam e o desfile cívico, realizadas por ocasião dos festejos de aniversário da cidade em junho passado. A ação foi ajuizada com o objetivo de que o prefeito encaminhasse alguns documentos à Câmara Municipal, pois, segundo informações, esses documentos já haviam sido solicitados anteriormente ao Chefe do Executivo, que teria se recusado a encaminhá-los. Fundamentando o pedido, a Câmara embasou-se nas Constituições Federal e Estadual, além da Lei Orgânica Municipal e alegou que um dos poderes do Poder Legislativo é fiscalizar o Poder Executivo. 
Da Liminar
Apreciando o pedido do Poder Legislativo Municipal, o Juiz de Direito da Comarca de Monte Santo de Minas, Dr. Flávio Branquinho da Costa Dias, concedeu o pedido liminar e determinou ao Prefeito Municipal que, no prazo de 05 dias, forneça os documentos solicitados pela Câmara. Caso o Chefe do Executivo descumpra a ordem, o mesmo incidirá em multa no valor de R$ 25.000,00 (vinte e cinco mil reais), sem prejuízo de eventuais sanções cíveis e penais. Da decisão ainda cabe recurso.
Conforme a nossa “Folha” apurou, a Prefeitura Municipal está providenciando a prestação de contas que será entregue ao Poder Judiciário, conforme determina o Mandado de Segurança.

Regional do Trabalho não convoca para treinamento e Prefeitura de Monte Santo fica sem emitir o novo modelo da Carteira de Trabalho




Monte Santo: A Prefeitura Municipal de Monte Santo de Minas, apesar de ter cumprido com todas as recomendações da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego de Minas Gerais, através da Gerência Regional do Trabalho e Emprego de Poços de Caldas, continua encontrando dificuldades na emissão da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), para os trabalhadores monte-santenses. 
De acordo com informações obtidas por nossa “Folha” junto a Quênia Márcia Caieiro, foto, responsável pelo setor de emissão de Carteira de Trabalho na Prefeitura, desde o dia 31 de dezembro de 2010 que foram suspensas a emissão deste tipo de documento na forma convencional e que a partir de 1º de janeiro de 2011 seria implantado um novo modelo da CTPS. “Recebemos um ofício da Regional de Trabalho de Poços de Caldas informando a suspensão das carteiras antigas, uma vez que seria implantado o novo modelo de CTPS, totalmente informatizado, o que demandaria no treinamento do servidor responsável pela emissão. Ocorre, porém, que até o momento não fomos chamados para este treinamento e, o que é pior, não estamos autorizados a emitir a CTPS antiga”, reclamou Quênia. 
A nossa “Folha” teve acesso ao ofício encaminhado pela Regional do Trabalho de Poços de Caldas e constatou as novas exigências daquele órgão federal, inclusive salientando que o convênio somente seria mantido apenas com as entidades (Prefeituras, entre outros) que se habilitassem a emitir a CTPS informatizada. “Nós atendemos todos os requisitos da Regional, inclusive na aquisição de todos os equipamentos necessários para a emissão da CTPS informatizada. Mas, infelizmente, estamos aguardando a convocação de nossa funcionária para o treinamento da emissão do novo modelo de CTPS”, esclareceu Militão. Disse ainda, que apesar de todos os esforços “não foi possível sensibilizar a responsável por este setor na Regional de Trabalho de Poços de Caldas, uma vez que a não emissão da CTPS prejudica os trabalhadores de Monte Santo de Minas. Queria informar aos nossos trabalhadores que a Prefeitura cumpriu com suas obrigações, mas dependemos do bom senso da Regional e esperamos que este problema que foi causado por eles seja resolvido o mais rápido possível”, desabafou e arrematando salientou que “espero contar com a sensibilidade e compromisso social da Gerência Regional do Trabalho e Emprego de Poços de Caldas para que aconteça a imediata retomada desse importante serviço público. A Carteira de Trabalho é o passaporte seguro para realizar o sonho de conseguir um emprego de centenas de monte-santenses, principalmente agora com a chegada da Big Bag Bonsucesso que está acenando para a implantação de mais uma unidade industrial aqui em Monte Santo”, finalizou Militão.